Home Artigos Sorter Duplo dobra capacidade operacional no Grupo Torra

Sorter Duplo dobra capacidade operacional no Grupo Torra

por Paulo Fernandes Maciel

Grupo Torra revoluciona logística com Sorter Duplo da Pitney Bowes e dobra capacidade operacional

A Pitney Bowes, multinacional orientada pela tecnologia que oferece soluções de envio em SaaS e inovação em correspondências em todo o mundo, como sua tecnologia de Sorters, esteiras e com os Sorter Duplo vem revolucionando a forma como as operações logísticas são feitas.

A parceria com o Grupo Torra, uma das maiores redes de moda popular do país, desde 2022, tem gerado resultados expressivos para a movimentação de cargas da varejista, que atualmente conta com mais de 80 lojas em todo o Brasil.

Com tecnologia nacional e automação inteligente do Sorter duplo, varejista atinge até 6 mil caixas por hora e garante eficiência em picos de demanda como Dia das Mães e Black Friday

O projeto envolve a aplicação de um Sorter Duplo da Pitney Bowes, uma tecnologia que mecaniza a triagem e distribuição de produtos, instalados em série com possibilidade de operar em paralelo, com capacidade de processamento que varia entre 3 mil caixas (utilizando apenas uma máquina) e 6 mil caixas (utilizando as duas soluções) por hora.

O primeiro sorter foi instalado em 2022 e o segundo em 2024, totalizando 95 metros de comprimento de equipamento automatizado.

Sorter Duplo
Modelo de Sorter “básico” (créditos Enginering)

Na operação do Grupo Torra, os equipamentos são divididos em duas etapas principais, com 60% de estoque e 40% de crossdocking. No primeiro galpão, de 20 mil metros quadrados, a automação é guiada pela leitura de etiquetas que definem as rotas dos produtos. Este processo elimina retrabalhos e aumenta significativamente a acuracidade do destino das encomendas.

Além disso, o projeto conta com uma câmera de foco dinâmico, que permite ajuste altamente preciso em segundos, onde o cliente não precisa se preocupar com o tamanho e variação da etiqueta, a uma velocidade de 2 metros por segundo sem interromper o fluxo. Com isso, o Grupo Torra consegue realizar a cubagem e a separação dos produtos em movimento e passa a processar até 7 milhões de caixas por ano, onde a capacidade dobrada é ativada especialmente em períodos de alta demanda, como Dia das Mães, Black Friday e Natal.

Projeto customizado

“O projeto desenvolvido para o Grupo Torra demonstra como a automação personalizada e a inteligência embarcada dos nossos sorters, integrados à balança automática, podem transformar a operação logística. Com dois equipamentos trabalhando em linha e um portal de leitura dinâmico, entregamos uma solução robusta, escalável e com tecnologia nacional, o que reduz custos e agiliza tanto a implementação quanto a manutenção”, explica Murilo Namura, head of sales da área de equipamentos.

Outro grande diferencial do projeto é o sistema VMS (Volume Measurement System), tecnologia exclusiva da Pitney Bowes que mensura com precisão a volumetria de cada embalagem. Isso permite um planejamento logístico mais eficaz, definindo os veículos ideais para cada tipo de rota.

“Ainda, a modularidade dos sorters também garante flexibilidade à operação. Enquanto um está em manutenção, o outro pode operar normalmente, mantendo o fluxo logístico ativo. É um projeto que exemplifica muito bem como a evolução constante das tecnologias aplicadas à automação logística é um pilar fundamental para o fortalecimento e modernização do segmento no Brasil, tornando-o competitivo, ágil e preparado”, finaliza Namura.

Sobre a Pitney Bowes

A Pitney Bowes é uma empresa orientada pela tecnologia que oferece soluções de envio em SaaS, inovação em correspondências e serviços financeiros para clientes em todo o mundo, incluindo mais de 90% das empresas da Fortune 500. Acesse o site e saiba mais.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações