Sesc Pinheiros oferece atividades integradas à exposição O que os olhos alcançam – de Cristiano Mascaro
O que os olhos alcançam traça um amplo panorama da trajetória do fotógrafo, atuante há 50 anos na cena fotográfica paulistana, brasileira e internacional.
A exposição o que os olhos alcançam revela fotografias e documentos variados que apontam os diversos caminhos percorridos pelo artista Cristiano Mascaro.
A exposição se organiza em diferentes núcleos, que criam uma espacialização sem ordem cronológica, mas quando articulados dão a exata dimensão de sua obra.
A mostra O que os olhos alcançam fica está disponível para visitação até o dia 23 de junho de 2019 e traz algumas atividades formativas proporcionando um aprofundamento no universo da fotografia.
Confira programação abaixo:
Teatro de Sombra
Dias 1, 8 e 15 de junho de 2019. Sábados, às 17h
Local: Espaço expositivo (2°andar)
Recomendação etária: Livre
Grátis | Vagas limitadas
Um retirante, morador da grande São Paulo, resolve viajar e conhecer novos espaços e uma infinidade de formas, sombras, silhuetas e cenários que outras cidades tem a oferecer. A personagem “passeia” pela exposição levando suas formas e sombras para os mais diferentes lugares que Cristiano Mascaro também percorreu.
Minha primeira câmera obscura – com Luciana Castilho
Dia 16 de junho de 2019. Domingos, às 14h30
Local: Espaço expositivo (2°andar)
Recomendação etária: Livre
Grátis | Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.
De forma lúdica crianças (e suas famílias) irão construir câmeras obscuras e assim poderão aprender um pouco sobre os princípios de formação da imagem nas câmeras fotográficas.
Com materiais simples como papel cartão preto, ou materiais recicláveis, fitas adesivas e lentes de aumento, todos os participantes desta oficina construirão sua própria câmara obscura, compreendendo por meio dela como se dá a base da formação da imagem dentro de câmeras fotográfica, observando os espaços e pessoas sob uma perspectiva diferente da usual.
Virando o Sesc Pinheiros de cabeça para baixo! – com Luciana Castilho e Maurício Virgulino
Dia 23 de junho de 2019. Domingos, às 14h30
Local: Espaço expositivo (2°andar)
Recomendação etária: Livre
Grátis | Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.
Imagine fazer um passeio diferente, virando o prédio do Sesc Pinheiros de cabeça pra baixo!
Para isso, crianças (e suas famílias) irão construir câmeras obscuras do tipo lunetas e assim poderão aprender um pouco sobre os princípios da fotografia e sobre o próprio Sesc e as pessoas que o fizeram e o frequentam.
E vale dizer, ver o mundo de “ponta-cabeça”, distorcido, virado, transformado, pode ajudar a descondicionar o olhar, provocando a curiosidade e a atenção a detalhes que por muitas vezes escapam à nossa visão.
O que é Acessibilidade Estética?
O acesso das pessoas com deficiência em espaços expositivos.
Dia 14 de junho de 2019. Sexta-feira, às 14h
Local: Espaço expositivo (2°andar)
Recomendação etária: 12 anos
Grátis | Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.
Neste encontro com a psicóloga e educadora Camila Alves, vamos conversar sobre o acesso das pessoas com deficiência em espaços expositivos tratando não apenas do acesso físico e comunicacional, mas também discutindo propostas que busquem promover uma experiência estética com a arte.
Sobre Camila Alves
Camila possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2013), mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como Psicóloga Clínica, especializada em Terapia Corporal Reichiana.
Trabalha em Centros Culturais desde 2010, realizando oficinas e visitas mediadas com o público com e sem deficiência.
Como arte educadora se dedicou a criar estratégias de mediação acessível, desenvolvendo pesquisas teórico-práticas sobre acessibilidade estética.
Atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil.
SESC PINHEIROS
Endereço: Rua Paes Leme, 195.
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10 às 18h.
Tel.: 11 3095.9400.
Estacionamento com manobrista:
Terça a sexta, das 7h às 21h30; Sábado, das 10h às 21h30; domingo e feriado, das 10h às 18h30.
Taxas / veículos e motos: para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$ 12 (credencial plena do Sesc) e R$ 18 (não credenciados).
Transporte Público: Metrô Faria Lima – 500m / Estação Pinheiros – 800m