Estudo mostra que profissionais de TI subestimam o alcance dos aplicativos introduzidos por funcionários
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Nova pesquisa da LogMeIn revela o impacto da tendência do Bring your own app (traga-seu-próprio-app -BYOA) na função e relevância da TI
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Uma pesquisa recente feita pela LogMeIn, Inc. (NASDAQ:LOGM) e pela Edge Strategies revela que profissionais de TI subestimam de forma significativa o alcance da tendência do Bring-Your-Own-App (Traga-seu-próprio-app , sigla em inglês BYOA) no ambiente de trabalho. Feito para averiguar o uso e adoção de aplicativos cloud introduzidos por empregados nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, o estudo se aprofunda nos tipos e número de aplicativos entrando no espaço de trabalho, bem como a responsabilidade da TI em gerenciar e co ntrolar esta tendência.
De acordo com o estudo, enquanto aproximadamente 70% das empresas pesquisadas relataram uso ativo de apps introduzidos por funcionários, profissionais de TI pesquisados estimaram o número desses aplicativos em 2,8 apps por organização. Porém, dados subsequentes coletados em companhias de porte similar por intermédio de tecnologia de descoberta de app, mostraram que o número médio de BYOA fica perto de 21 por empresa – um escalonamento 7 vezes maior.
Conduzida pela Edge Strategies em nome da LogMeIn, a pesquisa explora o impacto do BYOA, uma tendência na intersecção de duas das maiores transformações da indústria de TI: aumento generalizado de ofertas em cloud e a consumerização da TI. As perguntas da pesquisa cobriram apps populares e categorias como sincronização de arquivos cloud e apps de compartilhamento (ex.: Dropbox, Cubby, Google Drive), apps de colaboração (ex.: Skype, join.me, Trello), apps de produtividade (Evernote, Google Apps for Business/Google Docs), bem como apps sociais e de acesso remoto. Os entrevistados incluíram profissionais de TI, serviços de TI terceirizados e profissionais fora do setor de TI das empresas, desde pequ enas até grandes companhias. Profissionais de TI, em particular, também foram questionados sobre suas próprias políticas de BYOA, abordagens atuais para gestão desses apps, bem como seu papel em avaliar, influenciar e assegurar tais apps.
As principais conclusões do relatório incluem:
o 58% de toda sincronização em cloud e apps de compartilhamento foram introduzidas por funcionários o 52% de todos os apps de produtividade foram introduzidos por funcionários o 49% de todos os apps de colaboração foram introduzidos por funcionários
o 59% dos apps de colaboração introduzidos por funcionários agora são aprovados por TI o 55% dos apps de produtividade introduzidos por funcionários agora são aprovados por TI o 41% dos apps de sincronização de arquivos e compartilhamento introduzidos por funcionários agora são aprovados por TI
o Apps de sincronização e compartilhamento de arquivos: 54% dos empregados usam versões gratuitas não gerenciadas; 20% usam versões pagas individuais não gerenciadas e só 26% usam versões corporativas gerenciadas de maneira centralizada o Apps de colaboração: 46% dos empregados usam versões gratuitas não gerenciadas; 25% usam versões pagas individuais não gerenciadas e só 29% usam versõe s corporativas gerenciadas de maneira centralizada o Apps de produtividade: 42% dos empregados usam versões gratuitas não gerenciadas; 42% usam versões pagas individuais não gerenciadas e só 15% usam vers ões corporativas gerenciadas de maneira centralizada
o Guardiões ativos: 30% dos profissionais de TI gerenciam BYOA bloqueando ativamente aplicativos cloud em seu ambiente de trabalho o Facilitadores estratégicos: 29% dos profissionais de TI gerenciam BYOA pela combinação da análise de registros de tráfego web, espionagem de pacotes e/ ou monitoramento de dispositivos o Observador passivo: um total de 39% dos profissionais de TI relatou que nem monitora nem gerencia BYOA de qualquer maneira
“O crescimento acelerado de ofertas cloud – junto com a consumerização de TI – está forçando grandes mudanças na forma de operação de TI e colocando em questão a relevância no ambiente de trabalho atual. As exigências críticas de segurança e gestão continuam sendo a responsabilidade primária de TI, no entanto, está cada vez mais fora do círculo quando se trata de selecionar aplicativos e pior, o modo como os dados são armazenados e compartilhados por intermédio desses aplicativos,” disse W. Sean Ford, CMO da LogMeIn. “Nós acreditamos que a função de TI precisa ser fundamentalmente redefinida se os profissionais quiserem reconquistar sua voz estratégica e isto significa reinventar a maneira como eles abordam o gerenciamento de aplicativos, dispositivos e dados na era do BYO.”
Materiais relacionados:
Relatório completo: http://solutions.logmein.com/BYOA/managing-applications-in-the-age-of-BYOA-report-part-1.html
Sobre a pesquisa/metodologia: Esta pesquisa faz parte de uma série de estudos maiores conduzidos pela LogMeIn que focam na situação da gestão de TI no atual mundo independente de consumidores BYO (Bring-Your-On, traga seu próprio). A série de estudos irá focar em três áreas chave: gerenciamento de aplicativos, gerenciamento de dispositivos e gerenciamento de dados.
Para este estudo, nós investigamos o uso e a adoção de aplicativos introduzidos por funcionários dentro das empresas em todo mundo e como isso levou a perda de controle dos gerentes de TI. Fizemos uma parceria com a Edge Strategies para examinar profissionais de TI e de outras áreas pelo mundo em organizações de tamanhos variados, incluindo tanto os clientes da LogMeIn quanto um júri independente. Entrevistados incluíram 1.390 profissionais de TI e outras áreas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.
Sobre a LogMeIn A LogMeIn (Nasdaq:LOGM) transforma o jeito como as pessoas trabalham e vivem por intermédio de conexões seguras a computadores, dispositivos, dados e pessoas que vivem conectadas. Os serviços de nuvem da empresa permitem que milhões de pessoas trabalhem de qualquer lugar, dão poder a profissionais de TI para atuar na nuvem, de qualquer lugar, dá a empresas novas maneiras de alcançar e dar suporte aos consumidores conectados de hoje e ajuda o mercado a trazer a próxima geração de produtos conectados ao mercado. A sede da LogMeIn está localizada no Distrito de Inovação de Boston, e ainda possui escritórios na Austrália, Hungria, Índia, Irlanda, Holanda e Reino Unido. |
Profissionais de TI subestimam alcance de aplicativos introduzidos por funcionários
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