Já é de algum tempo que temos recebido várias reclamações e comentários feitos nos bastidores e outras comunidades sobre comprar ‘bem feitas’ que depois de algum tempo se tornaram verdadeiras bombas e causando além de prejuízo uma enorme dor de cabeça ao consumidor.
O brasileiro naturalmente tem aquele jeitinho de querer levar vantagem em tudo, e quando se depara com um anúncio de um determinado produto com preços abaixo dos praticados pelas lojas, logo se põe a pensar que ele é ‘sortudo’ e encontrou a ‘mina de ouro’ ! Sem titubear na maioria das vezes e sem sequer procurar nos sites especializados o nível de reclamações e a Idoneidade da loja, faz logo a compra e se julga o ‘campeão’ !
[box type=”info” ]Idoneidade
Significa aptidão, capacidade, competência. É a qualidade de idôneo, que significa ser conveniente, adequado, próprio para alguma coisa, justo, pessoa correta. Que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.[/box]
Em outras palavras, o consumidor obterá algum certo lucro na compra (menor dinheiro tirado do bolso) quando este se fizer desnecessário a chamada GARANTIA de Produto ou a substituição por outro por problemas de vício de fabricação. Sem falar que tentar acionar o fabricante por RMA ou qualquer outra conduta sem possuir uma Nota Fiscal ‘quente’ e real no Brasil, de nada adiantará. Sabemos que a emissão de uma nota fiscal de ‘papel’ (aquela praticada comumente em lojas populares por um talão de notas) possui muitas irregularidades e podem não ser válidas. Como é? Mas como assim? Calma ! Explicamos…
Existem maneiras de ludibriar o consumidor com talonários frios e outras vezes com talões de pedido e sem nenhum valor fiscal, este tipo de ‘nota’ não possui nenhum tipo de legalidade, não se paga impostos e tão pouco garante que o consumidor tenha alguma garantia de seus direitos sejam preservados. Estes tipos de talonários são utilizados em lojas ou pontos de venda populares principalmente e são considerados ILEGAIS pela Receita.
Abaixo temos uma Nota Fiscal Real (mas isto também não implica que seja 100% de certeza de garantia e idoneidade) Explicaremos logo mais abaixo.
IMPORTANTE: não é por que recebeu uma Nota Fiscal aceita pela Receita que lhe garante a total idoneidade da loja ou empresa, ou prestador de serviços. Em alguns casos são utilizados talonários ‘frios’ ou CNPJ paralisados ou fechados junto a Receita Federal. E você pode estar se perguntando, e dai? O que tenho a ver com tudo isso? Explicamos novamente…
A maioria das lojas que compram ilegalmente ou por descambo comercial tentam se locupletar utilizando meios ilegais de burlar e fraudar o FISCO, geralmente este tipo de fraude é detectado facilmente, basta verificar o tempo de GARANTIA que será passado de informação no momento da compra: 30 dias? 45 dias? Há… bom… 90 Dias ! Legal? claro que não, isto também é Fraude. Quem passa este tipo de garantia é a loja ou o comerciante e não o fabricante. Confiram algumas periodicidades de GARANTIA LEGAIS praticadas por alguns fabricantes aqui no Brasil:
Intel (processadores) : Garantia total contra qualquer defeito ou vício de fabricação 3 ANOS
GIGABYTE: Garantia 1 ANO
ASUS: Garantia 1 ANO
SEASONIC: Garantia normal de 3 ANOS podendo se estender até 5 ou 7 anos dependendo do modelo da FONTE
Cooler Master: Garantia 1 ANO, dependendo do modelo e produto pode se estender
Western Digital : 3 ANOS, podendo em diferentes casos se estender até 5 ANOS.
Estes dados acima, são exemplos, existem muitos e muitos casos de IRREGULARIDADES PRATICADAS pelo comércio informal e sem o devido respeito pela prática e ética do Código de Defesa do Consumidor.
Bom, já que tomamos uma ciência dos fatos e uma melhor explanação do caso, vale sempre ressaltar que: quando o consumidor receber uma Nota Fiscal LEGAL E REAL, mesmo que o lojista ou o comércio feche as portas ou pare de vender determinado produto adquirido, o consumidor por sua vez poderá e terá LEGALMENTE DIREITO DE SOLICITAR a GARANTIA diretamente ao Fabricante. Mas lembre-se somente nos casos de Notas Fiscais REAIS e não em casos de talonários de pedidos e Notas Frias.
Falamos basicamente sobre lojistas e comércios, mas e como fica então a questão de compra ‘informal’ ou o chamado escambo vergonhoso que é praticado por vendedores que se intitulam ‘lojistas’ ? Em diversos sites e o maior deles, o site de leilão, é descaradamente vendido , negociado e ofertado produtos dos mais diversos fins SEM NOTA FISCAL, inclusive a maioria deles possuem um e-shop que é pago e fica hospedado no próprio site. Quando perguntado na maioria dos casos sobre a emissão de Nota Fiscal, estes recusam em responder e quando respondem logo vem a decepção: Emitimos Recibo e Garantia do Fabricante. Mas alto lá ! Garantia do fabricante? Como acionar o fabricante se sequer possuímos um documento legal que legitima a aquisição do produto? Pois é… outra mera embromação. Não serve para coisa alguma. Isto acontece em mais de 80% do mercado ‘informal’, chamado idoneamente de Site de Leilão.
Existem casos também em comunidades, fóruns, sites fajutos, e por ai afora. Se formos entrar nessa linha de pensamento este artigo certamente se tornará um livro de 300 páginas ou mais.
E agora? O que deve ser feito então para me precaver contra futuras dores de cabeça?
Bom, isto não é tão simples assim de ser respondido e não serve intrinsecamente como receita para tudo e todos os casos, mas algumas boas dicas servem como aumento de segurança, vejamos:
- após identificar o site ou a loja, pesquise no google se a mesma possui reclamações ou relatos negativos;
- pesquisar no site ReclameAqui, que atualmente é o canal mais sério no Brasil e que mostra o cenário da loja ou empresa;
- se recuse terminantemente a receber uma ‘Nota de Pedido’, ela não possui nenhum tipo de garantia válida; exija sua Nota Fiscal e recuse ‘pagar a mais para isso’.
- Recebeu uma Nota Fiscal aparentemente válida? Entre no site da Receita Federal e faça uma rápida consulta pelo CNPJ, para verificar se as informações impressas batem com os dados da Receita e também saber se o CNPJ está regularmente ativo e válido;
- Não compre em lojas virtuais sem recomendações ou em sites que não oferecem telefone de suporte, contato, endereço ou CPNJ (Isto é LEI e todos são obrigados e exibir estas informações na página de entrada da loja Virtual)
Poderíamos enumerar outras conselhos e dicas, porém a melhor forma de evitar transtornos futuros é a PRECAUÇÃO ! Ser precavido é a melhor forma de não ter aborrecimentos e definitivamente FAZER A SUA Melhor compra possível. Informe-se, pergunte, indague, faça valer seus direitos !
Recuse compras por descambo !
Não alimente o contrabando, comprar produto de origem ilegal é CRIME !
Faça valer seus direitos sempre, mas cumpra-os primeiro !
Tenha sempre em mente, que a compra BOA é a COMPRA SEGURA! O barato geralmente sai muito mais caro na maioria das vezes.
Comprar ‘LEGAL’ é legal !