Saint-Gobain seleciona as quatro startups do Programa Building Blocks
UPIK, DNA Shopper, ConnectData e Agenda BOA são as startups escolhidas para acelerar a dinâmica de inovação aberta e a geração de novos negócios do Grupo Saint-Gobain no programa Building Blocks.
As empresas foram selecionadas entre quase 200 inscritos para o Building Blocks, programa de aceleração de startups da multinacional francesa, realizado em parceria com a Liga Ventures.
A partir desta segunda-feira (12), elas estarão no Cubo Itaú, maior organização de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, localizado em São Paulo, onde, durante quatro meses, receberão mentorias exclusivas de executivos da Saint-Gobain e acompanhamento do time de aceleração da Liga.
Construtechs passarão por processo de aceleração durante quatro meses, no Cubo
“Focamos a nossa seleção em startups com alto potencial de inovação tanto em tecnologias disruptivas, para a eficiência dos processos construtivos, quanto em novos formatos comerciais e apoio à jornada da reforma e construção dos consumidores finais.
Ficamos muito satisfeitos com a qualidade das startups e dos projetos apresentados.
Agora vamos focar em maximizar esses quatro meses de aceleração para criar sinergias de negócio entre as startups e as marcas do Grupo e mostrar o quanto essa colaboração entre grandes corporações e os ecossistemas de empreendedorismo é fundamental para o crescimento da economia.”
Revela a Diretora de Marketing e Estratégias Digitais da Saint-Gobain para o Brasil, Lucile Charpentier.
Conheça as iniciativas
Arquiteto de Bolso é o projeto da Upik, que traz um modelo de consultoria online único no mundo: a cada duas horas de interação, o aplicativo auxilia o consumidor, seja para escolher um piso ou para desenvolver um layout e conceito 3D, além de indicar uma lista de recomendações exclusivas e personalizadas para cada cliente.
Até agora, já foram mais de 1500 horas de consultorias prestadas e mais de 1,5 milhão de produtos recomendados.
Com foco em tecnologia mobile para o varejo, a DNA Shopper desenvolveu uma plataforma para melhorar a experiência de compra nas lojas e shoppings, juntando o mundo físico com o digital.
A startup é a maior especialista no Brasil em vendas por meio de aplicativos white label, um modelo de negócio em que um produto ou serviço desenvolvido por determinada empresa pode ser revendido por outras.
Startups de construção civil
O ConnectData aplica as tecnologias IoT (Internet das Coisas) e BIM (Modelagem da Informação da Construção) com o intuito de automatizar a coleta de dados, estimar melhor custos e prazos das obras, e com isso, aumentar a produtividade do setor da construção civil, desde a produção dos materiais até o rastreamento das sobras em um canteiro, por exemplo.
A startup foi considerada, na categoria IoT, uma das 100 mais inovadoras da América Latina pelo ranking Top 100 Innovation Awards LATAM.
Por fim, o AgendaBoa é um aplicativo pensado para ajudar autônomos e pequenos empresários a organizarem melhor a apresentação e o envio de documentos, como orçamentos e ordens de serviço, recibos digitais, além de registrar compromissos profissionais.
O app já conta com 100 mil downloads e 25 mil usuários ativos.
Apoios
Cada startup terá o apoio regular de um mentor, executivo de um negócio da Saint-Gobain, além de mentorias sobre temas específicos como gestão de equipe, business model, finanças ou ainda marketing digital.
“Essa conexão das startups com os times da Saint-Gobain tem um duplo benefício:
Apoiar esses empreendedores com vivências e experiências reais do mundo dos negócios e ajudar a transformação organizacional de uma grande corporação, colocando suas equipes em contato com a nova economia, suas metodologias de trabalho e novas maneiras de pensar os negócios.”
Completa Lucile Charpentier.
Open Innovation na Saint-Gobain Building Blocks
O foco nos ecossistemas de empreendedorismo e startups é um dos pilares da estratégia de inovação da Saint-Gobain.
No Brasil, o Grupo multiplica as interações com importantes hubs, como o Cubo Itaú, InovaBra, Oxigênio, o que contribuiu para o relacionamento com mais de 500 startups ou clusters, e que vem gerando frutos:
Hoje, mais de 80% dos projetos da área digital da empresa têm a adoção de soluções de startups, que ajudaram na redução de até 50% do tempo de execução dos projetos e 30% dos custos.
Este ano, a companhia já iniciou interação com mais de 30 delas, e temos 16 projetos ou proof of concept em andamento.
Sobre o Building Blocks
O Programa de Aceleração da Saint-Gobain é uma das iniciativas que busca impulsionar a estratégia de inovação aberta do Grupo no Brasil.
O objetivo é atrair startups de todo o país que desenvolvessem negócios inovadores para levar eficiência e escalabilidade ao setor da construção civil ou que atuassem nas áreas de soluções digitais para melhorar a experiência do consumidor final e de profissionais da construção.
“Fazemos parte de uma indústria considerada ainda pouco inovadora.
A Saint-Gobain quer romper essa barreira e tem contado com a relevante ajuda de startups para avançar nessa pauta.
O Building Blocks nos permitirá dar um salto rumo ao avanço da indústria da construção como um todo, o que beneficiará, principalmente, nossos clientes finais além de fornecedores e parceiros de negócios”, finaliza Lucile Charpentier.
SOBRE A SAINT-GOBAIN
A Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções pensadas para o bem-estar de cada um de nós e o futuro de todos.
Podem ser encontrados em todos os lugares em que vivemos e no nosso dia a dia: em edifícios, transportes, infraestruturas e em muitas aplicações industriais.
Eles proporcionam conforto, performance e segurança, ao mesmo tempo em que respondem aos desafios da construção sustentável, eficiência do uso de recursos e mudança climática.
€40.8 bilhões de vendas em 2017
Opera em 67 países
Mais de 179.000 funcionários
www.saint-gobain.com
@saintgobain
SOBRE A SAINT-GOBAIN NO BRASIL
A Saint-Gobain atua há mais de 80 anos no Brasil com um portfólio diversificado de marcas como Brasilit, Isover, Norton, PAM, Placo, Sekurit, Telhanorte e Weber, produtos quartzolit.
O Grupo tem 17 mil colaboradores diretos e indiretos no país, vendas anuais de R$ 9 bilhões em 2017, assim como 59 fábricas, 43 centros de distribuição, 10 mineradoras, 71 lojas, 23 escritórios comerciais e 1 centro de pesquisa e desenvolvimento.
Mais informações sobre Saint-Gobain no Brasil
www.saint-gobain.com.br
Sobre a Liga Ventures
Criada em 2015, a Liga Ventures (http://liga.ventures/) é uma das maiores aceleradoras de startups do país e pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate ventures, com parceiros como GPA, Brink’s, Porto Seguro, Embraer, Mercedes-Benz, AES Brasil, Intel, TIVIT, Eaton, WebMotors, Sascar, Unilever, Saint-Gobain, Ticket Log e mais de 11 mil startups em seu banco de dados.
Só em 2017, foram realizadas mais de 3 mil inscrições nos programas de aceleração, na qual a Liga é responsável desde o processo de seleção das startups até o acompanhamento dia a dia com os empreendedores.
Foram realizados também mais de 200 eventos e 782 horas de conteúdo produzidos diretamente para grandes empresas e startups.
A Liga também acelerou 77 startups em 15 ciclos de aceleração e criou estudos inéditos via projeto Liga Insights, apontando startups que estão inovando nos setores de Retail, AutoTech, Tecnologias Emergentes, HR Techs, Health Techs, IT, Real Estate e Eleições 2018.