Cinco motivos pelos quais você definitivamente precisa saber o que é uma VPN em 2022
Se você usa a internet com alguma frequência, com certeza já viu a sigla VPN por aí em algum lugar. Do inglês Virtual Private Network, ou rede virtual privada, VPNs são uma espécie de meio de acesso à internet que pode oferecer as mais variadas vantagens aos seus usuários.
Mas o que é VPN e o que você pode fazer com ela? É isso que tentaremos explicar ao longo deste texto.
VPNs – o que são e como funcionam?
Como dito no começo do texto, a sigla VPN significa rede virtual privada, mas na prática, do que se trata? Na verdade é tudo bem simples: ao se conectar à internet, você estabelece uma conexão com o seu provedor e seus dados de navegação ficam ali, expostos, já com o uso de uma VPN, estes mesmos dados são protegidos através de criptografia, protegendo sua identidade online.
É uma espécie de camada adicional de proteção para quem quer usar a internet com mais segurança – ao proteger sua conexão pelo uso de um servidor remoto especialmente configurado por um servidor de VPN, seus dados são protegidos, o que quer dizer que nem seu provedor de internet nem terceiros tem acesso aos dados enviados e recebidos (nem os sites visitados). Abaixo, discutiremos algumas vantagens do uso destas VPNs.
1 – Maior segurança nas redes
Comecemos pelo óbvio: se uma VPN mascara as informações trocadas entre você e a internet, isso se traduz em uma navegação mais segura, pois seus dados são protegidos de quaisquer tentativas de acesso externas. Para isso, as VPNs usam de criptografia, o que significa que uma chave criptográfica, uma espécie de senha, é necessária para que se tenha acesso aos seus dados – sem esta chave, as informações enviadas e recebidas por você são impossíveis de serem interpretadas.
2 – Acesso a conteúdo restringido por regiões
Possivelmente uma das aplicações mais populares das VPNs – imagine só poder acessar o catálogo completo da Netflix japonesa ou norte-americana, poder acompanhar séries que ainda nem mesmo foram disponibilizadas na sua região, ou simplesmente poder viajar para outra país e continuar assistindo o conteúdo que assistia em casa. As VPNs possibilitam isso com base no fato de que geralmente estes provedores de streaming (e demais conteúdos) determinam a localização do usuário com base nos servidores regionais aos quais se conectam – o que, em tese, impediria você de acessar conteúdo internacional de sua casa e também acessar conteúdo local em meio a uma viagem, por exemplo. Ao mudar sua localização com uma VPN, esse problema vai embora.
3 – Economize em compras online
Por mais bizarro que possa soar em um primeiro momento, lojas online podem mostrar preços diferentes para um mesmo produto, com base na sua localização. Com a ajuda de uma VPN você pode acabar economizando bastante seja lá no que for que estiver comprando – de peças de vestuário à reservas em hotéis e pacotes turísticos, ou até mesmo passagens de avião.
4 – Maior velocidade de conexão
Independente de você usar a internet para assistir suas séries ou filmes favoritos, ou quem sabe jogar algo com os amigos online, fato é que seu provedor de serviços pode muito bem estar controlando a velocidade de sua conexão, de forma a economizar banda larga. A prática é conhecida sob vários nomes em inglês, como traffic shaping ou internet throttling, mas o fato é que o uso de VPN pode ajudar você a obter o máximo de sua internet, sem que isso seja definido por terceiros.
5 – Maior privacidade em chats e ligações online
Alguns aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram contam com tecnologias próprias de criptografia, mas isso não vale para todos os softwares do tipo, caso de ferramentas como Skype e Google Hangouts, por exemplo – ao utilizar uma VPN, você garante que o que está sendo dito ficará somente entre as pessoas envolvidas.