Home Ciência & Saúde Horta terapêutica a novidade da Fatec Barretos

Horta terapêutica a novidade da Fatec Barretos

por Paulo Fernandes Maciel

Fatec Barretos cria horta terapêutica para promover bem-estar e saúde

Uma iniciativa da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Barretos – Profª Édi Salvi Lima resolveu unir ciência, natureza e bem-estar em um só espaço. A horta terapêutica criada nas dependências da unidade oferece benefícios que vão além do cultivo de plantas medicinais: o projeto promove a saúde emocional, estimula a convivência e fortalece a conexão com a natureza no ambiente acadêmico.

Espaço horta terapêutica promove contato com a natureza, vínculos sociais e práticas sustentáveis, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


O projeto nasceu da experiência pessoal da professora Juliana Cristina Bassan, do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar. Com base em evidências científicas, a proposta inicial era reunir espécies vegetais com propriedades benéficas associadas ao tratamento do câncer. “Por se tratar de um tema muito sensível, houve o cuidado de buscar na literatura especializada artigos científicos de revistas internacionais sobre fitoquímicos e antioxidantes que estavam sendo estudados sobre seus possíveis mecanismos de ação sobre a carcinogênese”, pontua Juliana.

horta terapêutica


Com o tempo, o projeto foi ampliado para incluir outras plantas medicinais e conceitos modernos de neuroarquitetura e design biofílico. “A exposição à natureza está ligada à redução do estresse psicológico e à recuperação do estresse psicofisiológico. Esse contato com o verde promove bem-estar e pode melhorar o desempenho cognitivo e emocional em ambientes de trabalho e estudo”, explica.

Aberta à comunidade acadêmica


Instalada em um modelo suspenso, adaptado à estrutura cimentada do prédio, a horta ocupa bombonas reaproveitadas, vasos e canteiros no solo. A participação é aberta a toda a comunidade acadêmica, que pode colaborar com doações de mudas, insumos ou compartilhamento de saberes sobre o uso das plantas no dia a dia.
Sustentabilidade e saúde


Apesar de o curso ser oferecido no período noturno e os cuidados com a horta ficarem concentrados na professora e na direção da Fatec, o espaço tem se tornado ponto de encontro e trocas informais. “Durante as aulas, os alunos demonstram curiosidade sobre as espécies. O ambiente convida ao diálogo e promove o relaxamento, de forma espontânea e leve”, comenta a professora.

Selo Instituição Ambientalmente Responsável


O reconhecimento do trabalho veio com a conquista do Selo Instituição Ambientalmente Responsável, concedido pela Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Faculdade de Ciências e Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb). “Foi uma surpresa muito gratificante. Meu objetivo era apenas criar um espaço agradável, mas esse reconhecimento amplia a visibilidade da ação e mostra o compromisso da nossa unidade com a sustentabilidade e com a saúde”, afirma a professora.
A horta contribui também para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como saúde de qualidade, educação, trabalho digno, consumo sustentável e preservação da vida terrestre.


O Centro Paula Souza

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 320 municípios.

As Etecs atendem mais de 224 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Saiba mais em: www.cps.sp.gov.br

Imagem destacada: Horta terapêutica com plantas medicinais estimula bem-estar emocional e integra práticas sustentáveis ao cotidiano da Fatec Barretos (foto divulgação Fatec)

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações