Dormir com sutiã faz bem ou mal para saúde?
Os sutiãs são lingerie usados por mulheres que buscam suporte e sustentação para a região do busto. Criados a partir dos corpetes que eram utilizados na Idade Antiga, essa peça passou por diversas revoluções até chegar ao formato que conhecemos hoje, onde além de sustentação o seu uso pode proporcionar mais conforto em todas as horas e pode ser bom dormir com sutiã.
Essa peça chave da moda íntima feminina é usada diariamente por milhares de mulheres e possui diversos modelos disponíveis, como os sutiãs push up, tomara que caia, com bojo, sem bojo, com aro ou sem aro, peças de renda ou mais básicas, as opções são inúmeras.
Diante de tantas opções e do uso diário dessa lingerie, existem mulheres que costumam usá-las inclusive no momento de dormir e outras acreditam que isso pode ser prejudicial à saúde. Neste artigo, vamos mostrar se realmente pode ou não ser usado sutiã para dormir e desmistificar algumas informações equivocadas sobre esse uso. Confira:
Faz mal dormir de sutiã?
Existem diversas pessoas que afirmam que dormir com o sutiã pode causar problemas ligados à saúde, como a má circulação sanguínea e até a retenção de toxinas responsáveis por causar câncer de mama.
No entanto, não existem estudos que comprovem tais afirmações, já que doenças como câncer de mama possuem causas que não tem nenhuma relação com o uso da peça e a má circulação pode ser causada por qualquer roupa que esteja apertada no corpo, inclusive um body.
O principal objetivo em usar essa peça de roupa íntima é a sustentação dos seios e durante a noite, essa sustentação não se faz necessária. Mesmo assim, usá-la para dormir não causará nenhum malefício à sua saúde, sendo assim, a resposta para a pergunta é: sim, pode dormir de sutiã.
Existe algum benefício em dormir com essa peça?
Outro assunto que é muito discutido entre as mulheres é se há ou não benefícios em dormir com essa peça. Existem pessoas que afirmam que dormir de sutiã é fundamental para garantir que a região não fique flácida e caída.
Mas, assim como as afirmações sobre os malefícios, os benefícios não passam de especulações, afinal, não existem estudos que comprovem que usar a peça durante a noite pode reduzir flacidez na região dos seios.
Existem situações onde o uso dessa lingerie durante a noite é obrigatório?
Após um procedimento cirúrgico nos seios, como o procedimento de colocar silicone ou a mamoplastia redutora, os médicos cirurgiões exigem o uso de um sutiã cirúrgico para dormir, principalmente por conta da sensibilidade que a região pode ter no pós-operatório.
Esse uso será estipulado pelo médico que realizou o procedimento e deve acontecer por no máximo 2 meses.
É melhor dormir com sutiã ou sem?
Diante de tantas informações que não são comprovadas cientificamente sobre essa prática, surge a dúvida: é melhor dormir com ou sem sutiã? O momento do sono é fundamental para a saúde, principalmente para que ocorra corretamente a restauração do corpo, reparo de tecidos, crescimento muscular e outras funções.
Por ser um momento muito importante para o funcionamento do corpo humano, é fundamental que ele seja o melhor possível e se sinta confortável durante o sono dita se ele realmente será benéfico. Então, se dormir de sutiã a deixa confortável e não atrapalha seu sono, não existe nenhum problema em usá-lo.
Lembre-se que escolher roupas íntimas confortáveis, como as calcinhas e sutiãs, é fundamental para uma boa noite de sono, com isso em mente basta vestir o que deixa você mais segura e aproveitar para descansar o corpo.