Home Artigos Quase metade dos brasileiros tem medo de comprar pela Internet

Quase metade dos brasileiros tem medo de comprar pela Internet

por Agência Canal Veiculação
Um a cada três brasileiros tem medo de comprar pela internet por receio de fraude

 

A fraude online é um dos principais receios do internauta brasileiro, impedindo o crescimento do comércio eletrônico. De acordo com levantamento da Mintel, 30% dos entrevistados afirmam ter medo de possíveis farsas através de sites falsos e uso indevido de cartão de crédito. Outra preocupação analisada pela pesquisa é o fornecimento do número de cadastro de pessoa física, o CPF: uma a cada quatro pessoas optam por comprar em lojas físicas ao invés de digitar o documento.

Para Omar Jarouche, Coordenador de Inteligência Estatística da ClearSale, embora a fraude exista no ambiente online, ela já é altamente controlada e evitada por meio de inteligência estatística avançada e análises manuais precisas.

Empresas especializadas em detecção e prevenção de compras ilegais conseguem coibir a ação, garantindo a idoneidade tanto da loja quanto do comprador. Além disso, o executivo tranquiliza sobre a desconfiança no preenchimento do CPF: “O uso do documento é fundamental para comprovação de que você é você, e sozinho é pouco útil para os fraudadores”, explica.

A preocupação maior, segundo Jarouche, deve ser com outros pontos importantes na hora da compra, como a aceitação do uso do cartões de crédito na loja. “Se o estabelecimento não aceitar a modalidade como pagamento, desconfie da procedência dela.

São quase nulos vendedores que se restringem em apenas boletos bancários ou transferências eletrônicas, que nesse caso, o risco fica com o comprador”, aponta. Outro ponto que merecem cuidado é analisar o tamanho do desconto, que embora seja uma prática comum no varejo, qualquer valor acima do comum deve ser desconfiado.

 

 

Sobre a ClearSale

Empresa líder em prevenção à fraude e autenticação de vendas para diversos segmentos de mercado, entre eles e-commerce, telecomunicações, financeiro e vendas porta a porta. A ClearSale autentica 50 milhões de pedidos por ano e, em 2013, evitou a fraude de R$ 353 milhões. Atualmente, possui 700 colaboradores e mais de 1.400 clientes.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações