Ericsson: experiência do consumidor de TV em 2020
- Estudo traz um olhar aprofundado sobre as expectativas dos telespectadores em 2020, e a evolução que elas irão provocar na experiência do consumidor de TV
- Este é o primeiro estudo de uma série de seis partes do Game Changers Ericsson que demonstram a visão para a TV e os meios de comunicação em 2020
- Descreve como o setor de mídia pode alavancar e otimizar a oportunidade de demanda dos consumidores por acesso personalizado, simplificado e on-demand em todos os dispositivos
Com base em uma ampla pesquisa feita pela Ericsson (NASDAQ: ERIC), o Projeto Media Vision 2020 traça a visão estratégica da empresa, mostrando como evoluirão a TV e o cenário da mídia. A Ericsson definiu os seis fatores mais influentes que impulsionam sua Media Vision 2020 com o Game Changers sendo elementos fundamentais de interconexão de negócios, consumidores e tecnologia.
“A Experiência em Constante Evolução” da Ericsson é o primeiro dos seis Game Changers. O relatório traça um retrato de como o consumo da geração de 2020 contará com experiências de TV, cinema e jogo integradas, acessíveis e adaptadas aos seus interesses, dispositivos e situações pessoais. Maior definição, várias telas e interatividade envolverão de maneira mais transparente o conteúdo premium, em um mundo em que o vídeo se funde com as mídias sociais. A Ericsson também explora como a definição de “experiência” está se expandindo, à medida que o setor de mídia perde sua exclusividade na formação desta experiência para fabricantes de dispositivos, redes sociais e aplicativos.
A visão do Game Changer “A Experiência em Constante Evolução” da Ericsson traz os seguintes destaques:
Hoje | Amanhã | 2020* | ||
Oferta ao consumidor | > Centenas de canais de TV linear > Crescimento dos serviços S-VOD | > Consolidação de canais lineares > Agregação seletiva de S-VOD em pacotes | > Ofertas de conteúdo personalizado > Escolher e misturar pacotes de conteúdo > Adição definitiva de fontes | |
Visualização do consumidor | > 80% ao vivo e lineares > 20% on-demand / deslocamento no tempo > Deslocamento no tempo da TV usando DVR/PVR > Rápida adoção de dispositivos conectados | > Rápida adoção de serviços on-demand sobre IP > Erosão de alguns canais de cauda longa / +1 lineares > DVR/PVR passa para a nuvem | > 50% ao vivo e linear > 50% on-demand / deslocamento no tempo > Minimização da janela de “audiência máxima” | |
Entrega de conteúdo | > Guia eletrônico de programas com centenas de canais > Lojas VOD com grandes catálogos > Busca em geral fraca | > Segundas telas que oferecem uma interface de busca > Início dos mecanismos de recomendação | > Conteúdo totalmente personalizado, direcionado através da demanda ao vivo, linear e on-demand > Recomendações sociais impulsionam os vídeos on-demand > O sofá virtual oferece recomendações dirigidas socialmente ao vivo / linear | |
Experiência de conteúdo | > Visão programada da programação > Visualização “compulsiva” de séries on-demand > Uso precoce de engajamento / interação social | > Aumento da importância social do conteúdo linear / ao vivo > Experimentação da imersão na segunda tela do conteúdo circundante | > Interação coerente do consumidor com o conteúdo que se estende à interação social envolvente, apostas, jogos de azar, ao vivo e imersivo > Aumento do conteúdo para o consumidor em tempo real dentro da programação |
* Mercados avançados de TV
Fonte : Relatório The Game Changer “A Experiência em Constante Evolução”, da Ericsson
“Os consumidores estão mudando, rapidamente, os seus valores e suposições sobre a descoberta, o acesso e a experiência de conteúdo de TV por assinatura. E o setor de mídia tem de se adaptar para atender a essas expectativas”, diz Adrian Gioia, Diretor de Desenvolvimento de Soluções para TV e Multimedia da Ericsson na América Latina. “Os proprietários de conteúdo e emissoras devem mudar os formatos de programação, os direitos de distribuição e os modelos de publicidade. Os provedores de serviços de TV devem se tornar agregadores de valor definitivos e permitir que os telespectadores escolham e misturem o conteúdo de uma forma específica e encontrem tudo sobre qualquer coisa. Expomos a nossa visão da evolução da experiência de TV para dar aos nossos clientes o conhecimento necessário para atender os consumidores exigentes de 2020.”
À medida que os consumidores impulsionam a mudança e impõem exigências sobre a tecnologia e os modelos de negócios do setor de mídia, o Game Changer “A Experiência em Constante Evolução” da Ericsson destaca os impactos específicos que permitem aos proprietários de conteúdo, emissoras, provedores de serviços de TV, proprietários de redes e anunciantes ter sucesso no caminho para 2020.
Ericsson: Na América Latina estamos presentes desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia, e este ano completamos 90 anos de presença no Brasil. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.