Home Artigos RT-One construirá Data Center de IA em Uberlândia

RT-One construirá Data Center de IA em Uberlândia

por Paulo Fernandes Maciel

Com a RT-One, Uberlândia ganha primeiro Data Center de Inteligência Artificial (IA) do Sudeste do Brasil


Prefeito Paulo Sérgio anunciou investimento inicial pela empresa norte-americana RT-One, de R$ 6 bilhões, para instalação no município; projeto, que deve gerar cerca de 2 mil empregos permanentes, será o primeiro no país a buscar certificação internacional de sustentabilidade

A Prefeitura de Uberlândia, por meio do prefeito Paulo Sérgio, anunciou, na terça-feira (8 / 7), mais um importante investimento que o município receberá. A partir dos esforços da administração municipal em atrair novos investimentos e estimular o desenvolvimento local, Uberlândia contará com o primeiro Data Center com Inteligência Artificial (IA) da região Sudeste do Brasil. O pioneirismo será viabilizado pela empresa norte-americana RT-One, dedicada ao avanço da inteligência artificial, segurança cibernética e computação em nuvem.

RT-One

2 mil postos de trabalho

Para a instalação do empreendimento na cidade, será feito um investimento inicial de R$ 6 bilhões, com potencial de expansão significativa ao longo das próximas fases do projeto. O anúncio foi feito no Centro Administrativo Municipal e contou com a participação do CEO da empresa, Fernando Palamone. O projeto deve gerar cerca de 2 mil empregos permanentes, entre diretos e indiretos, já nos primeiros três anos de operação, além de centenas de vagas temporárias durante a fase de construção.

“Hoje, temos a felicidade de poder anunciar este significativo investimento em nossa cidade. A vinda da RT-One para Uberlândia representa uma oportunidade ímpar de seguirmos promovendo inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e social, qualificação de mão de obra e, sem dúvida alguma, de atração de novos investimentos para a cidade. Muito em breve, Uberlândia se tornará referência nacional em Inteligência Artificial e o passo que estamos dando hoje terá papel muito relevante”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.

Capacidade hídrica é um facilitador

“Escolhemos a cidade de Uberlândia para fazer este aporte por vários fatores. Dentre eles, o ecossistema de startups, o apoio da Universidade Federal e, claro, a capacidade hídrica e energética do município vão possibilitar que implementemos o primeiro da Data Center da RT-One na região Sudeste do Brasil. Além disso, a capacidade de geração de empregos é amplificada com a presença do Data Center no setor no qual ele vier a ser instalado.

O fato de Uberlândia ser a melhor cidade de Minas Gerais para se viver fará com que o talento humano continue se desenvolvendo na cidade. Com esses atributos, Uberlândia é, sem dúvida alguma, um local ideal para instalação de um Data Center desse porte”, destacou o CEO da empresa norte-americana RT-One, Fernando Palamone.

RT-One
Danilo Henriques – Secretaria de Comunicação/PMU

A estrutura do data da RT-One no parque tecnológico poderá chegar a 245 mil m²

A estrutura será implantada em um parque tecnológico, que deve chegar a aproximadamente 245 mil m² de área construída, utilizando um modelo de construção modular. Esse formato permite entregas rápidas de áreas operacionais e facilita a ampliação progressiva do campus com máxima eficiência.

Inicialmente, o campus tem uma capacidade energética contratada de 100 MW, com planos de expansão para até 400 MW, o que o posiciona entre os maiores da América Latina.

Chega ser um “Data Parque”

De acordo com a RT-One, o foco está no processamento de Inteligência Artificial e segurança na nuvem, trazendo infraestrutura de ponta com refrigeração líquida e outras inovações para suporte do processamento das funções mais avançadas de IA. A crescente demanda global por IA exige data centers com capacidade computacional massiva e soluções sofisticadas de infraestrutura. A RT-One traz ao Brasil essas tecnologias de ponta, alinhadas aos mais altos padrões internacionais.

RT-One
Interior de Data Center da RT-One

Data Centers


Os data centers são essenciais na economia, executando processamento crítico até mesmo em chamadas telefônicas de voz e operações bancárias. Com a infusão do IA, esses centros se tornam ainda mais fundamentais para a produtividade e crescimento econômico, com aplicação direta em setores como saúde, agricultura, manufatura e finanças. Assim, os data centers são as novas fábricas de hoje, essenciais para a competitividade nacional.

O campus do Data Center em Uberlândia será operado com base nos princípios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental e carbono zero, contando com a matriz energética limpa e renovável existente no Brasil. Além disso, a RT-One traz tecnologias avançadas de gerenciamento energético e refrigeração líquida com baixo consumo de água. Este será o primeiro Data Center no Brasil a buscar certificação internacional de sustentabilidade.

Sobre a RT-One


A RT-One é uma empresa dedicada ao avanço da inteligência artificial, segurança cibernética e computação em nuvem. A empresa é fornecedora de soluções avançadas de Sovereign Cloud e Secure AI, criando soluções para desafios complexos do mundo real. Está comprometida com operações sustentáveis, iniciativas de Carbono Zero e está construindo um data center de IA pioneiro em Maringá (PR), Brasil.

O projeto conta com um ecossistema de inovação e parcerias globais, como os parceiros de infraestrutura Supermicro, Endor Development, LZA, entre outros. As alianças garantem acesso às tecnologias mais avançadas e promovem a transferência de conhecimento específicos para adaptação às condições de mercado nacional.

Imagem destacada: Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações