OpenAI lança seu motor de busca, o SearchGPT
Quem nunca teve uma dúvida no meio de uma conversa e sugeriu um “dá um Google aí”? Hoje em dia, de crianças a adultos, todos já tiveram algum contato com o Google – tanto é que ele nem é chamado pelo seu nome completo de “motor de busca”. Apenas repetindo essa frase, todo mundo já entende qual é a mensagem. Existem outros buscadores na internet, mas, de longe, o Google desbanca qualquer um deles. Mas, agora, a OpenAI resolveu entrar na conversa, com o lançamento do SearchGPT. Será esse o fim do “dá um Google”?
SearchGPT já atende cerca de 10 mil pessoas
O mais recente anúncio da OpenAI, que deixou muita gente de queixo caído, já está sendo testado a um número limitadíssimo de usuários.
Apenas 10 mil pessoas tem acesso à nova ferramenta.
O anúncio ainda informou que o SearchGPT pretende “responder rapidamente e de forma direta às perguntas, com informações atualizadas da web, enquanto fornece links claros para fontes relevantes”, o que pode ser entendido como uma jogada esperta da empresa, que vai ganhar muitos adeptos se realmente conseguir evitar as críticas de apropriação de conteúdo e trabalho jornalístico alheio para alimentar sua tecnologia, como vem acontecendo com o Google.
Sam Altman
Para melhorar ainda mais, a empresa que tem Sam Altman como CEO ainda afirmou que as fontes serão vinculadas ao final de cada resposta entre parênteses, para a alegria dos produtores de conteúdo.
Outra ideia que parece ser ótima no novo buscador é uma barra lateral na página, onde os usuários vão poder ver outros resultados do seu questionamento, com informações e fontes tão relevantes quanto a primeira opção. Até o momento, essas opções agradam aos usuários que estão testando a ferramenta e quem só ouviu falar, até porque elas parecem facilitar a vida e ser tão simples quanto as regras básicas do Five Card Draw.
Repercussão do anúncio
O mercado de tecnologia, por sua vez, já é puro burburinho sobre o assunto. Vários experts do tema, inclusive, acreditam que o Google pode estar sofrendo do “dilema da inovação”, conceito que explica a dificuldade que empresas gigantes e bem-sucedidas enfrentam diante de novas empresas que investem em grandes inovações, como é este caso.
Mesmo o buscador ainda estando em sua fase inicial, classificado como protótipo, muita gente nas redes sociais já está chamando o SearchGPT carinhosamente de “Google Killer”, que em tradução literal significa “Matador do Google”.
Dito isto, a informação adicional é que as ações da Alphabet, controladora do Google, caíram cerca de 2% após o anúncio da OpenAI.
Será que a empresa, que também é a criadora do ChatGPT, vai conseguir desbancar o maior buscador de todos os tempos? Essas são cenas para os próximos capítulos…
OBS: Imagem destacada créditos: SearchGPT.me