Home Atualidades Malware rouba certificados digitais da D-Link

Malware rouba certificados digitais da D-Link

por Paulo Fernandes Maciel
Tela do malware que invadiu a D-Link

ESET descobre campanha de malware que roubou certificados digitais da D-Link

O Laboratório de Pesquisa da ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, identificou um grupo de ciberespionagem que roubou e usou certificados digitais de empresas de tecnologia taiwanesas, como a D-Link e a Changing Information Technologies.

Tela do malware que invadiu a D-Link
A ESET descobriu a campanha de malware quando seus sistemas detectaram vários arquivos suspeitos. Eles foram assinados digitalmente usando um certificado válido para a assinatura do código pertencente à D-Link Corporation.

 

Pesquisadores da ESET analisaram uma nova campanha de malware que faz uso indevido de certificados digitais roubados

O que foi identificado é que o mesmo certificado foi usado para assinar um software legítimo da D-Link, que evidenciou a possibilidade de o certificado ter sido roubado.

A análise identificou duas famílias de malware diferentes que usavam de maneira indevida o certificado roubado. Isso ocorria por meio de um malware Plead, backdoor controlado remotamente, e também por meio de um componente malicioso relacionado a um programa para roubar senhas.

A ferramenta de roubo é usada para coletar senhas armazenadas em aplicativos como o Google Chrome, o Microsoft Internet Explorer, o Microsoft Outlook e o Mozilla Firefox.

 

Aparência de aplicativo legítimo

O uso indevido de certificados digitais é uma das muitas maneiras com as quais os cibercriminosos escondem suas intenções maliciosas, pois os certificados roubados permitem camuflar o malware e dar a aparência de um aplicativo legítimo, aumentando as chances de o código malicioso burlar medidas de segurança sem levantar suspeitas.
A capacidade de envolver várias empresas de tecnologia baseadas em Taiwan e reutilizar o certificado de assinatura de código em ataques futuros mostra que o grupo é altamente qualificado e se concentra principalmente nessa região.
Após confirmar a natureza maliciosa dos arquivos, a ESET notificou a D-Link, que iniciou sua própria investigação sobre o assunto.

Como resultado, a D-Link recuperou o certificado digital comprometido em 3 de julho de 2018.
Tela 2 do malware da D-Link

Certificado de assinatura de código pertencente à D-Link Corporation utilizado para assinar o malware

Juntamente com a amostra Plead assinada com o certificado D-Link, os pesquisadores da ESET também identificaram amostras assinadas nas quais foi usado um certificado pertencente a uma empresa de segurança taiwanesa conhecida como Changing Information Technology Inc.

O certificado foi revogado em 4 de julho de 2017, mas o grupo BlackTech continua a usá-lo para assinar suas ferramentas maliciosas.

“A ESET acredita que a educação é a principal ferramenta de segurança.

Conhecer os riscos que existem permite tomar as precauções necessárias e, portanto, preveni-los.

Para evitar o acesso não autorizado de terceiros às nossas contas, é importante ter um software de segurança que o impeça.

Para que um cibercriminoso não possa acessar dados pessoais, é fundamental mantê-los criptografados e inserir uma camada adicional de autenticação nas redes sociais, nos sites e nos aplicativos”, explica Camilo Gutierrez, Chefe do Laboratório de Pesquisa ESET América Latina.

Para mais informações, acesse: https://www.welivesecurity.com/br/2018/07/10/pesquisadores-descobrem-campanha-que-se-aproveita-de-certificados-digitais/

Visite-nos em: @eset_brasil /company/eset-brasil

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança.

Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa.

A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em:

Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.

Para mais informações, visite http://www.eset.com.br/ ou nos siga no LinkedIn, Facebook e Twitter.

 

América Latina

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.
Copyright © 1992–2017 ESET. Todos os direitos reservados.

ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes são marca registrada de suas respectivas empresas.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações