Home Artigos Profissões TEC: O futuro já no presente

Profissões TEC: O futuro já no presente

por Paulo Fernandes Maciel
Caderno digital Microsoft e Apple

Profissões TEC: conheça algumas áreas para quem ama tecnologia

Você gosta de tecnologia? Então com certeza vai se interessar em conhecer algumas Profissões TEC que são excelentes para quem ama qualquer tipo de assunto tecnológico. Afinal de contas, o mercado segue uma lógica relativamente simples: a tecnologia está ligada à inovação e, portanto, está sempre em posição de crescimento e destaque no mercado, com um futuro promissor.

Se você quer atuar em um setor com muitas vagas e com possibilidade de crescer sem grandes riscos, então escolher uma das muitas profissões TEC no mercado é a melhor opção para você. Isso trará mais reconhecimento e possibilidades de crescimento na sua carreira, especialmente em um período de grande automação empresarial.

E aí, quer conhecer algumas das melhores profissões TEC do mercado? Veja algumas opções abaixo!

6 opções de profissões TEC no mercado

Profissões TEC

1. TI – Tecnologia de Informação

A área de TI (Tecnologia da Informação) tem um dos maiores déficits de vagas do Brasil. Isso significa que é uma área com muitas oportunidades, mas pouca mão de obra qualificada, o que faz com que os salários sejam altos e a estabilidade profissional também.

Além disso, a área é muito ampla, dando espaço para muitos tipos de profissionais diferentes. Existem os programadores front e backend, existem os desenvolvedores de sites e aplicativos e até mesmo aqueles profissionais que trabalham com tecnologia muito inovadora, como Machine Learning.

Profissões TEC

2. Marketing Digital

Trabalhar com marketing digital serve tanto para oferecer este serviço para outras empresas, quanto para se beneficiar deste conhecimento independente da área que escolher seguir como carreira.

O marketing digital é responsável por montar estratégias de publicidade, engajamento e gerar vendas, usando todas as ferramentas disponíveis dentro do mundo digital. Ele cuida, por exemplo, de sites, blogs, redes sociais, anúncios, desde o conteúdo até o design.

Isso quer dizer que, para seguir esta carreira, é necessário estudar diversas áreas diferentes, como fazer uma faculdade de publicidade e propaganda, administração, webdesign, e cursos específicos de análise de estatísticas, de tráfego e anúncios.

Um exemplo típico do uso de tecnologia no Marketing é uma agência de SEO. Ela tem como objetivo otimizar os sites e plataformas dos clientes para ser melhor posicionados no Google e outros buscadores. Isso inclui ajustar o código do site, programar o servidor e muito mais.

3. Cientista de Dados

Você já ouviu falar em Big Data? É muito provável que sim, uma vez que esse é um conceito muito importante para empresas e governos hoje em dia. Afinal de contas, o uso constante de dados para otimizar o processo de tomada de decisões não só é uma tendência atual, como algo que deve orientar todos os negócios no futuro próximo.

Isso faz com que o Cientista de Dados, o profissional que é responsável por lidar, manipular e encontrar insights nesse Big Data, seja uma das profissões TEC mais badaladas do futuro próximo.

Explicando de maneira simplificada, o Cientista de Dados é o profissional que mistura o administrador/gestor, um estatístico e um programador. Ele combina habilidades e conhecimentos dos três para ser alguém inteiramente único e com atrativos especiais para uma empresa.

4. Desenvolvedor de jogos

O mercado de games movimenta bilhões de dólares no Brasil e no mundo todos os anos. Nosso país é um dos mercados consumidores mais intensos do setor (e poderia ser muito mais se o dólar não estivesse em um patamar tão alto no momento).

Hoje em dia, o mercado de games no Brasil parece tentar se desenvolver para encontrar alguma maneira de seguir o padrão internacional e não só desenvolver jogos para empresas ou traduzir games de fora. Alguns resultados significativos já foram sentidos, mas muito mais deverá ser alcançado nos próximos anos.

5. Web Designer

Para se tornar um web designer, é necessário gostar de ilustração e de criar. Web design é a área de projeção de interfaces de sites, redes sociais, blogs, aplicativos, ou seja, a parte estética da internet. Apesar de não precisar conhecer programação para atuar nesta profissão, saber algumas linguagens é um diferencial quando se busca destaque entre concorrentes.

Os principais programas que um web designer deve dominar são aqueles usados para ilustração, vetorização e edição de vídeos e imagens, como Photoshop, Corel Draw, Illustrator, Fireworks e Adobe Premiere.

6. Influenciador digital

Ser influenciador não é um trabalho fácil, e requer dominar diversas áreas tecnológicas. Na prática, o influencer tem presença em redes sociais como Instagram, Tik Tok, YouTube, Facebook e Twitter. Mas para entregar o produto final, é preciso saber técnicas de filmagem e iluminação, edição de vídeos, técnicas e edição de som e dublagem, além de dança, maquiagem e outros assuntos que são comuns na área.

Para garantir ainda que está no caminho certo, o influenciador ainda tem de dominar todas as ferramentas de redes sociais, entender o algoritmo de cada uma, e fazer um bom trabalho de marketing digital e análise de estatísticas.

Pronto! Agora que você já conhece as principais profissões TEC do mercado, é hora de dizer: qual delas tem mais a ver com você? Comente abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações