É , centenas de milhares de internautas ficaram afoitos e não dormiram cedo na última sexta-feira dia 23, denominada na companha publicitária das lojas online brasileiras como “black friday’.
A partir das 0:00 horas da sexta-feira, ou seja, em plena quinta de mandrugada, os amigos e consumidores buscavam e navegam freneticamente pelas lojas atrás das tais promoções que ofereciam descontos de até 80% (sendo que a maioria adotou o plano de 70% que foi a base do marketing e da tal campanha). As poucas lojas que entraram no ar neste horário, traziam notoriamente produtos sucateados e que estavam jogados criando teia de aranha nos velhos estoques destes lojistas. Infezlimente o fracasso já era sentido neste momento.
Me perdoem mesmo a indiscrição e maneira de falar, mas sinta este artigo como um desabafo geral em nome dos brasileiros que inultimente ficaram correndo de loja em loja atrás da campanha ridícula. Infelizmente ao meu ver, fomos chamados de idiotas ou consumidores trouxas (este é o meu pensamento e sentimento particular e não envolve o que o OverBR pensa ou segue).
Nesta última sexta-feira passada os brasileiros se empolgaram inutilmente com as promessas da realização de um Black Friday no país. O evento se tornou um fiasco tão grande que foi batizado nas mídias sociais como Black Fraude.
Eu pessoalmente fiquei até as 3 horas da madrugada do mesmo dia, atrás das tais promoções que seriam ao meu ver de arrebentar a boca do balão e encontrei de cara os seguintes problemas nas principais lojas online que costumeiramente fazia minhas compras (mas que a partir de agora irei repensar muito)…
* Balão da Informática: o maior fiasco de todos, até as 2.57 hs da sexta-feira sequer o site abria, não existia nem um aviso sequer e pouco se importaram em colocar um warning que fosse no site. Deixei de insistir e procurar por algo na loja, e na sexta-feira durante o dia, não encontrei absolutamente nada que fosse relevante na tal loja.
* Kabum: sem dúvidas foi a que pelo menos tentou segurar o consumidor e se preocupou em pelo menos alertar e avisar dos problemas de acesso e da sua base de dados que estava sendo atualizada. Os comentários foram feitos constantemente pelo Facebook e o site trouxe o aviso de estar fora do ar devido a problemas técnicos. O site entrou no ar, aqui na minha região por volta das 01:39 hs, mas também, outro engana trouxa. Sinto muito, mas oferecer um SSD de 159 reais que é sucateado e que é facilmente encontrado por 199 reais e falar que tem 70% de desconto? Isso pra mim e ao meu ver é uma tremenda perda de tempo e idiotice. Se queimaram a toa mesmo.
Fiquei muito chateado para não usar de um adjetivo de baixo calão… mas Impossibilidade de acesso a sites, maquiagens de preços, promoções erradas e oportunismo foram apenas alguns dos problemas que eu pessoalmente pude reparar e que infezlimente “tiveram que ser suportados por aqueles outros milhares de centenas de consumidores que acreditaram que o tal ‘Black Friday do Brasil’ seria algo confiável.
Lojas que visitei ou pelo menos tentei
Em ordem alfabética: Balão da Informática, Lojas Americanas, Extra, Fastshop, Kalung, Kabum, Ponto FRIO, Submarino, Megamamute, e outras menos relevantes….
Promoções FALSAS, Ilusórias e Ridículas
O que mais acabou chateando, não foi nem a perda de tempo do meu sono embelezador, mas enfim e sim, a aporrinhação de entrar em cada site e em cada loja, e deparar com anúncios embrolatórios de chaveirinhos, canetas, cases, placas de vídeo da primeira geração (entenda-se HD 4600 ou GT 200).. foi um verdadeiro relaxo…e imaginaram que o consumidor brasileiro iria comprar as sucatas que foram ou pelo menos tentaram despejar nas lojas…só lixo e velharias…nada de útil…e que realmente pudesse ser chamado de O PRODUTO !
Meu ponto de vista e minha lição
Analisando os fatos e tudo o que ocorreu durante esta campanha pertubada e ilusória, a verdade é que duas grandes lições eu acabei tirando:
a primeira é que o brasileiro é sério ! O brasileiro não pode e nunca deve ser tratado como um idiota de um consumidor desenfreado que pode e deveria comprar ‘lixos e sucatas’ pela web, já ao lado da tal campanha publicitária, existe sim um enorme potencial do Black Friday no Brasil , porém É PRECISO RESPEITAR o consumidor e realmente entender , estudar e aplicar o conceito deste dia.A campanha não pode ser taxativa ao oferecer produtos sucateados ou produtos com descontos embrolatórios e falsos.
E a segunda lição que eu aprendi, é que graças a Deus o brasileiro é unido demais, e em todas as mídias sociais e nos principais sites este mesmo tipo de atitude foi levado a tona e publicado em forma de repúdio.
Um repúdio não ao Black Friday, mas sim, no jeito e na maneira que as empresas ganaciosas e esdrúxulas aplicaram o conceito americano do Black Friday. Mas graças a Deus, o brasileiro hoje é esperto e não se diexa mais ser levado por ilusões e momentos embrolatórios.
Eu digo, parabéns ao você leitor e ao Brasileiro em geral ! Realmente de coração mesmo…..vocês todos merecem a parabenização…
Já ao conceito e à forma que foi trazida o tal Black Friday nesta oportunidade, digo apenas um lamentável “Black Foday”, espero que um dia consigam realmente reverter a imagem que foi criada neste momento….
é…vivendo que vamos aprendendo… um “Black Foday” para todos !
2 comentários
Acho que deveriam acabar com o tal Black Friday por aqui, é uma grande palhaçada e é realmente ofensivo a postura dessas lojas que acham que enganam o consumidor.
resumo: black friday nao existe aqui
como dar 70% de desconto em um produto que tem 50% de imposto?