Qual a influência do uso da tecnologia inadequadamente na qualidade do sono?
Você sabe qual a influência do uso inadequado da tecnologia na qualidade do sono? Aliás, você sabia que a tecnologia influencia muito na qualidade de uma noite bem dormida? Pois é, a tecnologia, apesar de ser uma grande auxiliar para facilitar o nosso dia a dia, pode interferir e atrapalhar muito uma boa noite de sono.
Não é de hoje que todos nós sabemos que a tecnologia facilita muito nossa vida no trabalho e também a nossa vida pessoal, pois ela facilita a comunicação com outras pessoas, principalmente com pessoas que estão longe, o que torna mais difícil manter um certo contato.
Deve e cuidar
Porém, usar a tecnologia demasiadamente e de forma errada, pode atrapalhar e interferir muito na qualidade de uma noite de sono, além disso, o uso excessivo da tecnologia também pode acarretar outros problemas para a nossa saúde.
Até mesmo porque, é durante o sono que nosso corpo recupera as energias gastas durante o dia, o cérebro guarda as nossas memórias e nosso corpo cria imunidade, sendo assim, ter noites de sono mal dormidas, pode interferir na saúde do nosso corpo de diversas formas diferentes.
Então, o demasiado uso da tecnologia não só interfere na qualidade do nosso sono, como também pode acarretar diversos problemas de saúde, problemas esses que podem ser físicos e mentais.
Agora, para que você entenda melhor qual a influência do uso inadequado da tecnologia na qualidade do sono e demais problemas que isso acarreta, neste artigo do blog Apsique você irá compreender como o uso errado da tecnologia está diretamente ligado a qualidade do sono e quais os problemas de saúde que são causados pelo uso inadequado da tecnologia.
Dores musculares e nas mãos
Além dos problemas de sono que o mau uso da tecnologia pode acarretar, juntamente com eles vêm as dores musculares, nas mãos e nos punhos o que, consequentemente, também atrapalha na hora de dormir, pois ninguém gosta de dormir sentindo dor, não é verdade?
As dores nas mãos, dedos e punhos se dá por conta dos muitos movimentos repetitivos que fazemos ao ficar mexendo no celular, notebook ou computador, pois movimentos repetitivos quando realizados sempre, podem causar uma inflamação nas articulações.
Já as dores musculares, que geralmente se concentram no pescoço, ombros e costas, acontecem porque muitas vezes ficamos fora de postura para mexer em nosso smartphones.
Pois, ao ficarmos com a cabeça flexionada para baixo por muito tempo, faz com que a nossa coluna cervical fique sobrecarregada, o que acaba causando muito incômodo e dor durante todo o dia e também na hora de dormir, o que faz com que o sono seja prejudicado.
Depressão e ansiedade
Quando as pessoas começam a passar muito tempo nas redes sociais, acabam deixando a vida real de lado, o que faz com que elas se afastem de amigos, família e de muitas coisas que são realmente importantes.
Esse afastamento é causado pela necessidade que essas pessoas têm de buscar o tempo todo por “likes”, fama e atenção constante nas redes sociais, logo, por estarem cada vez mais afastadas da sociedade real, elas podem desenvolver depressão e ter crises de ansiedade.
Esses dois transtornos psicológicos podem interferir na qualidade do sono de duas formas, ou fazendo com que a pessoa durma demais ou fazendo com que ela durma de menos, de qualquer forma, essa interferência em uma boa qualidade de sono prejudica a vida da pessoa de diversas formas.
Pois ela começará a perder compromissos importantes como trabalho ou escola, além de fazer com que ela se afaste ainda mais do mundo real, da sociedade e das pessoas do seu convívio social.
Insônia
E claro, o uso excessivo de celulares, notebooks, computadores e de toda a tecnologia em si, pode fazer com que a pessoa passe a ter crises de insônia e passe a maior parte da noite acordada, o que irá prejudicar todo o desempenho e produtividade dela nas suas tarefas do dia seguinte.
Além disso, utilizar celulares ou notebooks a noite antes de dormir, pode fazer com que a pessoa perca o sono, isso porque a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos estimula o cérebro, o que faz com ele fique mais ativo no momento que deveria estar mais relaxado.
Como se não bastasse tudo isso, a luz emitida atrapalha a produção de melatonina; o hormônio responsável por regular o sono, o que faz com que a pessoa fique mais tempo acordada e desregula completamente uma noite de sono, que deveria ser de qualidade.
Qual a influência do uso inadequado da tecnologia na qualidade do sono?
Enfim, neste artigo você pôde descobrir qual a influência do uso inadequado da tecnologia na qualidade do sono; e quais os demais problemas de saúde que são acarretados pelo uso demasiadamente errado da tecnologia.