Home Artigos Visita a Fábrica da PHILIPS !

Visita a Fábrica da PHILIPS !

por Carlos Xandelly

Montagem do Monitor – P2

Talvez ou não, esta seja a parte mais legal e interessante da produção de um monitor, onde ele passa do seu estado inerte e deitado para a posição ‘de pé’. Recebe os cabos, molduras e o chassis externo, bem como adesivação e passa por vários testes de qualidade, inclusive podendo estes ‘subirem’ o elevador e ali permanecerem por uma ou duas horas em controle de qualidade por lote, conforme a exigência do Engenheiro responsável pelo processo na esteira.

Nas fotos, a parte superior da esteira existe um elevador que pode trabalhar simultaneamente vários monitores com testes extremos de controle de qualidade. Sem comprometer a linha de produção que continua normalmente abaixo.

Muitos podem questionar o tempo de produção que parece ser num primeiro instante surreal, mas este processo é elaborado por uma equipe de Engenharia de Processos que além de otimizar todos os passos e procedimentos individuais da esteira de montagem, é responsável também por contabilizar o número exato de funcionários que serão necessários para se montar um determinado modelo com o menor tempo possível sem comprometimento da qualidade das etapas.

Basicamente, o segredo está em determinar quantos funcionários serão necessários para se montar todos os componentes daquele determinado monitor, sendo que não se ultrapasse um certo tempo em cada processo.

Em outras palavras, por exemplo, para se montar um determinado modelo da PHILIPS, é preciso ter 88 funcionários na esteira e cada um deles faça um determinado número de processos que não pode ultrapassar 7 segundos. A cada 7 segundos a esteira anda uma posição (avança uma casa) e o funcionário novamente faz o serviço no monitor que vem logo na sequência. Isto é muito interessante de se acompanhar ao vivo.

Controle Individual de Qualidade

Não conseguimos somar as etapas ao certo dos estágios de controle de qualidade dos monitores. Mas fique sabendo que ao adquirir um produto da PHILIPS ele já vem testado, ajustado e passado por uma rigorosa bateria de testes individuais. Não se trata de qualidade por amostragem, que embora também seja feito ao fim da entrega, onde outro funcionário irá retirar um monitor de cada Palet e testar todas as funções, montagem e instalação, para só assim aprovar o lote. Retornando ao processo, o esquema ao nosso ver constatado no local é muito bem elaborado e impecávelmente controlado.

Os monitores passam por testes dos mais diversos e variados. Chegando ao final da esteira já totalmente embalados e prontos para a entrega final ao consumidor.

06112013-_DSC2633

A PHILIPS possui diversos estágios e procedimentos afim de atestar e homologar o controle de qualidade não somente durante a montagem na esteira de produção, como também testagem por amostra individual completa.

A qualidade por amostragem, conforme mencionamos é feita após os palets serem entregues na linha de expedição, mas só seguem adiante após o funcionário testar todas as funções e teclas, montar e ligar o monitor. Ele retira aleatóriamente um monitor de cada Tablet de um lote e faz o controle de qualidade por amostragem, isso sem falar nos outros processos ao qual o monitor já fora submetido na esteira de produção.

Pode parecer aos leitores e consumidores um certo exagero por parte da PHILIPS, mas o controle de qualidade é muito expressivo quando se deseja levar adiante um nome ou uma marca, e isto a PHILIPS tem de sobra, afinal são 100 anos de empresa.

Esta sem dúvida alguma foi uma das visitas mais preciosas destes últimos tempos para nós, na página seguinte aproveitamos o momento para expressarmos nossos sentimentos e a imagem que captamos da PHILIPS.

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações