Home Artigos WiFi 6 a revolução no WiFi em consolidação

WiFi 6 a revolução no WiFi em consolidação

por Paulo Fernandes Maciel

A Revolução WiFi 6

Estamos nos aproximando a cada dia de ver o WiFi 6 em nossas casas. O WiFi 6 será reforçado pela recém-aprovada frequência de 6 GHz, e a combinação de espectro WiFi de 6 e 6 GHz vai revolucionar a banda larga doméstica.


A maioria de nós tem inúmeros dispositivos Wi-Fi em nossa casa, incluindo computadores, tablets, TVs, celulares e uma ampla gama de dispositivos domésticos inteligentes, brinquedos, etc. Nos bastidores, o roteador WiFi, faz uma pausa quando você está baixando um grande arquivo para ver se seu termostato inteligente ou smartphone quer se comunicar. Essa pausa pode parecer imperceptível para você e acontece rapidamente, mas durante o tempo em que o roteador está tentando se conectar ao seu termostato, ele não está processando seu download de arquivo.

WiFi 6

Ainda há pausas


Atualmente, o roteador Wi-Fi atual também faz uma pausa para todas as redes e dispositivos Wi-Fi do seu vizinho. Supondo que sua rede esteja protegida por senha, esses dispositivos próximos não usarão sua banda larga — mas ainda fazem com que seu roteador WiFi pare para ver se há uma demanda por comunicações.


A combinação de WiFi de 6 e 6 GHz vai corrigir muitos dos problemas. A FCC aprovou a frequência de 6 GHz para uso wi-fi em abril de 2020. Isso quadruplica a quantidade de largura de banda disponível para WiFi.

Usos específicos

Mais importante ainda, o novo espectro abre vários novos canais (adiciona quatorze canais de 80 MHz e sete canais de 160 MHz). Isso significa que as casas podem dedicar usos específicos a um determinado canal — computadores diretos para um canal, smart TVs para outro, celulares para outro canal. Você pode carregar todos os pequenos dispositivos de largura de banda, como termostatos e máquinas de lavar para um único canal — não importa se está lotado para dispositivos que usam largura de banda minúscula. Separar dispositivos por canal reduzirá drasticamente as interferências e atrasos que vêm de vários dispositivos que tentam usar o mesmo canal.

Fim das interferências


A introdução do WiFi 6 exigirá a introdução de dispositivos que podem usar o padrão WiFi 6; e que permitem o espectro de 6 GHz. Estamos apenas começando a ver dispositivos que aproveitam WiFi 6 e 6 GHz nas lojas.
A rede WiFi doméstica do futuro vai parecer drasticamente diferente da rede atual. A maioria das casas terá que migrar para redes de roteadores MESH. Proprietários inteligentes atribuirão vários dispositivos a canais específicos, e o software do roteador tornará isso fácil de fazer. Separar dispositivos WiFi para diferentes canais vai eliminar quase toda a interferência WiFi que vemos hoje. Grandes canais de espectro de 6 GHz significarão que os dispositivos podem pegar a largura de banda necessária para o desempenho completo; isso (assumindo que a casa tem boa banda larga de um provedor de internet).


Referências:

Texto retirado do site:
https://www.circleid.com/posts/20210317-the-wifi-6-revolution/


Acesso no dia 04/04/2021 às 11h.
Feito por: Doug Dawson, Presidente da CCG Consulting
Traduzido e distribuido por: Luana Camara, assessora de imprensa da D-Link Brasil.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário