A Samsung Electronics anunciou hoje que concluiu um projeto em colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates, parte do ‘Desafio Reinventando o Banheiro”. A iniciativa resultou em um protótipo de banheiro seguro, projetado para uso doméstico.
O Instituto Avançado de Tecnologia da Samsung (SAIT), braço de pesquisa e desenvolvimento da Samsung Electronics, começou a trabalhar com a Fundação Bill & Melinda Gates no projeto de banheiro reinventado em 2019. Recentemente, concluiu o desenvolvimento de tecnologias-chave para o banheiro, desenvolvendo e testando com sucesso o protótipo.
O evento, anunciando a conclusão do projeto, aconteceu na SAIT, em Suwon, Coréia, e contou com a presença de Gyoyoung Jin, presidente e líder da SAIT; Doulaye Kone, diretora adjunta de Água, Saneamento e Higiene; Sun Kim, oficial sênior do programa de Água, Saneamento e Higiene da Fundação Bill & Melinda Gates; e Yong Chae Lee, assessor externo da Fundação, juntamente com os participantes do projeto da SAIT.
No dia 16 de agosto, o vice-presidente da Samsung Electronics, Jay Y. Lee, reuniu-se com Bill Gates, copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates, para discutir o resultado do projeto de banheiro reinventado, e debater ideias sobre iniciativas globais de contribuição social. Durante a reunião, Bill Gates compartilhou a visão filantrópica e as iniciativas da Fundação que estão em andamento. Na oportunidade, o vice-presidente Lee expressou seu compromisso em usar as tecnologias da Samsung para ajudar a enfrentar os desafios atuais da humanidade.
A Samsung planeja oferecer licenças isentas de royalties de patentes relacionadas ao projeto para países em desenvolvimento durante a fase de comercialização. A Samsung também continuará a fornecer consultoria próxima à Fundação Bill & Melinda Gates, visando impulsionar a produção massiva da tecnologia. As duas organizações trabalharão juntas para identificar parceiros da indústria dispostos a comercializar a tecnologia, depois de tornar o projeto mais eficiente para produção em larga escala.
Durante três anos de pesquisa e desenvolvimento, a SAIT trabalhou no desenho básico e desenvolveu o componente e a tecnologia modular, o que levou ao sucesso no desenvolvimento do protótipo para uso doméstico. O produto é energeticamente eficiente, e tem capacidade para tratamento de efluentes, além de atender ao desempenho requerido pela Fundação Bill & Melinda Gates para comercialização de um banheiro reinventado para uso doméstico.
As tecnologias desenvolvidas pela Samsung incluem tecnologias de tratamento térmico e bioprocessamento para matar patógenos de resíduos humanos e tornar os efluentes e sólidos liberados seguros para o meio ambiente. O sistema permite que a água tratada seja totalmente reciclada. Os resíduos sólidos são desidratados, secos e queimados em cinzas, enquanto os resíduos líquidos são tratados por meio de um processo de purificação biológica.
Lançado em 2011, o Desafio Reinventando o Banheiro é a iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates para desenvolver tecnologias de banheiro transformadoras, que possam gerenciar de forma segura e eficaz os resíduos humanos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o UNICEF, cerca de 3,6 bilhões de pessoas são forçadas a usar instalações sanitárias inseguras, o que resulta na morte de meio milhão de crianças menores de 5 anos anualmente devido a doenças diarreicas causadas pelo acesso limitado a água potável e higiene.