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O vendedor costuma espelhar a geração a qual pertence

por Paulo Fernandes Maciel

Diga-me a que geração pertence e te direi que tipo de vendedor és

Vender pela internet é uma atividade que já se tornou cotidiana para todos, independentemente da formação, localização geográfica ou da idade das pessoas.


Com maior ou menor confiança, mais ou menos conhecimento, de casa, do escritório ou em viagem, o e-commerce abre caminho em todas as gerações, oferecendo oportunidades de crescimento econômico e aprendizagem.
Assim como perfil do comprador, sobretudo online, se torna cada vez mais exigente, o perfil do vendedor também tem suas particularidades.

 

Com maior ou menor confiança e conhecimento, de casa ou do escritório, o e-commerce abre caminho em todas as gerações, oferecendo oportunidades de crescimento econômico e aprendizagem.

Os especialistas da Real Trends -plataforma líder em ferramentas de análise e gestão para vendedores do Mercado Livre- se propuseram a fazer um percurso pelas gerações de vendedores e revelar, a partir disso, as características que os distinguem:

Baby Boomers (1946-1964):

Ainda que muitos creiam que não se trata de uma geração vinculada à tecnologia e, portanto, ao e-commerce, realmente vale a pena observá-los pois este grupo tem um grande potencial.

Viveram o nascimento da TV e a mudança a cores da mesma, o fax, os celulares, e a chegada dos computadores e da internet.

É um vendedor que sabe se adaptar, talvez de maneira mais lenta mas com segurança.

Se informam muito bem e agem.

Recebem conselhos e ajuda de sua família e graças a isto, muitos encontraram na venda online uma saída para aumentar suas vendas e experimentar novos desafios.

 

Geração X (1965 – 1979):

Boa parte desta geração move o mundo laboral e econômico da atualidade.

Têm um pouco da geração anterior e um pouco da que está por vir.

Dentro deste grupo se pode identificar o vendedor empreendedor.

São proativos, lembram da vida sem internet mas já tomaram como própria a tecnologia.

Se informam e se atrevem a provar sem desconfiança o mundo online. São reconhecidos como promotores dos descontos e das estratégias de fidelização.

 

Real trends estudo sobre vendedor
Milennials (1980 até meados dos 90):

Cresceram com a internet, aprendem com tutoriais e são adeptos do work life balance.

São os vendedores nômades.

Gostam de trabalhar de suas casas ou de qualquer lugar do mundo.

Querem ser transparentes e honestos com seus clientes e se esforçam para isso, dado que é o que priorizam.

Abertos ao diálogo, apreciam os comentários, buscam construir uma relação de afinidade com sua marca e são vendedores 100% mobile!

 

Centennials (desde meados dos 90 ao ano 2000): é a geração omnicanal.

A internet é parte de sua vida e passam todo o tempo hiperconectados.

Poderiam ser categorizados como vendedores competitivos.

Querem fazer a diferença entre seus competidores e posicionar a imagem de sua marca nas primeiras posições. Tempo real, imediato e personalização são palavras chave para este tipo de vendedor.

Querem que todos os seus clientes se sintam únicos e especiais e para isso apelam para a proximidade através do fator emocional.

 

Faixas etárias dos profissionais

Como vimos, a Real Trends reconhece que as faixas etárias dos vendedores de um marketplace atravessam mais da metade do Século XX e todo o século atual.

Entretanto, o importante como vendedor é saber usar o melhor de cada geração para potencializar o gene comercial inserido em cada uma delas.

 

Créditos: Javier Goilenberg, CEO & Co-Founder da Real Trends

Javier
Com 34 anos, o argentino Javier Goilenberg já tem um grande currículo no mundo das startups techies da região.
Engenheiro de sistemas pela Universidade de Tecnologia Nacional, da Argentina, trabalhou durante 5 anos na área de TI do Mercado Livre.

Em abril de 2013 está empresa abriu sua própria plataforma, o que permitiu que desenvolvedores externos pudessem criar aplicativos conectados ao marketplace.

Em janeiro de 2014, junto com Patrício Molina, seu sócio e atual CTO da companhia, começaram a desenvolver a Real Trends e dois meses depois estava online a primeira versão da plataforma na Argentina.

Assim começou a história que completa 4 anos e que se estendeu a países como Brasil e México.

Se trata de uma plataforma com ferramentas de análise e gestão para que vendedores de marketplaces online vendam mais e melhor a nível global.

“Quando começamos em 2014, plataformas como a Real Trends eram desconhecidas por nossos potenciais clientes e costumávamos ser vistos como um “nice to have”, algo que não era 100% necessário, uma plataforma para poucos entendidos.

Com o passar dos anos, os vendedores tomaram um maior conhecimento de nosso produto, que se tornou um “must” para aumentar as vendas e ser competitivos” salienta o jovem empreendedor.
Em 2017 Javier foi eleito pela revista Forbes como uma das 30 promessas, pela Real Trends.

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