Home Artigos Por que a transformação digital pode revolucionar o setor agrícola?

Por que a transformação digital pode revolucionar o setor agrícola?

por Agência Canal Veiculação

Samir EL Rashidy, Diretor de Soluções da Orange Business Service para América Latina

Sem dúvida, a agricultura é uma das principais atividades na América Latina. De fato, segundo dados da LEDS LAC, a região tem mais de 500 milhões de hectares cultiváveis das 995 milhões que existem. Para impulsionar o crescimento deste setor, a transformação digital retoma as centrais de dados que permitem melhorar o processo de produção e distribuição de alimentos. A realidade é que, segundo dados da ONU, para 2050 a produção de alimentos tende a aumentar cerca de 70% para sustentar uma população em crescimento constante; em um mundo que atualmente desperdiça 300 milhões de toneladas de alimentos.

Mas, como a transformação digital transformará a vida nos campos? Qual impacto terá este grande setor?

Os métodos de trabalho também se transformam

A transformação digital contribui para atualizar e melhorar a forma de trabalho no campo. Um dos maiores desafios de agricultores hoje em dia é cultivar, produzir, e entregar seus produtos da forma mais eficiente, com boa qualidade e rapidamente. Estima-se que 50% dos produtos agrícolas nunca chegam para os consumidores por conta do desperdício e dos altos preços. A combinação de uma nuvem com IoT e Big Data proporcionará um grande potencial na planificação, supervisão e desenvolvimento de soluções que otimizam a eficiência dos agricultores e fazem os produtos chegarem mais rapidamente aos seus destinos finais. Por exemplo, hoje podemos otimizar seu tempo e trabalho ao contar com soluções para monitorar o maquinário, a criação e a vigilância dos cultivos. O impacto da transformação digital também pode alcançar outras atividades como a pesca, proporcionando soluções inteligentes para a cria de animais, assim como os sistemas de segmentos de gado e o Alerta Geral de morte de animais.

A análise de dados

A gestão de dados é crítica e a transformação digital implica que todos os detectores, tais como sensores de campos, drones e maquinário estejam conectados, fazendo da análise da informação parte das ferramentas para a agroindústria. Hoje já somos capazes de medir remotamente as condições de solo para determinar com exatidão o momento de regar os campos de uva e assegurar que recebam a quantidade correta de água que a matéria-prima necessita para a produção de cada tipo de vinho. Toda esta operação já ocorre sem interrupção humana e é fruto da análise de dados automatizada por softwares e sua integração com a robótica e dispositivos conectados.

A transformação tecnológica

A inovação tecnológica permite incrementar o rendimento do cultivo, melhorar os métodos de fertilização, de maquinário e proteção de cultivos. A realidade é que a infraestrutura de banda larga fixa é deficiente em muitas comunidades rurais, por este motivo a banda larga móvel será parte do futuro da agricultura.

Definitivamente, as tecnologias digitais convidam a indústria alimentícia a fazer frente aos desafios da globalização e satisfazer, ao mesmo tempo, a crescente demanda do consumidor. Em um mundo cada vez mais digital, avançar para melhorias tecnológicas não é um mero detalhe, é uma vantagem competitiva e um habilitador de negócios.

Samir El Rashidy

Diretor de Soluções para América Latina da Orange Business Services

Samir é diretor da área de soluções na América Latina desde 2011, sendo responsável por desenvolver e gerenciar os serviços profissionais e soluções empresariais na região. Seu objetivo é alcançar todo o potencial diverso e promissor no mercado da América Latina.

Entre as áreas de sua responsabilidade estão Consultoria, Gerenciamento de Serviços, Serviços de Campo, Revenda de Equipamentos, Colaboração, Aceleração de Aplicações, Nuvem e Serviços Integrados.

Samir também trabalha na construção de parcerias estratégicas e alianças com tecnologias chave pela região, estabelecendo relacionamento com executivos e promovendo o compromisso diferenciado entre a Orange e seus parceiros.

O diretor é bacharel em Ciência da Computação pela Arab Academy of Science of Technology e Universidade Católica do Recife, mestre em Gerenciamento de Projetos Avançados pela George Washington University e é fluente em inglês, português, espanhol, árabe e possui conhecimento prático de italiano.

Em seus 10 anos com a Orange, Samir ocupou diferentes posições em diversos países.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações