Home / Artigos / Siemens leva CyPT a ferramenta de sustentabilidade para Smart Cities

Siemens leva CyPT a ferramenta de sustentabilidade para Smart Cities

Siemens entrega à Prefeitura de Jundiaí ferramenta que auxilia na sustentabilidade do município

A Siemens acaba de entregar ao município de Jundiaí o City Performance Tool (CyPT), estudo que identifica as melhores tecnologias a serem aplicadas em edifícios, setor energético e transportes, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 no âmbito urbano.
Realizado em mais de 20 países, sendo esse o primeiro no Brasil, o estudo repensa o desenvolvimento urbano a longo prazo, avaliando cenários futuros e sugerindo soluções que atinjam as metas ambientais.

Jundiaí agora com CyPT

Dessa maneira, a companhia auxilia a cidade de Jundiaí nas tomadas de decisões, possibilitando melhor investimento em infraestruturas mais adequadas e sustentáveis, além de prever o impacto de certa tecnologia antes mesmo de aplicá-la.

 

• Com o City Performance Tool (CyPT), município consegue visualizar o impacto das emissões de CO2 a longo prazo e adotar medidas para evitar danos ambientais

Henrique Paiva, Head de Sustentabilidade e Relações Governamentais da Siemens no Brasil, garante que o CyPT posiciona a companhia alemã como aliada dos municípios brasileiros, auxiliando em mudanças que impactam positivamente a vida de cada cidadão.

“Por meio de nossa iniciativa, levamos às cidades medidas inteligentes como a geração de energia com fontes renováveis, utilização de tecnologias mais eficientes energeticamente e a implementação de um transporte com a redução de 75% de emissão de poluentes“, complementa.
Para a conclusão do estudo, a empresa atuou em conjunto com a Prefeitura de Jundiaí para coletar informações necessárias para a confecção do levantamento, que incluem a área geográfica do município, matriz energética, infraestrutura, demanda e modelo de transporte.

“Dessa forma, traçamos um perfil inicial da cidade e apresentamos os valores de emissões para os anos de 2030 e 2050, além de três cenários que incluem um número de iniciativas que constam nos planos da Prefeitura, ou de tecnologias que se gostaria de implementar a longo prazo“, explica Henrique.

CyPT City performace tool

Visão do prefeito

De acordo com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, sete Unidades de Gestão do governo estiveram envolvidas na identificação dos dados que nortearam o projeto desenvolvido pela Siemens para reduzir a emissão de poluentes na cidade.

“A proposta é compartivel com os conceitos de cidade inteligente e com a formatação da agenda Jundiaí 2030, planejada para que o Município se mantenha competitivo diante dos desafios ao crescimento“, afirma o prefeito.

Performace tool da Siemens
Luiz Fernando avalia de forma favorável o fato de a cidade ter acesso a uma ferramenta com enfoque sustentável e que direcione investimentos de modo a trazer resultados efetivos para a população.

“Atualmente é impensável conduzir o planejamento urbano sem levar em conta a sustentabilidade.

Por isso, fomos buscar quem é referência no assunto e tem experiência global, sempre com a expectativa de deixar um legado para as próximas gerações.“

 

Cidades atendidas pelo CyPT

Além da cidade de Jundiaí, o CyPT atua também como uma plataforma colaborativa, podendo ser estendido a outras cidades, criando uma grande rede por meio da análise de dados de outras cidades, aplicação de melhores práticas e lições aprendidas. A parceria com a Prefeitura de Jundiaí é similar às que a Siemens realiza em dezenas de cidades ao redor do mundo, como São Francisco, cidade do México, Copenhagen e Madrid, entre outras.

 

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há cerca de 150 anos e faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiança e internacionalidade por 170 anos.

A Siemens globalmente com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização.

Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria.

Por meio da Siemens Healthineers, sua subsidiária listada na bolsa de valores, a empresa também é uma provedora líder de equipamentos médicos de imagem – como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética – e líder em diagnósticos laboratoriais, bem como em TI clínica.

As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.

Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura.

Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa Siemens conta com 12 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.
Para mais informações acesse nosso website: www.siemens.com.br

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*