Ransomware, hackeamento de câmeras e disseminação de aplicativos falsos para smartphones foram algumas das ameaças cibernéticas que se destacaram em 2016, fazendo milhares de vítimas. A Intel Security apresenta algumas dicas para se proteger de ataques pela internet.
José Matias Neto, diretor de suporte técnico da Intel Security, comenta que a cada ano se popularizam novas ameaças e os consumidores devem ficar atentos. “É muito importante se manter informado sobre as novas ameaças e tomar providências para se proteger. Todos sabem da importância de um bom antivírus e de não abrir e-mails de desconhecidos, mas as ameaças continuam evoluindo e precisamos tomar cada vez mais cuidado para evitar sermos vítimas de um golpe ou ataque cibernético”.
Veja as ameaças que foram destaque em 2016 e algumas dicas da Intel Security para se proteger.
Ransomware. O ano de 2016 deverá ser lembrado como ano do ransomware. O aparecimento do Ransomware as a Service permitiu que mesmo pessoas sem conhecimento técnico pudessem comprar kits na deep web, criptografar máquinas e pedir resgates não rastreáveis por meio de bitcoins. A facilidade de acesso e o lucro fácil fez com que a ameaça se espalhasse rapidamente e fizesse milhares de vítimas. De acordo com dados do McAfee Labs foram encontradas mais de 1,3 milhões de amostras de ransomware apenas no terceiro trimestre de 2016.
Vazamentos de dados. Todos os anos vemos exemplos de ataques que resultam no vazamento de dados e roubo de senhas de serviços como e-mail, redes sociais ou lojas virtuais. Os ataques tem a intenção de expor os usuários de alguns serviços e roubar credenciais. Em 2016 hackers divulgaram dados de usuários de site de conteúdo adulto e também roubaram credenciais de e-mails e serviço de armazenamento de arquivos na nuvem.
Malwares móveis. Os malwares móveis não param de crescer. Apenas no terceiro trimestre de 2016 o McAfee Labs coletou mais de 2 milhões de amostras de malware móvel. As ameaças muitas vezes chegam por SMS ou aplicativo de mensagens, prometendo prêmios, recarga gratuita ou novas funcionalidades para aplicativos.
Aplicativos falsos. Hackers desenvolveram diversos aplicativos falsos para espalhar malwares para smartphones e roubar dados dos usuários. Este ano vimos casos de aplicativos falsos como para o jogo Pokemon Go, quando este ainda não estava oficialmente funcionando no Brasil, e até um aplicativo falso que prometia efetuar recarga da operadora, mas roubava os dados do usuário.
Hackeamento de câmeras. Outro assunto bastante discutido no ano foi a possibilidade de hackeamento de câmeras de notebook e até de televisores conectados à Internet. Casos de pessoas chantageadas após terem momentos íntimos gravados por hackers viraram notícia e fizeram os usuários se preocuparem com casos de invasão de câmeras.
A Intel Security apresenta algumas dicas de segurança importantes para combater as principais ameaças cibernéticas:
Tenha senhas fortes e exclusivas
Nunca use a mesma senha para mais de um serviço online. Se um dos sites for invadido, os criminosos podem tentar usar o mesmo login e senha em outros serviços para roubar os dados e até as contas. Opte pelo uso de um gerenciador de senhas como o True Key para ajudar a criar e guardar senhas exclusivas para cada serviço on-line.
Aposte na autenticação multifator
Além de uma senha complexa e exclusiva, aumente a segurança com soluções que usam mais de um fator para desbloquear dispositivos e acessar as contas. Configure as soluções de segurança e passe a usar reconhecimento facial, impressão digital e um dispositivo confiável para impedir que pessoas desconhecidas possam acessar suas contas.
Muita atenção com os aplicativos
A facilidade em baixar aplicativos pelo smartphone e a grande variedade de aplicativos disponíveis faz com que atacantes criem aplicativos falsos contendo malwares para infectar o aparelho. Nunca baixe aplicativos fora das lojas oficiais e sempre leia as permissões e avaliações antes de instalar qualquer coisa no dispositivo.
Cuidado com o Phishing
Todo mundo sabe que não se deve abrir e-mails de desconhecidos com mensagens suspeitas. O mesmo acontece no smartphone com SMS, mensagens de texto e mídias sociais. Links para promoções, funcionalidades exclusivas, prêmios e outras vantagens devem ser ignorados e apagados.
Proteja todos os seus dispositivos
Tenha uma solução de segurança abrangente e atualizada em todos os seus dispositivos. Tanto o PC como o notebook, tablet ou smartphone são vulneráveis a ameaças e precisam de proteção adequada.