Jadlog consolida 900 Pickup pontos de coletas e entregas de encomendas do e-commerce só na Região Metropolitana de São Paulo
A Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do comércio eletrônico, consolidou a maior rede de locais de retirada e postagens de encomendas na modalidade Pickup, da região metropolitana de São Paulo, com mais de 900 pontos comerciais parceiros de bairro em operação. Essa capilaridade é três vezes maior do que a dos Correios, que possui cerca de 300 agências na mesma região.
Trata-se de maior rede de estabelecimentos comerciais parceiros de bairro em operação na região metropolitana de SP, número três vezes superior à capilaridade dos Correios
Nos 900 pontos comerciais parceiros em São Paulo, também conhecidos como pontos Pickup da Jadlog, os compradores do varejo on-line e os vendedores de marketplaces conseguem retirar e postar produtos adquiridos ou vendidos pela internet, sejam em franquias da Jadlog, cafés, lojas de acessórios para eletrônicos, floriculturas e mercados, entre outros estabelecimentos situados próximos da residência ou do local de trabalho do consumidor.
Pontos de coleta modelo Pickup da Jadlog –
“O modelo de operação do Pickup ganha cada vez mais relevância na logística do e-commerce devido à grande disponibilidade de locais de retiradas e postagens de encomendas. São estabelecimentos de bairro facilmente acessados devido à sua capilaridade e flexibilidade de horário”, explica o diretor das Soluções OOH (Out Of Home, fora de casa na tradução para o português) da Jadlog, Diogo Inoue.
O sucesso do modelo é atestado em todo o Brasil, onde a rede Pickup da Jadlog possui mais de 4 mil pontos comerciais parceiros, estrategicamente localizados nas cidades brasileiras. A expectativa é de que, em menos de cinco anos, este tipo de solução represente cerca de 20% de todos os recebimentos do e-commerce no Brasil, uma porcentagem hoje já atingida em mercados considerados mais maduros, como o dos Estados Unidos e da Europa.
O Pickup, a solução OOH (Out of Home) da Jadlog, é uma alternativa aos modais de entrega padrão e alivia a grande demanda atual de entregas na última milha. As lojas on-line podem deixar as encomendas em locais convenientes e seguros, escolhidos pelos clientes para a retirada das compras, reduzindo o insucesso de entregas, pois muitas pessoas não podem receber produtos em casa.
A rede de 900 pontos na região metropolitana de São Paulo agrega flexibilidade e conveniência às entregas, beneficiando vendedores e compradores do e-commerce, pois os custos logísticos são até 20% menores, quando comparados com as entregas porta a porta. Desta maneira, os embarcadores conseguem subsidiar com mais facilidade o frete grátis, ganhando em competitividade e em mais conversões de vendas em sua loja on-line.
A rede
“A rede Pickup tem um papel muito importante para alavancar o e-commerce, considerando que o consumidor exige mais opções de entregas e preços de fretes mais baixos para concluir seus pedidos e não abandonar os carrinhos de compra on-line”, afirma Diogo Inoue.
Relevância para a Logística Reversa e Sustentabilidade
A rede consegue, inclusive, oferecer uma boa política de devoluções e trocas de produtos. A logística reversa é outro ponto relevante na decisão de compra, de modo que o Pickup da Jadlog é altamente habilitado para atender essa demanda, através da funcionalidade de postagem drop off. Nesta funcionalidade, aproxima o comprador do local de postagem, reduz o custo do envio e agiliza o atendimento, com menos filas do que em um serviço postal tradicional.
Adicionalmente, a rede Pickup transfere sustentabilidade à logística, já que, ao consolidar as entregas e coletas, promove uma redução no número de veículos em circulação nos grandes centros urbanos. Uma quantidade menor de veículos e menos paradas por veículo representam melhorias no trânsito, reduções das emissões de CO2 e da poluição sonora.
Até os lojistas proprietários dos 900 pontos parceiros da rede Pickup na Região Metropolitana de São Paulo saem ganhando, pois a retirada e o envio de encomendas atraem mais pessoas aos estabelecimentos, e há um consequente aumento de vendas dos itens originais das lojas. Isso movimenta a economia no bairro, gera mais empregos e garante a manutenção do comércio local.
A Jadlog foi a pioneira na implementação do modelo em grande escala no Brasil, em 2018, importando a solução de sua controladora, a Geopost, que já tem esse modelo consolidado na Europa.
Sobre a Jadlog
Uma das maiores empresas de logística e transportes de cargas expressas fracionadas do País com mais de 16 anos no mercado. Em janeiro de 2017 se associou com a Geopost, a maior rede de entrega de encomendas internacionais da Europa, que adquiriu 98% da empresa. Destacando-se no mercado pela rapidez e qualidade de seus serviços, a Jadlog dispõe de uma das maiores estruturas de distribuição porta a porta de encomendas do Brasil.
Através de sua rede de franquias, com mais de 500 unidades espalhadas por todas as capitais, Distrito Federal e principais cidades, a empresa atende todos os municípios brasileiros. Em pesquisas recentes realizadas pela Olist e ABCOMM, a empresa foi eleita a transportadora privada mais utilizada pelos Market Places. A Jadlog utiliza toda a aviação comercial e cargueira do país. A frota terrestre dedicada é formada por mais de 2,3 mil caminhões e carretas e 4,7 mil utilitários.