3 dicas para ajudar a transformar seus clientes parceiros do seu trabalho
Você está produzindo bons releases, conversando com os jornalistas e os resultados ainda não vieram gerando clientes parceiros?
A sugestão da Press Manager, empresa que lançou a primeira plataforma completa para o serviço de divulgação de empresas é fazer dos clientes parceiros do seu trabalho.
“Não é tarefa simples explicar aos clientes que não temos poder sobre o que é divulgado na imprensa, que assessoria não é garantia de divulgação e muito menos que o timing dos veículos não acompanha a lógica da assessoria, mas a das oscilações do mercado”.
A frase é de Eduardo Rocha, CEO da Press Manager, primeira empresa a lançar uma solução completa de gestão online para o serviço de divulgação. Segundo Eduardo, quando conseguimos tornar os clientes parceiros, compreendendo as fases de divulgação e ajudando, fornecendo dados relevantes, as relações ficam mais simples.
Para ajudar as agência e assessores a investirem nessa proximidade.
Eduardo elencou três dicas. Confira:
Fale com ele o máximo que puder.
Feedbacks são sempre bem-vindos.
Se você mantiver uma relação próxima com seus clientes, fazer com que eles sejam parceiros do seu trabalho ficará muito mais fácil.
Para quem está do lado de fora e pagando para ser fonte de imprensa, muitas vezes é difícil de entender quando os resultados não vêm a galope.
E eles quase nunca vêm, certo?
Então, mantenha uma rotina de feedbacks, deixe o cliente entender o que está acontecendo e ganhe em credibilidade e engajamento.
Mostre cases de outros clientes
Para que ele entenda em que parte do caminho de reconhecimento ele está.
Mostrar para seus clientes que o tempo é uma constante para todo mundo que contrata assessoria pode ser uma ótima estratégia para evitar estresse. Tem cliente que leva seis meses para começar a dar resultados, a gente sabe disso.
Uma coisa é certa:
Quando uma marca ou um porta-voz é finalmente aceito pela imprensa, tudo parece correr melhor.
Mas é preciso ter paciência para aguardar o timing.
Conhecer cases anteriores de sucesso e de diferentes tempos também pode ser uma ótima forma de ganhar confiança do cliente.
Gere relatórios completos;
Ralatórios com os quais ele vai entender o que está sendo feito.
Gerar relatórios que ajudam a mostrar o seu dia a dia de trabalho pode ser uma ótima saída.
Especialmente no que diz respeito ao follow-up.
Se tornar o cliente seu parceiro não é uma tarefa simples, é preciso que ele entenda que falar com a imprensa, nos dias de hoje, também não é. Levamos, muitas vezes, semanas para ter um retorno de veículos maiores.
E essa rotina de ligações e negativas, que faz parte do trabalho, é preciso ser reconhecida pelo maior interessado no assunto.
A proximidade
Para Eduardo, gerar essa proximidade com seus clientes, trazendo-os mais para perto da sua rotina de trabalho, pode ser um fator extenuante do estresse gerado em períodos de menor resultados, ou quando o cliente ainda não se tornou uma fonte real de imprensa.
“Essa relação mais aberta e próxima pode ser o ingrediente que falta para dias menos estressantes e planejamentos ainda mais assertivos”, finaliza ele.
Fonte: Press Manager
Sobre a Press Manager
A Press Manager é a primeira empresa no mercado com plataforma completa e integrada que engloba todas as rotinas diárias dos assessores e com interação em tempo real nas principais redações de revistas, jornais, tv’s, rádios e portais de notícias.
Agrega, hoje, mais de 1500 clientes, entre assinantes e usuários do plano gratuito, e mais de 55 mil jornalistas e blogueiros em sua base, com mais de 5 mil interações entre agências e redações.
Além do serviço de gestão e do mailing, a empresa lançou, em 2018, o primeiro app exclusivo para jornalistas, o Press Voice, que permite consultar o banco de fontes com milhares de especialistas cadastrados pelos assessores e solicitar informações, entrevistas por meio de contato em tempo real com as agências.
Em fevereiro de 2019, a Press Manager também lançou o aplicativo para os assessores que pode ser acessado por clientes e, também, de forma gratuita, com serviços moderados.