Empresas fazem pesquisa com executivos por todo o mundo para verificar a preocupação com segurança cibernética nas empresas
Uma recente e profunda pesquisa realizada pela Harvard Business Review Analytic Services, sob encomenda da Trend Micro – líder mundial em soluções de segurança na era da nuvem – aponta que 60% dos executivos no mundo estão muito preocupados com ataques direcionados, mas cerca de 30% não sabe que tipo de dados podem ser comprometidos com esses ataques. O estudo mostra que os executivos seniores, responsáveis pelas tomadas de decisão, não compreendem o problema de segurança cibernética e não sabem identificar onde a organização é vulnerável a ataques avançados, por isso, os orçamentos de segurança para resolver o problema são limitados. Apesar disso, um terço dos respondentes afirma que suas empresas são alvos de ataques cibernéticos.
As preocupações de segurança referenciadas no questionário incluem: danos à marca (56%), danos à reputação profissional (54%), perda de propriedade intelectual (52%) e perda de receita (49%). No entanto, a resposta “Não sei” foi a mais utilizada pelos entrevistados quando questionados sobre que tipo de dados foram roubados em um ataque a sua organização, mostrando a falta de consciência em relação à gravidade do problema e à intenção de ataques direcionados e das ameaças avançadas.
Quando questionados sobre a falta de entendimento dificultar o aumento do orçamento para a área, 71% dos executivos consideram que a principal barreira é o fato dos tomadores de decisão não entenderem que a falta de segurança é uma ameaça real e quais as suas consequências. Ainda, 58% também aponta que tomadores de decisão consideram que os mecanismos atuais da empresa estão funcionando, 48% acredita que tais executivos são céticos em relação às ameaças, e 46% afirma que o problema é a falta de retorno dos investimentos em medidas de segurança.
Segundo o relatório, é necessário construir uma ligação mais eficaz entre a TI e os líderes empresariais, para aumentar a conscientização em relação aos ataques e, consequentemente, priorizar os investimentos em segurança. Para isso, o primeiro passo é classificar os dados da empresa, identificando quais estão em maior risco. Em seguida, as equipes de segurança podem começar a articular tecnologias de defesa cibernética em termos de ROI mais eficazes.
A pesquisa foi realizada em janeiro de 2014, com cerca de 150 responsáveis por empresas com mais de 500 funcionários, sendo 33% da Ásia, 32% da Europa, Oriente Médio e África, 28% da América do Norte, e 8% do resto do mundo.
Para ter acesso ao estudo completo, acesse: http://img.en25.com/Web/TrendMicroIncorporated/HBR%20Research%20Report%20May%202014%20-%20FINAL.pdf
Sobre a Trend Micro
A Trend Micro Incorporated, líder global em segurança em nuvem, proporciona a empresas e consumidores um mundo seguro para a troca de informações digitais, por meio da segurança para conteúdo na internet e gerenciamento de ameaças. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa é pioneira em segurança para servidor. Nós oferecemos segurança altamente conceituada, baseada em cliente, servidor e em nuvem, que atende às necessidades de nossos consumidores e parceiros, impede ameaças mais rápido e protege dados em ambientes físicos, virtualizados e em nuvem. Potencializados pela infraestrutura Trend Micro™ SmartProtection Network™, nossos produtos, serviços e segurança, líderes na indústria de cloud-computing, impedem a ação de ameaças de onde quer que elas surjam, na internet, com o apoio de mais de 1.200 especialistas em inteligência de ameaças em todo o mundo. Para informações adicionais, visite www.trendmicro.com.