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Healthtechs: o que são e quais os seus benefícios

por Paulo Fernandes Maciel

Saiba um pouco mais sobre as Healthtechs: o que são e como atuam

Healthtechs são startups que usam a tecnologia para resolver problemas na saúde. Elas criam soluções em diversos níveis no setor da saúde. “Health”, em inglês, significa “saúde”, enquanto “tech” refere-se à “tecnologia”. Assim, a união de saúde e tecnologia é o foco de empresas que se aplicam para desenvolver modelos de negócios na área. O ideal é que as soluções sejam escaláveis e repetíveis, com grande potencial de crescimento.

Tecnologia se espalha pelo setor da saúde de diversas formas

As healthtechs usam a tecnologia para criar novas respostas a problemas na saúde. São diversas vertentes. Por exemplo, existem aplicativos para estimular habilidades cerebrais que atuam no desenvolvimento dos pacientes e até na precaução de doenças, enquanto uma empresa pode aplicar a tecnologia para a digitalização de prontuários médicos, que economiza trabalho braçal. Em clínicas e hospitais, por outro lado, existe a demanda por produtos que facilitem a gestão.

Os problemas na área da saúde são vistos por ângulos variados. As startups nessa área empregam a Inteligência artificial para inovar e criar ferramentas para o setor da saúde. Muitas delas aproximam os pacientes do serviço médico. A pandemia atual fez com que se impulsionasse o mercado, por exemplo, com a telemedicina. A digitalização de documentos também se mostrou essencial.

Healthtechs
(Créditos iStock)

Como as healthtechs podem impactar os serviços de saúde

A evolução da telemedicina anda desdobrando uma gama de oportunidades. Não foram somente as consultas online que ganharam força, mas também o atendimento psicológico. A compra de medicamentos online emergiu como método viável que necessita de formas de operar, assim como as receitas médicas digitais. A prevenção também é um grande foco das healthtechs; visto que podem proporcionar formas de estimular comportamentos saudáveis.

Não são somente as teleconsultas que vieram para ficar, mas também o telediagnóstico, o telelaudo, o telemonitoramento e a teleinterconsulta. Assim, as empresas que conectam profissionais de saúde a pacientes e até a comunicação entre os profissionais necessitam de tecnologia para operar.

Healthtechs facilitam processos

Já dentro de clínicas e hospitais elaboram-se ferramentas para facilitar os processos e a gestão. Com a aplicação da tecnologia, da mesma forma, na prevenção como já mencionada e também no diagnóstico e tratamento. Em diversas frentes, é possível criar soluções para facilitar a vida, tanto dos profissionais de saúde, quanto dos pacientes.

Quanto ao diagnóstico, já existem triagens feitas, através da inteligência artificial, em que o paciente fala de seus sintomas e, quando o contato médico é feito, já encontra-se agilizada a coleta de dados sobre tal caso. Para condições mais simples, a inteligência artificial pode até recomendar alguns cuidados.

Triagens por IA e robôs

Os robôs já dão sua colaboração também para cirurgias. As máquinas vão ajudando os humanos em diversos tratamentos. Novas formas de interação também crescem de acordo com o desenvolvimento da tecnologia. Por exemplo, a realidade virtual já chegou à área da saúde com diversas possibilidades, como o seu uso para traumas e fobias.

Healthtechs
(Créditos iStock)

A velocidade no serviço que as healthtechs proporcionam pode ajudar a salvar vidas. Com a redução de custos e tempo de resposta, o acesso, tanto a diagnósticos, quanto tratamentos, se torna mais eficaz, com o potencial de alcançar um maior número de pessoas. Com o acesso a um time de profissionais de saúde fora dos horários tradicionais, pacientes podem ser encorajados a resolver seus problemas físicos ou mentais com mais agilidade.

Atendimento humanizado

Um dos desafios no contato com os pacientes é o atendimento humanizado. Ser atendido por máquinas e robôs pode também afastar as pessoas. As healthtechs trabalham para um contato personalizado para suprir as necessidades dos pacientes. Assim, as ferramentas precisam de testes para agradar seus consumidores.

Para clínicas e hospitais que querem incorporar a tecnologia à sua rotina, a Black Friday é uma boa oportunidade para as empresas que precisam atualizar seus equipamentos. Existem numerosas startups que podem prestar o serviço que a clínica ou o hospital precisam. A digitalização de documentos, incluindo receituários e laudos de exames, é uma realidade que evita papéis acumulados, além de facilitar o acesso a quaisquer informações necessárias.

Dispositivos vestíveis

O potencial de expansão é múltiplo. Os wearables, ou seja, dispositivos vestíveis que monitoram condições de saúde, estão em alta. Além dos smartwatches, que são usados para a saúde, já existem monitores de pressão sanguínea e biosensores. É possível adquirir dados sobre batimentos cardíacos, temperatura e níveis de oxigênio no sangue. Novas possibilidades podem ajudar em diversas condições.

As próteses também estão cada vez mais avançadas e possibilitam a independência de quem precisa. As tecnologias empregadas nas próteses facilitam a recuperação de autonomia, tanto para adultos, quanto para crianças, além de possibilitar movimentos complexos. Outra vertente que avança é o reconhecimento de imagem, face e voz. Essa tecnologia garante o sigilo e também ajuda no diagnóstico, por exemplo, de doenças de pele.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria KPMG, a maior parte das healthtechs – quase 65% – encontra-se concentrada na região Sudeste. Na sequência, aparece a região Sul, com pouco mais de 20% delas, enquanto as regiões Nordeste e Centro-Oeste oferecem quase 10% e quase 5%, respectivamente.

case CoVida - Médicos trabalhando

Healthtechs no Brasil

No Brasil, de acordo com um levantamento realizado pela Distrito, 719 healthtechs captaram mais de 100 milhões de dólares em investimentos. As categorias de atuação das empresas brasileiras se dão em gestão e prontuários eletrônicos (25%), acesso à informação (quase 17%), marketplace (mais de 12%), telemedicina (quase 12%) e farmacêuticas e diagnóstico (10%).

Já no mundo, com base em uma pesquisa da Grand View Research, o mercado de saúde foi avaliado em quase US$ 100 bilhões em 2020, com estimativa de crescimento em mais de 15% até 2028. Ainda são altas as demandas em várias áreas, principalmente pela instalação e também atualização de plataformas de software para o setor da saúde.

Potencial das Healthtechs

O potencial das healthtechs é promissor, já que pode cobrir diversas áreas do setor de saúde. A pandemia e o isolamento social encorajaram ainda mais o atendimento online e as tecnologias digitais. O desenvolvimento de novas tecnologias também abre novas frentes com possibilidades inimagináveis.

As transformações na área da saúde estão acontecendo, e o emprego da tecnologia ajuda no progresso da medicina. O futuro ainda está por vir, no qual poderemos testemunhar o uso de ferramentas digitais de maneira ainda mais eficiente. Para quem gostaria de investir em um mercado novo; o campo das healthtechs oferece abundantes oportunidades.

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