Como tirar uma ideia do papel e colocá-la na rua.
Confira oito dicas de um especialista no assunto.
Algumas dicas valem ouro na hora de começar uma startup, mas onde encontrá-las, com quem falar, por onde começar?
A IN3, software house nascida dentro de uma venture builder, desenvolve projetos desde sua concepção até o produto final;
E seu CEO Ale Porto tem alguns conselhos para quem quer começar uma startup.
Confira oito conselhos de quem ajuda diariamente startups a transformar ideias em realidade:
1. Pesquisar o mercado e identificar quem são os concorrentes.
É sempre importante reconhecer se existe espaço para mais um negócio ou, quando disruptivo, se questionar do porquê não foi feito ainda ou se existe algum caso sem sucesso.
2. Saber com quem vai se associar
Muitos negócios chegam ao fim por escolhas erradas de sócios.
3. Ter um business plano do seu negócio muito bem detalhado.
Muitas pessoas tem boas idéias, mas não sabem como monetizá-las.
4. Não querer abraçar o mundo e fazer tudo sozinho.
Se você não conhece bem alguma área, como por exemplo, jurídica ou financeira, é bom recorrer a especialistas para ajudar no seu crescimento do seu negócio.
5. Testar!
Essa é a melhor maneira de saber se o negócio realmente funciona.
Colher feedbacks com o público e até mesmo com amigos e familiares.
6. Contratar uma equipe correta.
É essencial para o sucesso da empresa, equipe e produtividade caminham juntas.
7. Uma ideia não acontece sozinha.
A prática é muito mais complicada do que parece.
Acreditar no negócio e ter muita força de vontade fazem a diferença nos momentos mais complicados.
8. Timing é a palavra de ordem.
Saber o momento certo de colocar o produto na rua pode mudar o curso de uma startup.
“Um bom aplicativo ou ideia se vende sozinho, porém não meça esforços para investir em marketing”, completa Ale Porto.
Sobre a IN3
A IN3 é uma software house nascida dentro da primeira venture builder do Brasil, a incube, e que atende demandas para criação de plataformas web e mobile de alta tecnologia, além de prestar consultoria nas áreas de mobilidade, geolocalização, logística e pagamento móvel.
Com apenas dois anos de história já têm em seu currículo 16 empresas e uma equipe de 15 profissionais.