Home Atualidades Novidades Adobe Experience Cloud para era pós-cookies

Novidades Adobe Experience Cloud para era pós-cookies

por Paulo Fernandes Maciel

A partir do início de 2022, boa parte dos navegadores terá eliminado os “cookies third party”. Grandes empresas, como a Google, tomaram essa atitude baseadas na crescente demanda dos usuários por mais privacidade de seus dados. Para muitas companhias e seus setores de marketing essa mudança apresenta enormes desafios evidenciamos nessa pauta as novidades da Adobe Experience Cloud.

A partir de agora, elas necessitam de novas estratégias para a captação de clientes. Entretanto, todos entendem que os cookies de terceiros sempre foram problemáticos. O ponto positivo dessa mudança é que irão surgir novas oportunidades para fornecer experiências ainda mais personalizadas para clientes de alto valor. O objetivo é entregar maior valor para a jornada do cliente.

Adobe Experience Cloud

Por meio de cookies “primários” e “secundários”, gestão estratégica de dados e tecnologias que apresentam informações em tempo real, as empresas têm a chance de promoverem o melhor relacionamento com clientes novos e antigos. Com isso, geram maior confiança para o público-alvo e multiplicam-se as oportunidades para crescimento.

Para ajudar essas empresas nesta era “cookieless”, o Adobe Experience Cloud oferece diversos benefícios.

Afinal, o que é Adobe Experience Cloud?

Adobe Experience Cloud é uma solução “all in one” para da Adobe que as empresas possam oferecer grandes experiências aos clientes. Ele possui um conjunto de soluções para marketing, análise de dados e área comercial, que funcionam de maneira integrada. Por isso, com o Adobe Experience Cloud é possível desenvolver uma experiência sob medida e personalizada para deixar os clientes ainda mais próximos.

Como o Adobe Experience Cloud ajuda na captação de clientes?

Essa solução Adobe oferece maior quantidade de dados e informações sobre os clientes. Algo muito importante na chamada “era pós-cookies”. Entretanto, é necessário saber o que fazer com elas.

Coletando mais dados

Com o Adobe Experience Cloud é possível analisar toda a jornada do cliente. A solução apresenta um panorama e todos os movimentos do cliente pelo funil de vendas. Independentemente se o canal é online ou off-line. A vantagem para qualquer negócio é a reunião de todos esses dados em apenas uma plataforma. Isso significa maior dinamismo e inúmeros insights para novas estratégias.

Outro diferencial importante ao coletar esses dados é a máxima personalização da jornada do cliente. Com o Adobe Target, por exemplo, é possível testar e otimizar a experiência do cliente a todo momento. Ao tratar cada um deles de forma exclusiva, as empresas conseguem gerar um relacionamento muito mais profundo.

Fazendo mais com esses dados

Se os cookies terciários estão indo embora, é hora das companhias colocarem os dados primários para trabalhar. Com o Journey Orquestration é possível personalizar as jornadas de cada cliente. Sempre baseados em comportamentos anteriores e nas preferências dele. Esses dados são analisados em tempo real, e enviados automaticamente para a Adobe Experience Platform. Com isso, é possível realizar uma análise completa do funil de vendas.

Já os dados secundários podem ser usados para expandir os horizontes de uma empresa. O Adobe Experience Cloud oferece dados seguros sobre o impacto da comunicação em diferentes canais.

O Uso do Adobe Experience Cloud para sua empresa

Se você é gestor de uma empresa, entende que as expectativas dos clientes apenas aumentam. Eles desejam cada vez mais experiências personalizadas. Para os consumidores, esse pode ser um diferencial vital para a decisão de compra, por exemplo.

Outro desafio é a administração de inúmeros pontos de contato. As pessoas usam 

  • Redes sociais, 
  • Aplicativos,
  • Sites, 
  • Lojas virtuais 
  • Pontos de vendas presenciais. 

E nenhum desses clientes tem um comportamento igual ao outro.

Adobe Experience Cloud

É por isso que uma plataforma como o Adobe Experience Cloud é tão importante. Afinal, sua empresa precisa estar presente em todos esses canais e manter uma conversa aberta com o seu público-alvo.

O grande diferencial dessa suíte Adobe é a integração de diversos sistemas centralizados em um único fornecedor. Para profissionais de marketing, por exemplo, isso é uma grande vantagem. Eles sabem o quanto seria complicado acompanhar um cliente de ponta a ponta por meio de inúmeros sistemas integrados entre si. Além de não ser um processo de trabalho dinâmico, isso impactaria negativamente a experiência do cliente.

Adobe Experience Cloud e a experiência do cliente

Se a experiência do cliente muda, ocorre o mesmo com as ferramentas de marketing. Boa parte dos clientes já não fazem mais compras no comércio de rua, por exemplo. Portanto, para as empresas, marcar presença no ambiente online é vital para a relevância e sobrevivência delas. É oferecer uma boa experiência é pouco. Agora, todo empreendimento necessita encantar. Quase um item obrigatório. Somente assim é possível alcançar algum nível de fidelização.

Portanto, a palavra que pode melhor definir o impacto do Adobe Experience Cloud na experiência do cliente é a consistência. Em qualquer canal, seja ele qual for, esses consumidores terão a oportunidade de conferir o melhor de cada empresa. Nesse cenário, confiar apenas em cookies de terceiros é uma desvantagem considerável.

Um cliente, por exemplo, pode fazer uma compra em um smartphone e depois usar o laptop. Os cookies terciários reconhecem apenas o dispositivo, e não o cliente. Por isso, muitos deles continuam a visualizar em seu computador anúncios de um produto que eles já compraram, mas por meio de outro aparelho.

Essa experiência negativa faz com que esses clientes não se sintam conectados à empresa. Por outro lado, faz com que o negócio gaste muito dinheiro com uma publicidade que simplesmente não tem nenhum retorno.

O que esperar da era pós-cookies?

O futuro não aponta apenas para a substituição de cookies de terceiro. E sim para projetos que tenham foco em resultados de longo prazo para as empresas. Muitas coisas ainda vão mudar, sobretudo relacionadas à privacidade de dados do cliente.

É importante destacar que os cookies de terceiros apenas ofereciam informações sobre o passado dos consumidores. Para o cenário atual, é preciso ser honesto. Isso representa muito pouco. O caminho deve ser a combinação de dados “primários” e “secundários”. Além disso, com plataformas como o Adobe Experience Cloud, as empresas têm condições de transformar a maneira como se comunicam e interagem com o cliente.

Independentemente do que aconteça, o foco de qualquer companhia deve ser o foco total no público-alvo. Por meio de um conteúdo relevante, segurança de dados e investimento em tecnologia.

Sobre a aunica

A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. A empresa é guiada pelo Data Driven Marketing e acredita no poder dos dados para transformar o seu negócio.

Parceira oficial e certificada Adobe desde 2007, a aunica já foi Centro de Treinamento Adobe da América Latina e trouxe ao Brasil o primeiro sistema de Web Analytics em tempo real e segmentado do mundo, a Websidestory/HBX, que mais tarde seria adquirida pela Omniture e então pela Adobe.

Leia Também:

– Microsoft Cloud no Ignite 2021: metaverso, IA e hiperconectividade em um mundo híbrido

Adobe, IBM e Red Hat anunciam parceria estratégica para avançar na transformação da experiência do cliente

Google Cloud faz aliança com a Engineering

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações