Durante o Tokyo Show Game 2012, o pessoal do Gamespot conseguiu uma entrevista pessoal e exclusiva com o cientista e responsável pelo aprimoramento e desenvolvimento de óculos especialmente para ser usado no PlayStation 3 com a tecnologia agregada da Realidade Aumentada.
Antes somente vista em cenas de alguns filmes, a Realidade Aumentada proporcionada pelo uso de um sistema de lentes e circuitos é conectado agora através de uma interface ao PlayStation 3 e poderá ajudar muitas pessoas com problemas intra-moscular, cordenação motora e também aprimorar parte de estudos psico sociais.
Acompanhe o vídeo abaixo (parte em inglês e parte em Japones).
Tokyo Game Show 2012: por Naotaka Fujii
Laboratory Head, Brain Science Institute
2012 – Setembro
[box_dark]Sobre a Realidade Aumentada[/box_dark]
Realidade Aumentada (RA) é a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera). Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador.
Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.
A definição de Ronald Azuma sobre a Realidade Aumentada é a descrição melhor aceita. Ela ignora um subconjunto do objetivo inicial da RA, porém é entendida como uma representação de todo o domínio da RA: Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real.
Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderia ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.
Azuma define a Realidade Aumentada como um sistema que:
- combina elementos virtuais com o ambiente real;
- é interativa e tem processamento em tempo real;
- é concebida em três dimensões.
Atualmente, esta definição é geralmente utilizada em algumas partes da literatura da pesquisa em RA (Azuma, 1997). Já existem vários sistemas de manipulação da Realidade Aumentada, disponiveis gratuitamente. Existem aplicações educacionais, jogos e aplicações de Realidade nas mais variadas áreas, como: bioengenharia, física, geologia.