Epistemic evolui na solução desenvolvida na ajuda ao tratamento de epilepsia ao participar do programa Creative Startups
A Epistemic, startup de São Paulo que participou do Samsung Creative Startups no Batch #4, está desenvolvendo um aparelho que prevê, com média de 30 minutos de antecedência, uma crise epiléptica. O projeto é um avanço ao aplicativo de acompanhamento diário, com indicadores, criado pela empresa em sua participação na iniciativa de aceleração da Samsung.
No ano passado, a companhia deu suporte para o desenvolvimento do Epistemic App, um diário que auxilia o controle de epilepsia com o usuário inserindo dados ao responder perguntas sobre hábitos do dia a dia e crises, além de apresentar outras funcionalidades, como indicadores e alertas para o horário e doses de medicamentos. Por ser integrado a uma plataforma digital para médicos, o aplicativo oferece a possibilidade de compartilhamento dos dados para contribuir com o tratamento.
A partir do aplicativo, a Epistemic está desenvolvendo o Aurora, um aparelho no formato de um fone de ouvido esportivo que prevê crises epilépticas. O equipamento conta com uma novidade, que são eletrodos secos (sem a necessidade de usar substâncias pastosas, como é comum em hospitais), que produzem um eletroencefalograma e, diante de alguma variação que indique a possibilidade de crise, é enviado um alerta a paciente e cuidadores e familiares autorizados.
“Pelo formato, o Aurora é indicado para ser utilizado atrás da cabeça durante o dia e na testa à noite, para não atrapalhar o sono e o posicionamento no travesseiro. Ainda passa por testes clínicos para ir ao mercado, mas já apresenta resultados positivos. O Epistemic App desenvolvido no Samsung Creative Startups tinha avanços, como a possibilidade de se registrar uma crise com um simples clique no raio no canto superior direito da tela inicial, além de oferecer dicas nutricionais de profissionais especializados e as melhores opções no momento de agir diante de uma crise. O Aurora é uma evolução nesse auxílio ao controle de epilepsia”, explicou Paula Gomez, CEO da Epistemic.
“Com o foco de utilizar a tecnologia para transformar a vida de pessoas em tratamento de epilepsia, a Epistemic mostrou o potencial que buscamos. A evolução das soluções comprova porque o Creative Startups é um sucesso em escala nacional, capacitando startups que buscam iniciativas que melhoram o dia a dia”, declarou Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
O Epistemic App já está disponível para download gratuito na Play Store. Ainda tem a variação EpistemicPro, com possibilidade de sincronização com um smartwatch Samsung, para passar a registrar automaticamente dados sobre atividade física e sono.
Samsung Creative Startups
Atualmente, o Samsung Creative Startups encontra-se no Batch#5, tendo selecionado para a última fase do programa 14 startups de sete cidades diferentes (Manaus/AM, Florianópolis/SC, Londrina/PR, São Paulo/SP, Campinas/SP, São Caetano do Sul/SP e Itajubá/MG) e contemplam áreas como saúde, segurança, educação digital, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e controle parental. Desde a primeira edição, em 2016, 45 startups foram aceleradas.
As empresas selecionadas para participar do Creative Startups contam com um pacote de serviços e conveniências, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, além da infraestrutura, dos serviços tradicionalmente oferecidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos e até R$ 200 mil, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática.