Até 2019, esse formato deverá superar os serviços que são contratados de forma unitária
A cada dia que passa, as pessoas estão aumento os seus consumos. As compras acontecem em grandes demandas tanto em lojas físicas, quanto na Internet. E, com isso, surge a necessidade do conforto na hora de fazer os pagamentos. Do outro lado, estão as empresas que precisam prestar um atendimento rápido e eficaz para atender os seus clientes. Somado a isso, elas também desejam ter uma previsão mais concreta dos recebimentos mensais.
Sendo assim, está em alta no Brasil – e também ao redor do mundo – os negócios de assinatura. Atualmente, encontra-se serviços vendidos em pacotes mensais, como TV a cabo, telefonia celular, cabeleireiro, cervejas artesanais, chocolates e etc.
Segundo dados do Economist Intelligence Unit, Gartner, 72% das empresas que atuam com negócios de consumo acreditam que a preferência de seus clientes está migrando para o modelo de recorrência ou aluguel. Ainda segundo essa pesquisa, a expectativa é que até 2019 a cobrança por assinaturas supere a licença perpétua e manutenção.
Mas e as formas de pagamento, como funcionam no modelo de assinatura?
Bom, facilitar o pagamento para o cliente é o grande objetivo das empresas hoje em dia. Quanto mais opções de escolha ele tiver, melhor. E quanto mais fácil for para ele realizar o pagamento, reduzem-se as chances do cancelamento do serviço. É nessa etapa que a Gerencianet pode entrar no processo.
Os clientes dispõem de três opções de cobrança para realizar o pagamento:
– por carnê: ele pode receber o documento com até 12 parcelas e pagar mensalmente. A vantagem deste modelo é que ele pode adiantar o pagamento de alguma parcela se preferir, porque já vai ter todas as cobranças em mãos;
– por boleto: é realizada de forma automática. Ao criar a cobrança e escolher a opção de recorrência, o cliente recebe o boleto (por e-mail ou via Correios). Nesta opção, a empresa não precisa criar a cobrança todo mês, ela é feita de forma automática pelo sistema da Gerencianet e pode ser interrompida a qualquer momento. A vantagem da modalidade é que pelo fato do cliente receber cada boleto perto da data de vencimento, a chance de esquecimento é menor.
– via cartão de crédito: assim que o cliente recebe a primeira cobrança e informa os dados do cartão para pagamento, ele também permite que o débito seja feito de forma automática mensalmente. Assim, na data combinada, a Gerencianet faz a cobrança automática no cartão de crédito do cliente. Não é preciso que a empresa ou cliente façam qualquer operação e a cobrança pode ser cancelada a qualquer momento por qualquer uma das partes.
Sobre a Gerencianet
Especialistas em desenvolver soluções de pagamento e cobrança pela web com foco no atendimento especializado e tarifas competitivas, ela apresenta soluções seguras para seus mais de 50 mil usuários como serviços de pagamento online, cobrança e gestão de clientes. No ano de 2014 já ultrapassou 160 milhões de transações, comprovando assim o avanço do comércio eletrônico no País e a necessidade de investimento em dispositivos e sistemas de segurança.