Home Dicas 3 ciberameaças que demandam atenção das empresas em 2021

3 ciberameaças que demandam atenção das empresas em 2021

por Paulo Fernandes Maciel

Imagem remetendo à ciberameaças (créditos: istock)

Dicas de como proteger sua rede das ciberameaças em 2021

A chegada da Covid-19 levou milhares de trabalhadores para o sistema home office. Ter um escritório em casa pode proporcionar diferentes benefícios, como menor aglomeração nos transportes públicos, mais tempo com a família, refeições mais equilibradas e maior tempo de sono e descanso. No entanto, um ponto que merece atenção é o das ciberameaças, ataques rompendo a cybersegurança das informações empresariais.

Apenas no primeiro trimestre de 2020 o Brasil sofreu mais de 1,6 bilhão de tentativas de ataques cibernéticos; estima-se que em 2021 novos tipos de ataques aconteçam

Diante deste novo cenário, uma mudança significativa ocorreu no âmbito das ameaças corporativas, exigindo maior preparo e prevenção dos times de segurança. O número de ataques cibernéticos cresceu durante a pandemia: somente no primeiro trimestre do ano, o Brasil sofreu mais de 1,6 bilhão de tentativas de ataques cibernéticos (Fortinet, 2020).

Apesar do volume e da intensidade, constatou-se que os métodos de ataque permaneceram os mesmos. No entanto, prevê-se que em curto prazo os cibercriminosos mudem os métodos. Conheça as principais ameaças para 2021.

ciberameaças

Ataques a dispositivos remotos

Estima-se que novos ataques sejam programados, com foco em dispositivos de escritórios remotos que lidam com dados muito mais confidenciais do que antes da pandemia. Para inibir este tipo de ocorrência, é preciso que os times de análise e desenvolvimento de sistemase segurança da informação tenham ainda mais domínio e cuidado quanto às configurações de VPN, por exemplo.

Ataques às configurações de nuvem

Para 2021, os ataques a arquivos armazenados em nuvem são outra grande preocupação. Acredita-se que as configurações de nuvem e a natureza humana estão em rota de colisão, e os cibercriminosos estão apenas aguardando a oportunidade certa. O foco de segurança, neste caso, é eliminar qualquer tipo de inconsistência das plataformas de cloud, oferecendo  novas implantações com nova configuração padrão.

Ataques às configurações de escritório remoto

Muitas empresas, diante do cenário pandêmico, determinaram que não mais voltarão a trabalhar no formato de escritório fixo como antes. Isso significa que muitos profissionais continuarão trabalhando no sistema de home office, ou, em alguns casos, na modalidade híbrida.

Mas, para garantir a segurança no combate às ciberameaças na rede da empresa em termos de informações sigilosas, é preciso atenção quanto às configurações de fornecimento de dados, de forma a erradicar as inconsistências que invasores podem explorar facilmente. Um dos caminhos mais prudentes e recomendados é educar os usuários e, ainda, fornecer princípios orientadores e práticas recomendadas para a segurança das redes domésticas.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário