Home Artigos Planta piloto da BRF realiza mais de 300 testes mês

Planta piloto da BRF realiza mais de 300 testes mês

por Paulo Fernandes Maciel

Planta piloto da BRF tem estrutura de ponta para inovação e realiza mais de 300 testes em formulações mensalmente

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo e donas das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, tem Inovação no seu DNA. Neste ano, a companhia lançou produtos como Mignoneto, Xtreme Empanacho e Big Nuggets, que estão sendo sucesso entre os consumidores. Parte importante do processo de inovação passa pela planta piloto, que fica no BRF Innovation Center (BIC), em Jundiaí. A infraestrutura desta planta piloto tem capacidade para realizar cerca de 500 formulações de produtos por mês, além de conduzir aproximadamente 300 ensaios e análises laboratoriais focados em embalagens. Esse ambiente oferece suporte completo ao desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento de processos, garantindo eficiência e qualidade nas etapas de pesquisa e testes.

Estrutura fica no BRF Innovation Center (BIC), na Planta piloto da BRF localizada na cidade de Jundiaí SP

Com uma área de 2 mil m² dedicados a projetos inovadores, prototipagem e aprimoramento de processos, a instalação se destaca como um centro de excelência tecnológica e criativa. “A planta é um verdadeiro laboratório de inovação, equipada com cerca de 200 equipamentos projetados para funcionarem como uma mini fábrica.

A planta piloto é capaz de simular todos os processos que existem dentro da companhia, desde produção de cortes, até a produção de margarinas, processos complexos e que precisam de fluxos independentes”, explica Fabio Bagnara, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da BRF.

Mais de 10 áreas

A planta abriga mais de 10 áreas especializadas, cada uma focada em diferentes tipos de projetos, além de 12 câmaras de congelamento e resfriamento. Essas câmaras possuem capacidade de armazenar até 11 toneladas de amostras, garantindo que todos os protótipos em desenvolvimento possam ser testados nas condições ideais.

Considerada um polo de inovação completa, a planta piloto possui um completo laboratório de embalagem preparado para conduzir diferentes métodos de análises, o laboratório possui 13 tipos de análises para material celulósico, 11 de material flexível e 7 de rígidos.

“O principal objetivo dessas análises é reforçar o compromisso com a pesquisa e desenvolvimento, além de garantir a qualidade total, a parametrização precisa e a conformidade das embalagens em toda a organização. Assim, não apenas inovamos continuamente com nosso portfólio, como também mantemos a integridade e a excelência de suas embalagens, assegurando a satisfação dos clientes e a liderança no mercado.”, comenta o executivo.

Com a planta piloto, a BRF simula todos os processos internos da companhia e avança na criação de soluções inovadoras que atendem às demandas do mercado e às necessidades dos consumidores. A integração de desenvolvimento de produtos e embalagens reforça o compromisso da companhia em qualidade e inovação.

Sobre a BRF      


A BRF está presente em 127 países e seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos para pessoas em todo o mundo por meio da gestão sustentável de sua cadeia, do campo à mesa.

Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de Segurança, Qualidade e Integridade. Com agilidade, simplicidade e eficiência, a empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus cerca de 100 mil colaboradores e 300 mil clientes no mundo, e aproximadamente 9,5 mil integrados, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações