410
[box_dark]Concentração de pessoas em ambientes fechados favorece a proliferação de vírus e bactérias, sendo o zinco e a vitamina C importantes para manter o sistema imunologico em dia[/box_dark]
O Inverno marca o período em que os termômetros registram as mais baixas temperaturas do ano. Com o frio, as pessoas tendem a se concentrar em ambientes fechados e com pouca ventilação em busca de conforto térmico, o que favorece a disseminação de doenças respiratórias como a gripe e o resfriado, especialmente quando há pessoas contaminadas no local.
De acordo com o Ministério da Saúde, principalmente a população residente nos estados das regiões Sul, Sudeste e parte do Centro Oeste precisa estar atenta a algumas recomendações para evitar a disseminação de doenças respiratórias contagiosas causadas pelo vírus Influenza, que ocorre predominante nos meses mais frios do ano. Algumas medidas preventivas simples, mas com eficácia comprovada são: higienizar as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, bocas e nariz após contato com superfícies como maçanetas, corrimãos e bancos públicos; tossir e espirrar utilizando, preferencialmente, um lenço de papel descartável e manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividades físicas.
Uma alimentação balanceada consiste em refeições ricas em nutrientes que auxiliem a manter as defesas do sistema imunológico fortalecidas. O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo de danos decorrentes de uma grande variedade de microorganismos como vírus, bactérias, fungos e parasitas. O consumo diário de zinco – que pode ser encontrado em alimentos como ostras, camarão, castanhas, cereais, entre outros – , aliado à vitamina C – disponível em frutas cítricas, vegetais verdes, tomates e batatas -, ajuda o sistema imunológico a se manter equilibrado para utilizar todo o seu potencial de defesa. “As vitaminas e os sais minerais desempenham importantes papéis no organismo. Além, de sua função antioxidante, o zinco tem importante papel no sistema imunológico, ativando a multiplicação das células de defesa e diminuindo o risco de infecções”, afirma a nutricionista Ana Ceregatti. Quando não há a ingestão necessária de vitaminas e minerais, um especialista médico pode recomendar ao paciente um aporte extra a partir do uso de um suplemento vitamínico que combine a vitamina C e o zinco, para auxiliar no desempenho desta importante função antioxidante e de defesa imunológica.
Recentemente, uma revisão publicada pela Cochrane, incluindo informações de 15 ensaios realizados com 1.360 pessoas, constatou que o zinco pode diminuir a gravidade e a duração dos resfriados. O resfriado é uma das principais causas de visitas ao médico e absenteísmo no trabalho e em ambiente escolar, tanto pelos sintomas, que podem durar alguns dias, como pelas complicações da doença como otite média (infecção do ouvido médio), sinusite e outros acometimentos das vias aéreas.
Uma publicação no Annals of Nutrition & Metabolism, um jornal de nutrição, doenças metabólicas e dietéticas, afirma que a ingestão de vitamina C, combinada com o zinco, é essencial para o suporte adequado da resposta imune do organismo, além de ser importante para diminuir os riscos e a duração de doenças infecciosas em diversos grupos populacionais. De acordo com o artigo, a vitamina C agiria na melhora dos sintomas do resfriado, sendo que o consumo em doses de 200 gramas ou mais por dia traria benefícios quando utilizado como profilaxia contínua ou como terapia após o início dos sintomas.
Reforço essencial
Quando não há a ingestão ou absorção ideal de vitaminas e minerais, a suplementação vitamínica pode ser uma opção indicada por médicos. Redoxon® Zinco, o suplemento de vitamina C e zinco da Bayer HealthCare, ajuda o sistema imunológico a manter todo o seu potencial de defesa. O zinco é um mineral essencial para a multiplicação das células de defesa, e combinado à vitamina C, ajuda a manter o sistema imunológico saudável.
Alguns públicos em específico precisam ter uma maior atenção para não apresentar impactos em sua saúde a partir da deficiência de vitaminas e minerais como, por exemplo, a vitamina C e o zinco. Este é o caso das pessoas em dietas inadequadas ou restritivas, àquelas que se encontram em situação pós-cirúrgica e as que possuem doenças crônicas.
Sobre a Bayer HealthCare
Com produtos inovadores para a prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças, a Bayer HealthCare tem soluções completas, utilizando tecnologia de última geração, para a saúde humana e animal. A Consumer Care, divisão de medicamentos isentos de prescrição da Bayer HealthCare, conta com mais de 170 marcas, presentes em mais de 80 países, e um amplo portfólio composto por diferentes categorias, como antiinflamatórios, analgésicos e antiácidos; produtos dermatológicos; suplementos de vitaminas e polivitamínicos.
Referência Bibliográfica:
¹ Maggini S, Beveridge S, Sorbara PJP, Senatore G (2008) Feeding The Immune System: The Role of Micronutrients in Restoring Resistance to Infections