Home Artigos Varejo inteligente se expande com mercados autônomos

Varejo inteligente se expande com mercados autônomos

por Paulo Fernandes Maciel

Avanço das tecnologias alavanca o crescimento do varejo inteligente com Mercados Autônomos no Brasil

Impulsionados pelos constantes desenvolvimentos de tecnologias com foco no varejo inteligente, os mercados autônomos já são uma realidade no cotidiano de condomínios de todo o país. A comodidade de se ter à disposição, 24 horas por dia, produtos que vão desde alimentos e bebidas até higiene pessoal sem precisar se deslocar até o mercado mais próximo ou enfrentar filas nos caixas, ganhou força durante a pandemia de Covid-19, mas em pouco tempo mostrou que veio para ficar.

BuyBye, startup de varejo inteligente fundada em 2020, oferece aos clientes experiências 100% autônomas.

Atualmente no Brasil, os minimercados autônomos movimentam R$ 2 bilhões por ano, com projeções indicando que esse valor duplique nos balanços de 2023. E um recente estudo publicado pela Brain Inteligência Estratégica reforça ainda mais esta nova tendência: 70% dos compradores de imóveis aceitam pagar um valor mais caro pelo m², caso o condomínio possua um minimercado.

BuyBye, startup de varejo inteligente fundada em 2020, oferece aos clientes experiências 100%

Ao mesmo tempo, as construtoras já passaram a inserir em seus projetos, junto a áreas de lazer, churrasqueiras, espaços pets e outros diferenciais, também os locais reservados para a instalação de mercados autônomos. E, entre os corretores de imóveis, este também passou a ser um importante chamariz de vendas.

Varejo inteligente


Atualmente este segmento de mercados autônomos está presente em mais de 10 mil condomínios no país

Varejo inteligente – Dentre os principais players deste segmento está a BuyBye, startup de varejo inteligente fundada em 2020, que conta com uma rede de 44 pontos de venda instalados em condomínios, empresas e espaços inteligentes, totalizando cerca de 800 itens que podem ser comercializados (SKUs). E para 2024 a expectativa é que a BuyBye chegue aos 150 pontos de venda.

BuyBye incorpora a Zaitt

Em julho de 2023, a BuyBye incorporou a Zaitt – empresa pioneira neste segmento – reforçando ainda mais a sua presença neste nicho. O objetivo a partir de agora é que as lojas da rede Zaitt passem a contar com recursos de ponta como a utilização de algoritmos de inteligência artificial que controlam abastecimento, consumo e comportamento dos clientes, além de serviços personalizados de acordo com os dados de compra – coletados em aplicativos, no self-checkout (quando o próprio cliente passa as suas compras no caixa) ou mesmo por meio da leitura facial.

“Com o desfecho do negócio, criamos o maior ecossistema de tecnologia para varejo autônomo do Brasil. A ideia é que, nesse ecossistema, a BuyBye atue como um marketplace de soluções para todas as necessidades de nossos clientes”, afirma Evandro Maximiano, CEO da BuyBye e da Zaitt.

Experiência

Em todas as compras, a BuyBye oferece aos consumidores uma verdadeira experiência 100% autônoma. O usuário adentra o mercado por meio de um QR Code que desbloqueia a porta. Em seguida, com o app da BuyBye (disponível na Play Store e App Store), ele lê o código de barras dos produtos que deseja adquirir, como se fosse o leitor dos caixas de supermercado. Por fim, com os produtos no carrinho digital, ele realiza o pagamento pelo próprio app.

Um importante diferencial da BuyBye é a possibilidade de se expandir a experiência da loja, caso o usuário deseje adquirir itens de açougue e/ou hortifrúti. Desta maneira, pelo app, ele também pode solicitar os itens de sua preferência, que serão entregues via delivery, em dias úteis.

A BuyBye já está em fase final de testes de soluções que substituam o QR Code para o desbloqueio das portas em suas lojas. “O objetivo da mudança é criar uma experiência ainda mais personalizada e conveniente ao consumidor, sem gerar riscos à segurança ou representar grandes custos no modelo autônomo”.

Novos Projetos

A BuyBye atualmente trabalha no desenvolvimento de lojas autônomas de segmentos como alimentos e bebidas em diversos pontos da capital paulista. Além disso, a empresa também inclui, em seu plano de expansão para 2024, a parceria com figuras públicas, contratos com importantes marcas white label e a abertura de novas lojas próprias e licenciadas.

Site: buybye.com.br/

Instagram: www.instagram.com/buybyebr/

Linkedin: www.linkedin.com/company/buy-byere/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações