Empresas de prontuários eletrônicos intensificam investimentos em certificações para se consolidarem no mercado
O mercado de sistemas de prontuários eletrônicos no Brasil tem testemunhado um crescimento expressivo na busca por certificações como forma de se consolidarem. Segundo Luiz Virginio, Coordenador de Certificação de Sistemas da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), essa tendência tem três principais motivações: melhoria do produto, diferenciação no mercado e exigência das instituições de saúde.
Virginio destaca que a certificação contribui diretamente para a melhoria dos sistemas, já que estabelece requisitos rigorosos baseados nas melhores práticas e em critérios objetivos de qualidade. Isso impulsiona a evolução contínua dos softwares, elevando o padrão geral dos produtos oferecidos ao mercado.

Segundo Luiz Virginio, Coordenador de Certificação de Sistemas da SBIS, empresas de prontuários eletrônicos sem certificação já perderam licitações importantes justamente por não atenderem a esse requisito
Outro ponto importante é o reconhecimento que a certificação oferece às empresas. O selo de certificação funciona como um diferencial competitivo, destacando claramente os sistemas certificados frente aos concorrentes. “A certificação proporciona uma diferenciação significativa em relação aos produtos ainda não certificados”, afirma Virginio.
Certificação é uma exigência comum
Além disso, a certificação passou a ser uma exigência cada vez mais comum entre as instituições de saúde. ” Quando abrem processos de RFP ou licitações, muitas instituições estão exigindo explicitamente que os softwares sejam certificados”, afirma Virginio. A razão para isso está na confiança proporcionada pelo processo de certificação, que garante que o sistema atende às regulamentações para eliminação do papel e às exigências de segurança e qualidade. “Empresas sem certificação já perderam licitações importantes justamente por não atenderem a esse requisito”, complementa.
Em síntese
Diante desse cenário, a certificação se tornou um diferencial competitivo, garantindo a adequação às melhores práticas do setor. O processo contribui para a evolução de sistemas de prontuário eletrônico e para a segurança dos dados clínicos dos pacientes, consolidando a certificação como um fator decisivo para o sucesso no mercado de tecnologia para a saúde.
Segundo Luiz Virginio, Coordenador de Certificação de Sistemas da SBIS, empresas sem certificação já perderam licitações importantes justamente por não atenderem a esse requisito