Roche investe na aproximação entre academia e mercado com novo programa de aceleração
A Roche Farma, líder global em biotecnologia, vai ampliar a sua contribuição para o ecossistema de inovação no Brasil com o lançamento do seu programa de aceleração de grupos de pesquisa brasileiros com foco em saúde, o ASTRo (Applied Science Trail Roche), que conta com parceria da FIA (Fundação Instituto de Administração).
Objetivo
O objetivo é aproximar academia e mundo corporativo, por meio de uma série de projetos de capacitação que tornarão viável a comercialização das tecnologias desenvolvidas nos centros de pesquisas acadêmicas do País.
Segundo o presidente da farmacêutica no Brasil, Rolf Hoenger, “no campo da ciência, é necessário transpor as barreiras entre a pesquisa básica e a pesquisa aplicada, para que as inovações tecnológicas possam ser socialmente apropriadas”.
A Roche pretende pavimentar esse caminho com o ASTRo, que vai selecionar até seis grupos de uma mesma instituição – que pode ser, por exemplo, uma universidade ou instituto de pesquisa, público ou privado – com projetos de pesquisa ou tecnologias em saúde, que tenham potencial de se converterem em produtos ou serviços para a sociedade.
O Programa
Durante o processo de aceleração, a equipe elaborará o plano de comercialização da sua pesquisa ou tecnologia com o apoio de consultores.
Após a identificação de mercados potenciais, o grupo de pesquisadores terá oportunidade de interagir com possíveis parceiros e validar a sua estratégia.
O programa contempla ainda desenho de proposta de valor, definição de modelo de negócios; além de workshops, oficinas e mentorias que abordarão temas como mercado, demanda, valor para o cliente, modelo de negócio, difusão da inovação e ecossistema das tecnologias.
As inscrições para participar devem ser feitas pelo site www.programaastro.com.br até o dia 2 de julho.
Sobre a Roche
A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada – estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.
É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central.
É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes.
Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade.
A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos.
Vinte e nove medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer.
Pelo oitavo ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável do grupo Indústria Farmacêutica, Biotecnologia e Ciências da Vida pelos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).
Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2016, empregou mais de 94.000 pessoas em todo o mundo.
No mesmo ano, a Roche investiu 9,9 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 50,6 bilhões de francos suíços.
A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.br.