Qual a melhor operadora de telefonia em 2021? Confira um guia completo
Entre as opções de operadoras de celular e as diversas escolhas de pacotes em cada uma das empresas, o usuário pode se sentir um pouco confuso na hora de escolher a melhor operadora de telefonia e qual delas contratar. Até porque as ofertas são constantes e cada operadora dá destaque apenas para as vantagens de seus planos: 5, 10 ou 20 GB de internet, aplicativos inclusos sem descontar da franquia, serviços gratuitos no plano, entre outros…
Nesse contexto, qual operadora vale mais a pena atualmente? Para fazer a melhor escolha, é preciso comparar e filtrar as opções de acordo com a situação. Isso porque, dificilmente, um único plano será o melhor para todos os usuários e aquela opção que é maravilhosa para seu vizinho pode ser ruim para você.
Além disso, há vários outros fatores que você deve levar em conta, que não apenas o que está incluso no pacote pelo seu preço: a qualidade do sinal, a experiência em diferentes atividades, a rapidez do atendimento e por aí vai.
Qual a melhor operadora de telefonia, segundo a Anatel
Nesse sentido, uma boa referência para saber quais são as melhores operadoras em todos esses fatores é a pesquisa de satisfação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Todos os anos, a agência entrevista milhares de consumidores em todo o país e atribui notas para cada uma das empresas em sete categorias:
- satisfação geral;
- funcionamento;
- canais de atendimento;
- capacidade de resolução;
- cobrança/recarga;
- atendimento telefônico;
- oferta e contratação;
A partir de 2020, a Anatel passou a disponibilizar o banco de dados completo da pesquisa para consulta geral em seu site. Observando os números, é interessante analisar que os serviços de telefonia pós-pagos (de conta) costumam ser mais bem avaliados, de maneira geral: nota 7,49 contra 7,45 dos pré-pagos (de crédito), em uma escala de 0 a 10.
A operadora com melhor desempenho, na média nacional da pesquisa, é a Claro, que obteve nota 7,75 no pós-pago e 7,66 no pré-pago. Seu ponto mais forte é o funcionamento do serviço — que inclui a qualidade do sinal e a velocidade da internet, por exemplo. Ela teve as melhores avaliações em 22 das 27 unidades da federação no pós e em 25 no pré-pago.
Sendo assim, um dos fatores que você deve analisar para decidir qual operadora vale mais a pena é a modalidade que você deseja contratar, já que algumas são melhores em uma do que em outra. Além disso, há muitas diferenças regionais ou de estado para estado.
A Vivo (segunda colocada no geral) e a TIM conquistaram as primeiras posições em 14 e 13 UFs, respectivamente, algumas com empates. A TIM tem as maiores notas no Rio de Janeiro, mas as piores no Paraná, por exemplo. Nesse estado do Sul, a campeã na telefonia pós-paga é a Oi — que tem as notas mais baixas na média nacional, 7,29. Já a Vivo é a favorita dos clientes nos estados do Nordeste.
Ainda na pesquisa Anatel, é importante reconhecer a força das operadoras regionais: a Algar Telecom, de Minas Gerais, obteve a maior nota geral na telefonia pré-paga (7,79 contra 7,66 da Claro, segunda colocada) e conquistou 7,50 no pós-pago (mesma avaliação da TIM), sendo a favorita dos clientes nos três estados pesquisados. Já a Sercomtel, do Paraná, foi avaliada só no pré-pago, mas obteve bons 7,43 na escala de 0 a 10 (acima de TIM, Oi e Vivo).
Depende da modalidade a contratar
Sendo assim, em resumo, a decisão de qual a melhor operadora de telefonia depende bastante do serviço que você deseja contratar (pré ou pós-pago), bem como da região do país em que você está. No banco de dados da Anatel os consumidores podem filtrar todos os dados da pesquisa de satisfação por ambos os critérios e analisar as notas de cada operadora nas sete categorias analisadas. Assim, é possível ter uma visão muito mais detalhada.
Outra ferramenta que a Anatel oferece para ajudar na sua escolha é o Mosaico, que mostra a cobertura de cada operadora na sua cidade. Basta selecionar a UF e o município para acessar as avaliações de cada empresa, em uma escala de 0 a 5.
Qual operadora tem a internet mais rápida?
Outro critério para escolher qual operadora vale mais a pena é observar qual tem a internet mais rápida, já que esse é um dos serviços que mais utilizamos atualmente.
Para isso, podemos recorrer aos dados da consultoria independente OpenSignal. Mais uma vez, a operadora Claro se destaca, com a maior velocidade de download (baixar arquivos) e upload (enviar arquivos). Além disso, a Claro tem as melhores avaliações em experiência de internet para jogos, vídeos e aplicativos de voz, um dos planos que mais se destacam é o Claro controle que oferece aplicativos com uso de dados ilimitados. A Vivo e a TIM se revezam no segundo lugar, dependendo das categorias, enquanto a Oi fica consistentemente no último lugar.
Destaque em 4G
Mesmo assim, a TIM se destaca positivamente pela cobertura de internet 4G, considerada a maior do Brasil — o sinal mais rápido está disponível por 88,2% do tempo, de acordo com a OpenSignal. Essa empresa também conquistou a primeira posição no quesito latência do 4G (isto é, o tempo que o sinal demora para ser processado).
De modo geral, observando os dados de pesquisas como as da Anatel e da OpenSignal; é possível observar que os serviços de telefonia móvel apresentaram uma melhora significativa no Brasil, em todas as operadoras. Em especial nas grandes capitais, você encontrará bons serviços em qualquer uma delas; então, o critério para decidir qual operadora mais vale a pena volta a ser os pacotes e as ofertas.
Fatores aconsiderar
Então, para terminar essa matéria, seguem alguns fatores essenciais para você analisar nessa escolha, além do preço:
- Quantos gigas de internet o plano oferece?
- Há aplicativos inclusos, sem descontar da franquia? Se sim, você usa esses apps?
- O pacote oferece bônus para apps de streaming ou redes sociais?
- A operadora oferece internet extra para algum método de pagamento?