Home Artigos Tudo na mesma tela: como os computadores uniram o ambientes profissional e o pessoal

Tudo na mesma tela: como os computadores uniram o ambientes profissional e o pessoal

por Paulo Fernandes Maciel

Interação de ambientes ou como os computadores uniram o ambiente profissional e o pessoal

No cenário brasileiro atual, algumas pessoas têm voltado à rotina de trabalho em ambientes presenciais, h´ridos ou remotos. Pois em contrapartida, muitos continuam trabalhando de casa ou ao menos de forma híbrida, combinando o regime presencial e o remoto. Dessa maneira, o uso do computador pessoal para fins de trabalho continua em ritmo crescente. Só no primeiro trimestre deste ano, a venda de computadores teve um aumento de 19,7%, muito provavelmente pelo crescimento do home office e do EAD.


O número de usuários de internet no Brasil também cresceu significativamente; fruto não só do maior acesso a ferramentas tecnológicas, mas também do novo estilo de vida ao qual temos nos adaptado. Além disso, os computadores, que antes eram usados de forma compartilhada por todos os moradores da casa; passaram a ser pessoais, tendo sido o uso individual aumentado pelo fato de as aulas passarem a ser online e o trabalho, também. Desta forma, o uso desses eletrônicos se estendeu para além da diversão e passou a ser uma das principais ferramentas de trabalho da população.

Fonte: Unsplash

ambientes

Os benefícios dos ambientes da tecnologia em contexto empresarial


Sabemos que os computadores enquanto instrumento de trabalho apresentam inúmeros benefícios; isso tanto para as pessoas como para as próprias empresas, e que estas ferramentas contribuem positivamente para o aumento da produtividade, tornando mais simples a gestão de tarefas. Além de importante aliada da comunicação da empresa, a tecnologia tem se aprimorado para trazer novidades e inovações a diversos setores.

Nômades digitais


O trabalho remoto, por exemplo, só é possível graças à tecnologia, que viabiliza a integração das pessoas a partir de qualquer lugar do mundo. Além disso, a organização interna da empresa é aprimorada e o mercado apresenta cada vez mais possibilidades.

Aplicativos como Trello, Monday, Microsoft Teams e Google Drive já eram usados, mas nesse novo contexto passaram não só a estar mais presentes no cotidiano; como também vieram a disputar espaço com diversos outros, como Slack, Notion, Loom, Jitsi; isso apenas para citar alguns. A cada dia, o mercado traz mais novidades para garantir a conexão das pessoas, seja com a empresa em que trabalham ou com os parentes e amigos que estão distantes.

Fonte: Unsplash

O uso das telas e a diversão nos ambientes digitais


Com todos esses avanços tecnológicos e usos inovadores das telas para o aprimoramento profissional; e com o uso pessoal dos computadores para diversão também cresceu significativamente nos últimos dois anos. Tendo como um dos carros-chefe os aplicativos de streaming de música e filmes; onde a indústria do entretenimento trouxe inovações a diversos outros setores, incluindo alguns que jamais imaginaríamos ser transpostos ao mundo virtual.

Samsung monitores gamers

Protagonismo dos games

Um dos principais usos do computador com o objetivo de distração hoje é referente aos jogos. Estes podem ser online ou offline (arquivados no computador) e têm recebido inúmeras atualizações e novidades para melhorar a experiência do usuário. Há uma infinidade de tipos de jogos de diversos estilos, indo dos mais complexos jogos de RPG até um simples quiz. Para ajudar os usuários a escolherem aqueles de que mais gostam; existem as plataformas que selecionam os mais tradicionais jogos dos anos 1980 e 1990 ou que até mesmo encontram para você os melhores cassinos online do Brasil; inclusive avaliando critérios como segurança, oferta de bônus e seleção de jogos. A variedade é enorme e seguimos disparados em direção à multiplicação desses serviços.

Fonte: Pexels


Segundo dados da Pew Research Center, o mercado brasileiro de aplicativos é o segundo com maior crescimento no mundo. Os brasileiros estão consumindo cada vez mais esse tipo de tecnologia, seja para o trabalho ou para o lazer. Isso impacta não só nosso estilo de vida, mas também a economia do país, que pode ser aquecida à medida que o mercado cresce e atrai consumidores e investidores, fazendo com que a utilização dos computadores e da tecnologia gere um ciclo econômico positivo: quanto mais são utilizados, mais as empresas criam novos produtos; e com a chegada de novos produtos tecnológicos ao mercado, mais as pessoas os utilizam.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações