Home Artigos Que tal uma visita ao fundação Museu de Tecnologia de São Paulo?

Que tal uma visita ao fundação Museu de Tecnologia de São Paulo?

por Carlos Xandelly

A Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo (FMTSP) é uma instituição cultural e educativa, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira. Foi instituída pela Lei Municipal n° 7.456 de 20 de abril de 1.970.

A Fundação é voltada para a tecnologia em seus mais variados aspectos: desde a realização de pesquisas, estudo das origens das inovações, sua evolução, difusão e incorporação ao mercado, e até mesmo o comprometimento com a discussão e avaliação dos impactos e implicações da tecnologia na sociedade.

“Um povo sem memória é como uma árvore sem raízes.”

[box_dark]FUNDADORES[/box_dark]

Francisco de Paula Machado de Campos, José Ermírio de Moraes, Dácio Aguiar de Moraes Junior, Haroldo Ferreira Jorge de Souza Rezende, José Aranha Pereira, Paulo Nogueira Neto, Ubirajara Martins, José de Barros Martins, Luis Cintra do Prado, Mário Savelli, Governador Lucas Nogueira Garcez e João Soares de Amaral Neto.

[box_dark]BENEMÉRITOS[/box_dark]

Pessoas Físicas: Governador Paulo Salim Maluf, Governador Laudo Natel, Henri Aidar, Sérgio Baptista Zaccarelli, Miguel Reale, Antonio Salim Curiatti, Governador Olavo Egydio Setúbal, Rachel Machado de Campos Soares do Amaral, Alfredo Karam, Geraldo Azevedo Henning, João Paulo Prat, Maurício Guedes de Mello, Acyr Ayres Paes, Francisco Lima de Souza Dias, Eduardo Matarazzo, Governador André Franco Montoro e Einar Alberto Kok.

Pessoas Jurídicas: Companhia Elétrica Caiuá, Indústrias Eucatex S.A., Tintas Coral S.A., Indústria Elétrica Marangoni Moretti Ltda., Nativa Transformadores S.A., Postes Cavan S.A., Eletropaulo – Centrais Elétricas de São Paulo S.A., Indel – Indústria Eletromecânica Ltda., Hidroservice Engenharia S.A., Itel – Indústria de Transformadores, Sobraf S.A., Ster Engenharia Ltda., ABC Bull S.A.

A missão da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo (FMTSP), conforme define seu Estatuto Social, é a organização e a manutenção do Museu da Tecnologia de São Paulo (MUSEUTEC) e dos Centros Contemporâneos de Tecnologia (CCTECs) visando contribuir para os seguintes objetivos:

  • Elevação do nível cultural, educacional e tecnológico da sociedade pela compreensão do caminho da tecnologia e sua evolução; pelo desenvolvimento das faculdades críticas e do espírito de pesquisa, alargando horizontes e estimulando a criatividade e a atividade inventiva, principalmente dos jovens; pela democratização do conhecimento e do contato da população com as conquistas tecnológicas da humanidade e com o mundo da tecnologia;
  • Preservação e difusão do patrimônio tecnológico, histórico e cultural representado pelo acervo;
  • Motivação e interesse da população pela preservação da memória tecnológica do País;
  • Instituição de um espaço cultural novo e diferenciado a serviço da população. Para realizar essa missão, a FMTSP reúne e expõe documentos e peças de acervo, real e virtual em segmentos tecnológicos diversos; restaura e conserva máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos antigos e contemporâneos; promove, apóia e realiza pesquisa, estudos e projetos nas diversas áreas da tecnologia; sedia, organiza e promove exposições, mostras e eventos diversos; divulga novos produtos, processos e invenções; valoriza e apóia o processo de inovação tecnológica, estimula a atividade inventiva, principalmente entre os jovens.

 

[box_dark]ACERVO[/box_dark]

O acervo do MUSEUTEC é composto por peças de grande valor histórico, com foco principal na tecnologia de transportes. Dentre as principais peças do acervo, duas se destacam pelo seu valor histórico, marcos da tecnologia nacional: um bloco de motor, da primeira série produzido pela SOFUNGE – Sociedade Técnica de Fundições Gerais, fundido em 21 de dezembro de 1955, cujo vazamento foi realizado pelo Presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, o iniciador da indústria automobilística no País e uma roda de vagão ferroviário, a primeira fundida no Brasil pela SOFUNGE, em 1942

PC-XT SCOPUS NEXUS 2.600: 'poderoso' processador UCPIntel 8088 com velocidade de clokc 8 Mhz, isso em 1983 era a pura inovação tecnológica, ele vinha com um sistema operacional próprio chamado SISNE, um pioneirismo que hoje em dia pode ser visto como “uma antecipação ao Linux”.

Além dessas, o acervo possui dois locomoveis, do final do século XIX, máquinas a vapor, usadas para acionar outras máquinas ou para gerar energia elétrica; duas turbinas (uma a vapor e outra hidráulica); diversas peças da área de transportes, entre elas, um avião DC-3; duas locomotivas a vapor, (uma inglesa “Dubbs”, de 1988, e outra alemã, de 1936); uma locomotiva elétrica “Metropolitan Vickers”, de 1926; peças do serviço de limpeza pública municipal (bebedouros de animais, carroças, carroções, varredeiras a tração animal), utilizadas do final do século XIX até meados do século XX, na cidade São Paulo. Também compõe o acervo outras peças, entre elas, artilharia de guerra; instrumentos e máquinas do cotidiano e peças de ferrovia.

Avião Douglas DC-3:17 de dezembro de 1935 , uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro levava 2 horas e meia

Como Visitar:

O acervo do MUSEUTEC encontra-se no Espaço Catavento, situado no Palácio das Indústrias – Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo.

Horários: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Como chegar: Mapa de acesso

O acervo também pode ser visitado em tour virtual.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações