Home Ciência & Saúde Dicas de óleos essenciais para cuidar da saúde no inverno

Dicas de óleos essenciais para cuidar da saúde no inverno

por Paulo Fernandes Maciel

3 dicas de óleos essenciais para cuidar da saúde no inverno

A variação de temperatura, com a chegada das estações mais frias – o inverno começou oficialmente no dia 20 de junho –, faz nossa imunidade baixar a níveis assustadores e, com isso, aumentam os riscos de doenças respiratórias. As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado, rinite e sinusite. Alguns óleos essenciais agem de forma natural de amenizando os sintomas e contribuem para o reestabelecimento da saúde.

As propriedades dos óleos óleos essenciais feitos com produtos naturais trazem benefícios para respiração, tosse e inflamações


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o inverno de 2023 foi o mais quente das últimas décadas, com termômetros acima dos 30°C e, por vezes, seguidos de um frio intenso. Pra amenizar os efeitos da amplitude térmica de forma natural, a aromaterapeuta fundadora da Harmonie Aromaterapia Daiana Petry criou uma lista de sugestões de óleos essenciais capazes de trazer benefícios à nossa saúde nessa época do ano.

óleos essenciais

Seguem as dicas:

Tea tree – Melaleuca


Composição química: Terpinen-4-ol e gama-terpineno.
Imunomodulador, antimicrobiano e antiviral. É útil para prevenir infecções respiratórias.
Como utilizar: 3 a 4 gotas no difusor de ambientes.

Óleo essencial de olíbano


Composição química: D-limoneno e Alfa-pineno.
Reduz a inflamação, calmante e expectorante. É indicado para aliviar desconforto respiratório e a tosse.
Como utilizar: 3 gotas em 10ml de óleo vegetal de sua preferência. Aplique na forma de massagem na região do peito e garganta. 3 vezes ao dia.

Óleo essencial de limão siciliano


Composição química: D-limoneno e gama-terpineno
Melhora o humor, reduz o cansaço, ansiedade, estresse e favorece a imunidade.
Como utilizar: 3 a 4 gotas no difusor de ambientes.

Daiana, inclusive, reuniu grande parte de seus estudos em “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado”, livro que funciona como um guia para quem quer mergulhar nesse universo. O livro ainda ensina a gerenciarmos a ansiedade, depressão e o estresse de forma natural.


O termo ‘Aromaterapia’ foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que a sua aplicação terapêutica se tornasse uma terapia. O tratamento com Aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, se prepara uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.

Sobre a especialista:


Daiana Petry (@harmoniearomaterapia) é aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência. Fundadora da Harmonie Aromaterapia. Professora e coordenadora do Instituto de Aromaterapia Integrativa Daiana Petry.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações