Home Ciência & Saúde Digital H&S Improvement: Projeto Nokia e Inatel é premiado

Digital H&S Improvement: Projeto Nokia e Inatel é premiado

por Paulo Fernandes Maciel

Projeto Digital H&S Improvement desenvolvido entre Inatel e Nokia recebe prêmio da multinacional

O Digital H&S Improvement projeto desenvolvido entre a Nokia Brasil e o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel ganhou o reconhecimento da multinacional finlandesa. O prêmio Nokia – Health and Safety Recognition Awards 2024, evento que premia os melhores projetos de saúde e segurança no trabalho da Nokia no mundo, destacou o Digital H&S Improvement, desenvolvido entre os dois centros em 2023.

Health and Safety Recognition Awards 2024 é um evento interno da Nokia que reconhece as melhores iniciativas de saúde e segurança do trabalho


Em 2022, havia um número significativo de acidentes de trabalho envolvendo as equipes de campo das empresas terceirizadas da Nokia. A partir da análise de risco dos funcionários, que antes era feita apenas uma vez, no início das ações, um programa foi desenvolvido em colaboração com o Inatel Competence Center (ICC).

Inatel na Hospitalar


O projeto propôs a digitalização da análise e a implantação de um checklist diário com materiais fotográficos da equipe envolvida em campo com o uso de EPIs, atendendo às normas de segurança, como a NR10 e NR35. Assim, foi possível prevenir possíveis acidentes, uma vez que a liberação da equipe de campo só acontece após o time do Inatel fazer a auditoria remota das imagens e verificação do checklist.


Em 2023, com o Digital H&S Improvement em andamento, o número de acidentes foi reduzido a zero. A aplicação colocou diversas empresas terceirizadas em dia com as documentações e normas regulamentadoras para trabalho em campo. “Nossa garantia é que o processo seja cumprido para que as vidas humanas envolvidas sejam mantidas”, comemora o Líder Técnico do Inatel, Frederico de Paula Campos.

Digital H&S Improvement


A cerimônia aconteceu de forma remota para os colaboradores Nokia. O reconhecimento seguiu em forma nominal e colaborativa, estando o time do Inatel entre os parceiros citados do projeto. “Como profissional da área, ver todos engajados e comprometidos com um objetivo comum, que é a preservação das vidas e a prevenção de acidentes, é extremamente motivador. Esse é o nosso verdadeiro prêmio”, conta a Engenheira de Segurança do Trabalho para Projetos da Nokia, Sueli Macedo.

Digital H&S Improvement


O Digital H&S Improvement


O projeto foi implantado com uma medida para que as empresas terceirizadas pela Nokia estivessem em conformidade com as normas reguladoras em saúde ocupacional. Em caso de inconsistência no sistema, que é monitorado de forma remota pela equipe do Inatel, o time terceiro é impedido de começar as operações no dia da auditoria. “Esse foi um dos pontos de contribuição que nos ajudou a incentivar as equipes a cumprirem o trabalho corretamente”, explica o Líder da equipe do Digital Enable Center (DEC) do Inatel, Kaio Mendes Pereira.

Mensuração de KPIs

A partir das análises dos dados, a Nokia também tem a possibilidade de mensuração de KPIs de segurança do trabalho. Em caso de reporte de evento (acidente), e no mesmo dia o time Inatel tenha sinalizado que há alguma informação que possa gerar riscos para a saúde do colaborador, a equipe terceirizada é notificada.


Mendes explica que, em geral, o apontamento da auditoria é bem aceito para não gerar atrasos nas ações que serão desenvolvidas. Assim que a situação é normalizada, a terceira é liberada para começar a operação. No momento, o programa é aplicado em diversas localidades em que a Nokia possui bases de trabalho, e está em constante desenvolvimento e evolução.

Sobre a parceria


Já são cinco anos de trabalhos bem-sucedidos entre o Inatel e a Nokia. O time do Inatel, composto por 80 profissionais, cuida atualmente de atividades remotas da área de Serviços em Comunicações Móveis da multinacional no Brasil. “O Inatel é um parceiro que queremos por longa data e que está com a gente por toda a vida”, explica o Gerente de Segurança do Trabalho da Nokia, Roberto Spagnolo.


Essa internacionalização faz parte de um processo de consolidação da parceria que iniciou pequena, em 2019, quando a Nokia decidiu trazer para o Brasil um serviço que era desenvolvido por um outro parceiro, visando, entre outros benefícios, a redução de custos. “Começamos com uma equipe de dez pessoas, atendendo a clientes de Minas Gerais, e esse trabalho foi se estendendo para outras regionais até abranger clientes de todo o território nacional”, avalia o diretor de Serviços para atividades remotas na América Latina da Nokia, Alexandre Sant’anna.


Para o professor André Abbade, que coordena as atividades desenvolvidas para a Nokia no Inatel, é de extrema importância para a instituição ter uma parceria com uma empresa desse porte. “É um projeto que podemos trazer profissionais do mercado para dentro do Inatel e compor um time com profissionais formados por nossa instituição, logo, traz conhecimentos para a academia e também poderemos levar esse conhecimento da academia para as empresas do setor. Esses são alguns dos objetivos que temos e essa parceria tem tudo para cumprir com eles”, frisa.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações