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3 dicas para tornar Clientes parceiros de trabalho

por Paulo Fernandes Maciel
Clientes parceiros

3 dicas para ajudar a transformar seus clientes parceiros do seu trabalho


Você está produzindo bons releases, conversando com os jornalistas e os resultados ainda não vieram gerando clientes parceiros?

A sugestão da Press Manager, empresa que lançou a primeira plataforma completa para o serviço de divulgação de empresas é fazer dos clientes parceiros do seu trabalho.

Clientes parceiros



“Não é tarefa simples explicar aos clientes que não temos poder sobre o que é divulgado na imprensa, que assessoria não é garantia de divulgação e muito menos que o timing dos veículos não acompanha a lógica da assessoria, mas a das oscilações do mercado”.

A frase é de Eduardo Rocha, CEO da Press Manager, primeira empresa a lançar uma solução completa de gestão online para o serviço de divulgação. Segundo Eduardo, quando conseguimos tornar os clientes parceiros, compreendendo as fases de divulgação e ajudando, fornecendo dados relevantes, as relações ficam mais simples.


Para ajudar as agência e assessores a investirem nessa proximidade.

Eduardo elencou três dicas. Confira:


Fale com ele o máximo que puder.

Feedbacks são sempre bem-vindos.
Se você mantiver uma relação próxima com seus clientes, fazer com que eles sejam parceiros do seu trabalho ficará muito mais fácil.

Para quem está do lado de fora e pagando para ser fonte de imprensa, muitas vezes é difícil de entender quando os resultados não vêm a galope.

E eles quase nunca vêm, certo?

Então, mantenha uma rotina de feedbacks, deixe o cliente entender o que está acontecendo e ganhe em credibilidade e engajamento.


Mostre cases de outros clientes

Para que ele entenda em que parte do caminho de reconhecimento ele está.
Mostrar para seus clientes que o tempo é uma constante para todo mundo que contrata assessoria pode ser uma ótima estratégia para evitar estresse. Tem cliente que leva seis meses para começar a dar resultados, a gente sabe disso.

Uma coisa é certa:

Quando uma marca ou um porta-voz é finalmente aceito pela imprensa, tudo parece correr melhor.

Mas é preciso ter paciência para aguardar o timing.

Conhecer cases anteriores de sucesso e de diferentes tempos também pode ser uma ótima forma de ganhar confiança do cliente.


Gere relatórios completos;

Ralatórios com os quais ele vai entender o que está sendo feito.
Gerar relatórios que ajudam a mostrar o seu dia a dia de trabalho pode ser uma ótima saída.

Especialmente no que diz respeito ao follow-up.

Se tornar o cliente seu parceiro não é uma tarefa simples, é preciso que ele entenda que falar com a imprensa, nos dias de hoje, também não é. Levamos, muitas vezes, semanas para ter um retorno de veículos maiores.

E essa rotina de ligações e negativas, que faz parte do trabalho, é preciso ser reconhecida pelo maior interessado no assunto.

A proximidade

Para Eduardo, gerar essa proximidade com seus clientes, trazendo-os mais para perto da sua rotina de trabalho, pode ser um fator extenuante do estresse gerado em períodos de menor resultados, ou quando o cliente ainda não se tornou uma fonte real de imprensa.

“Essa relação mais aberta e próxima pode ser o ingrediente que falta para dias menos estressantes e planejamentos ainda mais assertivos”, finaliza ele.

Fonte: Press Manager


Sobre a Press Manager


A Press Manager é a primeira empresa no mercado com plataforma completa e integrada que engloba todas as rotinas diárias dos assessores e com interação em tempo real nas principais redações de revistas, jornais, tv’s, rádios e portais de notícias.

Agrega, hoje, mais de 1500 clientes, entre assinantes e usuários do plano gratuito, e mais de 55 mil jornalistas e blogueiros em sua base, com mais de 5 mil interações entre agências e redações.

Além do serviço de gestão e do mailing, a empresa lançou, em 2018, o primeiro app exclusivo para jornalistas, o Press Voice, que permite consultar o banco de fontes com milhares de especialistas cadastrados pelos assessores e solicitar informações, entrevistas por meio de contato em tempo real com as agências.

Em fevereiro de 2019, a Press Manager também lançou o aplicativo para os assessores que pode ser acessado por clientes e, também, de forma gratuita, com serviços moderados.

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