Cobertura do plano de saúde; saiba um pouco mais como funciona
O plano de saúde é uma forma de assistência médica privada que dá aos seus beneficiários uma série de serviços de saúde, a cobertura do plano de saúde abrange, escopos tais como consultas médicas, exames, tratamentos e internações.
A importância de tê-lo está no fato de que ele pode proporcionar ao seu usuários vantagens como acesso a uma rede de profissionais de saúde e hospitais credenciados, com atendimento de qualidade e em diversos locais do país. Além disso, há possibilidade de agendar consultas e exames com mais rapidez, sem precisar esperar por um longo tempo na fila do sistema público de saúde.
Saiba mais!
O que é cobertura do plano de saúde?
A cobertura do plano de saúde é o conjunto de serviços e tratamentos médicos que o plano se compromete a dar para os seus beneficiários. Em outras palavras, é o que o plano de saúde paga ou reembolsa em caso de utilização dos atendimentos.
É importante dizer que a cobertura varia de acordo com cada produto escolhido, como plano individual, familiar, coletivo por adesão ou plano de saúde para empresas. Ademais, também pode variar conforme a modalidade de plano, que pode ser ambulatorial, hospitalar, obstétrico, odontológico ou ainda uma combinação desses tipos.
Algumas das coberturas mais comuns englobam consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, internações hospitalares, cirurgias, tratamentos fisioterapêuticos, terapias ocupacionais, psicológicas e medicamentos. Ela pode ter limitações e exclusões, portanto, é fundamental que você leia atentamente o contrato antes de contratar a operadora e se informe sobre as condições de uso.
O que o produto deve cobrir?
Consultas, exames e tratamentos
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece uma lista de consultas, exames e tratamentos obrigatórios. É o que chamamos de Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Essa lista já se altera com cada tipo de produto — ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.
Tais normas são válidas para planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei dos Planos de Saúde, certo?
Hospitais, laboratórios e médicos
É de extrema importância fazer boa avaliação antes de contratar o plano de saúde, mesmo sendo de boas operadoras como plano Bradesco, dos hospitais, laboratórios e médicos a que terá direito.
Cobertura a órteses e próteses
Órtese significa um dispositivo permanente ou transitório que auxilia as funções de um membro, órgão ou tecido. Seu intuito é prevenir/evitar deformidades, progressão ou compensar insuficiências funcionais. A prótese, por sua vez, substitui parcial ou totalmente um membro, órgão ou tecido. Ambos podem estar incluídos em um plano de saúde.
Como funciona a cobertura de um plano empresarial?
Um plano de saúde empresarial é uma categoria em que a empresa oferece o benefício para seus funcionários e, em alguns casos, para seus dependentes. Para o negócio em si, é uma forma de mostrar a preocupação com cuidados com a saúde, prevenção de doenças e bem-estar da equipe. Para companhias pequenas e médias, é interessante entender o que é PME plano de saúde.
Normalmente, o plano de saúde empresarial funciona da seguinte maneira. A empresa escolhe uma opção de pacote junto a uma operadora de saúde que ofereça as coberturas que ela deseja fornecer aos colaboradores. Depois, ambas as partes firmam um contrato, no qual são definidas as condições de prestação de serviços, valores, prazos e outros detalhes. Aqui, está detalhada a questão da cobertura.