Nova campanha publicitária chama atenção para ausência de Uber Moto em São Paulo
A Uber lançou uma nova campanha de marketing em São Paulo para evidenciar que, ao contrário de outras grandes cidades brasileiras, o Uber Moto ainda não está disponível na capital paulista. A iniciativa convida a população a refletir sobre a importância da modalidade como alternativa acessível de mobilidade e oportunidade de renda para motociclistas parceiros.

A campanha foi dividida em duas etapas. Nos dias 10 e 11 de março, as peças publicitárias foram exibidas sem qualquer identificação da empresa responsável, com mensagens instigantes como “Belo Horizonte tem. São Paulo não tem.”, comparando a capital paulista com diversas cidades brasileiras de todas as regiões do País – sem especificar qual tema estava em questão. A estratégia buscou gerar curiosidade sobre o quê, afinal, a maior cidade do País não teria mas que poderia ser encontrado nas demais.
“A campanha convida as pessoas a refletirem sobre a importância de ampliar as opções de mobilidade, usando uma modalidade que tem tecnologia como princípio e que beneficia tantos usuários e motociclistas,” afirma Pedro Thompson, head de marketing da Uber no Brasil. “Queremos trazer esse debate para São Paulo e dar voz às milhares de pessoas que reconhecem o impacto positivo do Uber Moto.”

A partir dessa quarta-feira, na segunda fase da campanha, a Uber revela que a mensagem trata da ausência do Uber Moto na maior cidade do Brasil para estimular o debate sobre a diferença de oferta de mobilidade entre São Paulo e outras regiões do país. Frases como “Uber Moto. São Paulo não tem.” começam a ser veiculadas, evidenciando que a modalidade já funciona regularmente em diversas cidades brasileiras.
Além disso, um site foi lançado – www.uber.com/saopaulovaiter – para que os interessados possam entender melhor a campanha e a relevância do serviço para a mobilidade urbana na capital paulista.
A campanha traz também depoimentos de usuários reais em diferentes cidades brasileiras que contam como a modalidade está presente em suas vidas e se surpreendem ao saber que, em São Paulo, a modalidade vergonhosamente não está disponível.
O Uber Moto está disponível no Brasil desde 2020 e, nos últimos quatro anos, mais de 800 mil motociclistas parceiros já realizaram viagens pela plataforma. A modalidade se consolidou como uma solução eficiente para deslocamentos práticos e acessíveis, especialmente em trajetos curtos e nas periferias das cidades, onde o transporte público é mais limitado. Uma pesquisa recente do Datafolha apontou que 85% dos paulistanos acreditam que o serviço de moto por aplicativo é uma boa alternativa diante da falta de opções de transporte na cidade, e 84% defendem a regulamentação da modalidade.
A campanha foi desenvolvida pela agência Santa Clara e conta com peças em diversos formatos, incluindo mídia digital, out-of-home, televisão e redes sociais.