A partir do início de 2022, boa parte dos navegadores terá eliminado os “cookies third party”. Grandes empresas, como a Google, tomaram essa atitude baseadas na crescente demanda dos usuários por mais privacidade de seus dados. Para muitas companhias e seus setores de marketing essa mudança apresenta enormes desafios evidenciamos nessa pauta as novidades da Adobe Experience Cloud.
A partir de agora, elas necessitam de novas estratégias para a captação de clientes. Entretanto, todos entendem que os cookies de terceiros sempre foram problemáticos. O ponto positivo dessa mudança é que irão surgir novas oportunidades para fornecer experiências ainda mais personalizadas para clientes de alto valor. O objetivo é entregar maior valor para a jornada do cliente.
Por meio de cookies “primários” e “secundários”, gestão estratégica de dados e tecnologias que apresentam informações em tempo real, as empresas têm a chance de promoverem o melhor relacionamento com clientes novos e antigos. Com isso, geram maior confiança para o público-alvo e multiplicam-se as oportunidades para crescimento.
Para ajudar essas empresas nesta era “cookieless”, o Adobe Experience Cloud oferece diversos benefícios.
Afinal, o que é Adobe Experience Cloud?
Adobe Experience Cloud é uma solução “all in one” para da Adobe que as empresas possam oferecer grandes experiências aos clientes. Ele possui um conjunto de soluções para marketing, análise de dados e área comercial, que funcionam de maneira integrada. Por isso, com o Adobe Experience Cloud é possível desenvolver uma experiência sob medida e personalizada para deixar os clientes ainda mais próximos.
Como o Adobe Experience Cloud ajuda na captação de clientes?
Essa solução Adobe oferece maior quantidade de dados e informações sobre os clientes. Algo muito importante na chamada “era pós-cookies”. Entretanto, é necessário saber o que fazer com elas.
➡Coletando mais dados
Com o Adobe Experience Cloud é possível analisar toda a jornada do cliente. A solução apresenta um panorama e todos os movimentos do cliente pelo funil de vendas. Independentemente se o canal é online ou off-line. A vantagem para qualquer negócio é a reunião de todos esses dados em apenas uma plataforma. Isso significa maior dinamismo e inúmeros insights para novas estratégias.
Outro diferencial importante ao coletar esses dados é a máxima personalização da jornada do cliente. Com o Adobe Target, por exemplo, é possível testar e otimizar a experiência do cliente a todo momento. Ao tratar cada um deles de forma exclusiva, as empresas conseguem gerar um relacionamento muito mais profundo.
➡Fazendo mais com esses dados
Se os cookies terciários estão indo embora, é hora das companhias colocarem os dados primários para trabalhar. Com o Journey Orquestration é possível personalizar as jornadas de cada cliente. Sempre baseados em comportamentos anteriores e nas preferências dele. Esses dados são analisados em tempo real, e enviados automaticamente para a Adobe Experience Platform. Com isso, é possível realizar uma análise completa do funil de vendas.
Já os dados secundários podem ser usados para expandir os horizontes de uma empresa. O Adobe Experience Cloud oferece dados seguros sobre o impacto da comunicação em diferentes canais.
O Uso do Adobe Experience Cloud para sua empresa
Se você é gestor de uma empresa, entende que as expectativas dos clientes apenas aumentam. Eles desejam cada vez mais experiências personalizadas. Para os consumidores, esse pode ser um diferencial vital para a decisão de compra, por exemplo.
Outro desafio é a administração de inúmeros pontos de contato. As pessoas usam
- Redes sociais,
- Aplicativos,
- Sites,
- Lojas virtuais
- Pontos de vendas presenciais.
E nenhum desses clientes tem um comportamento igual ao outro.
É por isso que uma plataforma como o Adobe Experience Cloud é tão importante. Afinal, sua empresa precisa estar presente em todos esses canais e manter uma conversa aberta com o seu público-alvo.
O grande diferencial dessa suíte Adobe é a integração de diversos sistemas centralizados em um único fornecedor. Para profissionais de marketing, por exemplo, isso é uma grande vantagem. Eles sabem o quanto seria complicado acompanhar um cliente de ponta a ponta por meio de inúmeros sistemas integrados entre si. Além de não ser um processo de trabalho dinâmico, isso impactaria negativamente a experiência do cliente.
Adobe Experience Cloud e a experiência do cliente
Se a experiência do cliente muda, ocorre o mesmo com as ferramentas de marketing. Boa parte dos clientes já não fazem mais compras no comércio de rua, por exemplo. Portanto, para as empresas, marcar presença no ambiente online é vital para a relevância e sobrevivência delas. É oferecer uma boa experiência é pouco. Agora, todo empreendimento necessita encantar. Quase um item obrigatório. Somente assim é possível alcançar algum nível de fidelização.
Portanto, a palavra que pode melhor definir o impacto do Adobe Experience Cloud na experiência do cliente é a consistência. Em qualquer canal, seja ele qual for, esses consumidores terão a oportunidade de conferir o melhor de cada empresa. Nesse cenário, confiar apenas em cookies de terceiros é uma desvantagem considerável.
Um cliente, por exemplo, pode fazer uma compra em um smartphone e depois usar o laptop. Os cookies terciários reconhecem apenas o dispositivo, e não o cliente. Por isso, muitos deles continuam a visualizar em seu computador anúncios de um produto que eles já compraram, mas por meio de outro aparelho.
Essa experiência negativa faz com que esses clientes não se sintam conectados à empresa. Por outro lado, faz com que o negócio gaste muito dinheiro com uma publicidade que simplesmente não tem nenhum retorno.
O que esperar da era pós-cookies?
O futuro não aponta apenas para a substituição de cookies de terceiro. E sim para projetos que tenham foco em resultados de longo prazo para as empresas. Muitas coisas ainda vão mudar, sobretudo relacionadas à privacidade de dados do cliente.
É importante destacar que os cookies de terceiros apenas ofereciam informações sobre o passado dos consumidores. Para o cenário atual, é preciso ser honesto. Isso representa muito pouco. O caminho deve ser a combinação de dados “primários” e “secundários”. Além disso, com plataformas como o Adobe Experience Cloud, as empresas têm condições de transformar a maneira como se comunicam e interagem com o cliente.
Independentemente do que aconteça, o foco de qualquer companhia deve ser o foco total no público-alvo. Por meio de um conteúdo relevante, segurança de dados e investimento em tecnologia.
Sobre a aunica
A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. A empresa é guiada pelo Data Driven Marketing e acredita no poder dos dados para transformar o seu negócio.
Parceira oficial e certificada Adobe desde 2007, a aunica já foi Centro de Treinamento Adobe da América Latina e trouxe ao Brasil o primeiro sistema de Web Analytics em tempo real e segmentado do mundo, a Websidestory/HBX, que mais tarde seria adquirida pela Omniture e então pela Adobe.
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