verdade que ingerir ácido fólico impede a ocorrência de lábio leporino e fissuras labiopalatinas?
O uso do ácido fólico é uma das principais iniciativas para quem está planejando engravidar ou mesmo para quem descobriu uma gestação não planejada. A literatura médica indica que a falta do ácido fólico no organismo está associada a malformações e defeitos no fechamento do tubo neural, como a anencefalia e a espinha bífida. Apesar disso, em casos das fissuras labiopalatinas, ainda não é possível afirmar com precisão que essa vitamina impede a formação da fenda. Entenda as razões.
A ocorrência da fissura labiopalatina envolve a combinação de diferentes fatores, portanto, não é somente a genética que é responsável pela falha da fusão nas estruturas do palato e do lábio. As fendas podem estar relacionadas com a presença de algumas síndromes, outras anomalias, o uso de determinados medicamentos ou de substâncias como cigarro e álcool no início da gestação, ou mesmo a exposição da gestante a agentes tóxicos.
Se a fenda labiopalatina é decorrente de uma síndrome, por exemplo, não é possível afirmar que o uso do ácido fólico na gestação iria impedir a ocorrência da fissura na criança. Mas atenção: não se pode negar a importância do uso do ácido fólico, vitamina do B9 do complexo B, para quem está planejando engravidar ou mesmo para quem já está grávida.
Combinação de bons hábitos e aconselhamento genético reduzem as chances do labioleporino e da fissura de palato
Apesar de a fenda labiopalatina ser a fissura de crânio e face mais comum; ela ainda é considerada rara, com prevalência de 1 para cada 600 nascidos vivos. Em famílias que já possuem casos de fissuras labiopalatinas; o aconselhamento genético pode ser a melhor forma de reduzir as chances de incidência de lábio leporino ou fissura labiopalatina.
Já em famílias sem histórico dessa anomalia craniofacial, é recomendado que a gestante faça uso das vitaminas adequadas; e mantenha bons hábitos durante o período gestacional. Ressalta-se que o acompanhamento correto no período pré-natal pode fazer a diferença em um diagnóstico precoce de fissura labiopalatina; isso porque durante a realização de um ultrassom; o médico já é capaz de reconhecer se o bebê apresenta ou não essa malformação.
Onde podemos encontrar o ácido fólico
O ácido fólico é a vitamina B9 do complexo B, é encontrado principalmente nas folhas verdes; mas também está presente em grande concentração no feijão, lentilha e grão-de-bico.
Não há contra indicações de uso e deve ser ingerido por meio de comprimidos pela mulher que deseja engravidar até o terceiro mês de gestação