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10 dicas para ganhar mais com vendas online

por Paulo Fernandes Maciel

10 dicas para ganhar mais com vendas online e alavancar o seu e-coomerce

O e-commerce deve faturar cerca de R$ 235 bilhões em 2025, segundo projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com mais de 91 milhões de consumidores. O crescimento do mercado digital traz oportunidades para quem deseja empreender, ganhar mais com vendas seja para complementar a renda familiar ou para iniciar uma nova atividade profissional.
No entanto, antes de se aventurar nas vendas online, é essencial mapear as oportunidades e se planejar. “Identificar oportunidades potenciais e, principalmente, planejar cada passo desse investimento é fundamental para quem quer ter sucesso no e-commerce”, destaca Marcelo Navarini, diretor do Bling, plataforma de gestão e ERP.

Especialistas da LWSA dão dicas de como empreender no e-commerce para ganhar mais com vendas online aumentar a renda ou exercer uma nova atividade profissional

Imagem Vendas E-Commerce


Confira as dez dicas para montar sua loja e começar a vender:


Identifique um nicho


Antes de criar sua loja virtual, é essencial definir o nicho de atuação. Escolher o segmento certo é necessário para atender às demandas do mercado e se destacar em um ambiente altamente competitivo. Em 2025, os nichos em alta incluem alimentos e bebidas, moda e acessórios, produtos para pets, eletrônicos e itens para casa.

Saiba quem é seu público-alvo


Conhecer quem compraria seus produtos é fundamental. Determine as preferências, necessidades e hábitos de consumo do seu público. Entender as personas ajuda a segmentar os clientes, considerando dados como idade, gênero, localização e poder aquisitivo. Por exemplo, se o seu nicho é moda, leve em conta o estilo de vida e as preferências do seu público.


Escolha uma plataforma de e-commerce


Para criar sua loja virtual, é importante escolher uma plataforma de e-commerce, como Bagy e Tray, que oferecem soluções para atender às necessidades do empreendedor e dos clientes, como navegabilidade intuitiva e checkout descomplicado. “Para o empreendedor ganhar mais com vendas, é importante que o sistema de e-commerce seja confiável, de fácil utilização e esteja integrado a outras plataformas, como marketplaces e redes sociais, incluindo Instagram e WhatsApp”, explica Pedro Rabelo, diretor da plataforma Bagy.


Venda em marketplaces


Além de sua loja virtual própria, é possível potencializar suas vendas por meio de marketplaces como Mercado Livre, Shein, Shopee e Amazon. Esses canais possuem grande fluxo de clientes e contam com soluções de logística e pagamento que facilitam a vida de quem vende online.

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Tenha um sistema de gestão integrada


Sistemas de gestão ERP, como o Bling, são fundamentais para quem empreende online, pois facilitam a emissão de notas fiscais, tanto na loja própria quanto nos marketplaces. Além disso, permitem a gestão eficiente do estoque e fornecem insights sobre o negócio.


Escolha o modelo de negócio


A definição do modelo de negócio é uma decisão estratégica. É possível optar por estoque próprio, que permite maior controle sobre os produtos e entrega mais rápida, ou pelo dropshipping, que tem baixo custo inicial, mas depende da confiabilidade dos fornecedores. Independentemente da escolha, pesquise fornecedores e alinhe expectativas de entrega com a experiência esperada pelos clientes.


Cadastre seus produtos com atenção aos detalhes


O cadastro de produtos no site e nos marketplaces é essencial. Cada item deve ser apresentado de forma atraente, com boas fotos e vídeos que mostrem seu uso sob diferentes ângulos. As descrições devem ser claras e completas, destacando materiais, tamanhos e benefícios, além de incluir uma ficha técnica detalhada. Utilize títulos chamativos com palavras-chave relevantes para facilitar a localização nos motores de busca. “O cadastro otimizado dos produtos, aliado a estratégias de marketing digital, é essencial para o sucesso das vendas online, sem esquecer da logística para garantir uma entrega eficiente”, afirma Thiago Mazeto, diretor da Tray, plataforma de e-commerce.


Ofereça métodos de pagamento variados e seguros


Seus clientes precisam contar com formas de pagamento diversificadas, como cartão de crédito, Pix e boleto bancário. “A segurança nas transações é crucial para transmitir confiança e reduzir o abandono de carrinho. Além disso, muitos consumidores preferem parcelar compras no cartão de crédito ou pagar à vista via Pix”, explica Monisi Costa, diretora de Payments & Banking da Vindi, hub de soluções financeiras.


Tenha uma logística eficiente e transparente


Um dos maiores desafios do e-commerce é oferecer uma logística eficaz. Defina como os produtos serão enviados (Correios, transportadoras ou retirada no local) e busque plataformas de frete, como Melhor Envio, que oferecem opções acessíveis e rastreamento para aumentar a credibilidade do negócio.


Invista em marketing digital


Com a loja estruturada, é fundamental investir em marketing digital. Utilize estratégias de SEO, otimizando títulos, descrições e URLs com palavras-chave relevantes para melhorar o ranqueamento nos motores de busca. Combine SEO com anúncios pagos no Google Ads e redes sociais para segmentar campanhas ao público-alvo. Redes sociais ajudam a engajar clientes, enquanto o e-mail marketing os mantém informados sobre novidades e promoções.


Sobre a LWSA


A LWSA é um ecossistema de marcas integradas que oferece soluções digitais completas e modulares para empresas de todos os tamanhos. Nós fornecemos um amplo portfólio de produtos e serviços que auxiliam empreendedores desde o início de sua presença online até o aprimoramento do relacionamento com os clientes. Além disso, oferecemos soluções nas áreas de Commerce, Gestão e ERP, Serviços Financeiros e Presença Digital, tudo de forma integrada.
Nosso foco é fornecer resultados mensuráveis e promover o crescimento sustentável para nossos clientes. Com uma equipe altamente capacitada e uma abordagem personalizada, estamos comprometidos em trazer a melhor solução para atender às necessidades exclusivas de cada negócio.

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