Conhecer melhor doadores, colaboradores e pacientes. Com esse intuito, o Instituto Mário Penna (IMP), instituição referência nacional no tratamento contra o câncer, buscou a Dynamics CRM, ferramenta da Microsoft em parceria com a Procsis, que facilita a interface do instituto com todos aqueles que se envolvem com seu trabalho. Desta forma, as informações ajudarão o IMP a melhorar sua atuação em cada região, não apenas para arrecadar recursos, mas para promover ações de orientação e prevenção contra o câncer, projetos de saúde e, principalmente, prestar contas do trabalho desenvolvido.
De acordo com o gerente do serviço de Tecnologia de Informação e Comunicação do IMP, Pedro Julião Moura Machado Coelho, essa solução em TI foi a melhor opção. “Quando vimos a apresentação, sentimos grande confiança de que era o que precisávamos, com facilidade de ajustes e flexibilidade de adaptação. A Microsoft e a Procsis conseguiram entender nossa necessidade de montar um canal de comunicação e relacionamento”, explica. Ele ainda acrescenta que toda a infraestrutura tecnológica do IMP é formada por soluções Microsoft, como o Windows Server, MS SQL, Microsoft Office, Microsoft Exchange e System Center.
Os benefícios da adoção do Microsoft Dynamics CRM para o IMP são inúmeros. “A solução integra nativamente ao ambiente do cliente, gerando ganho de produtividade muito alto. Já por se tratar de ferramenta web, a perspectiva de acesso ao sistema de qualquer parte do mundo abriu possibilidade de acompanhamento dos indicadores de forma online”, elenca Leonardo Gondim, da Procsis – parceira da Softcorp (empresa que trabalha com a Microsoft quando o assunto é soluções para infraestrutura) para soluções de Dynamics CRM.
Outro ponto importante do projeto são as funcionalidades para a área de Marketing, pois sua implantação permitirá o envio de comunicados em massa para todos os públicos, divididos por perfil. Além disso, há a possibilidade de fazer análises, de acordo com as informações. Por exemplo, é possível diagnosticar a idade, sexo, profissão e histórico de doadores, além de apontar a localização deles. Desta forma, é possível ações específicas, a partir da análise desses dados. No caso dos pacientes, o software do IMP possui um moderno sistema de gestão hospitalar, que agrega todas as informações sobre clientes e atendimento, proporcionando melhor acompanhamento dos pacientes e suas famílias.
Desde 2005, já foram investidos mais de R$ 29 milhões no Instituto Mário Penna e, para o gerente de TIC da instituição, os grandes responsáveis pela excelência em atendimento aos pacientes com câncer e aos 95 mil procedimentos mensais são os doadores, que somam cerca de 190 mil ativos. “Existe uma equipe de telemarketing que busca doações, a maior parte delas mensais, e sentíamos grande necessidade de conhecer esses doadores, posicioná-los geograficamente, cruzar informações de doadores com pacientes, ou seja, conhecê-los melhor”, explica Pedro Julião. Foi assim que o IMP saiu em busca de uma ferramenta que solucionasse essa carência.
Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos oito anos, a empresa investiu mais de R$ 134 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 109 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.
Sobre o Instituto Mário Penna–O Instituto Mário Penna é referência em oncologia no Brasil desde 1971. Atualmente, conta com duas unidades hospitalares em Belo Horizonte – Santa Efigênia e Luxemburgo – além da Casa de Apoio Beatriz Ferraz, que dá suporte aos pacientes do interior em tratamento na capital.
Para atingir o atual padrão de excelência, o Instituto Mário Penna investe em equipamentos de ponta e realiza, em média, 12.750 atendimentos mensais somente na área de radioterapia, priorizando o atendimento SUS. Além da tecnologia utilizada, a instituição conta com uma equipe multidisciplinar com alto grau de especialização que oferece a pacientes e acompanhantes uma assistência integral e humanizada.
Unidade Santa Efigênia – possui o atendimento 100% SUS e é especializado no atendimento oncológico. Lá, o paciente tem toda assistência e direito a tratamentos que até mesmo o SUS não cobre. O local possui 60 leitos para internação, ambulatório, serviço de quimioterapia, radiologia, laboratório de análises clínicas, salas de cirurgias e unidade de cuidados intermediários. São realizadas cerca de 3,5 mil consultas por mês e quase 16 mil sessões de quimioterapia.
Unidade Luxemburgo – tem como foco principal o tratamento oncológico, mas seu funcionamento se estende a outras especialidades. Cardiologia, Neurologia, Ginecologia, Urologia, dentre outras, são áreas de destaque no tratamento de ponta oferecido pelo hospital. O Instituto Mário Penna investiu mais de R$ 6 milhões para ampliar em 30% o número de atendimento aos pacientes com câncer que necessitam de tratamento radioterápico. A previsão é para que daqui a dois anos, a instituição tenha o melhor tratamento mundial de radioterapia.
São 231 leitos no Instituto Mário Penna – unidade Luxemburgo – além de 10 leitos de CTI coronariano e 28 leitos de CTI geral. Todos os pacientes de lá recebem atendimento integral: não há distinção entre o paciente SUS do particular.
Unidade Casa de Apoio Beatriz Ferraz – localizada no bairro Santa Tereza, a Casa de Apoio abriga pacientes carentes vindos do interior e que estão em tratamento em Belo Horizonte. Mais de 70 mil pessoas já passaram pelo local, que hoje conta 685 metros quadrados de área construída. A casa possui 10 leitos para crianças e adolescentes (20 acomodações, sendo 10 para acompanhantes) e 40 para adultos. Eles ficam hospedados sem nenhum custo.