Home Artigos O ‘preço’ de um review técnico: as verdades que nem sempre são faladas ou mostradas

O ‘preço’ de um review técnico: as verdades que nem sempre são faladas ou mostradas

por Carlos Xandelly

Hoje acordei um pouco mais afoito e tenso com o mercado brasileiro, que comumentemente traz conceitos e ‘préconceitos’ estabilizados no mercado consumista egocêntrico e fora da realidade que é vivida ao longo dos outros Países, especificamente ao que se refere a agências tercerizadas de marketing e também a alguns fabricantes com escritórios no Brasil.

Olhando assim superficialmente, me sinto consternado. E esta consternação vem do fato que nem sempre ou melhor, quase sempre quando se trabalha de maneira transparente, real, e com informações técnicas de produtos na sua fidelidade; os resultados custam a aparecer e se tornarem referência.

Para evitarmos constrangimentos, nos reservaremos a ocultar nomes de fabricantes e agências que são as responsáveis por parte de mídia e fornecimento de material e amostras para análise técnica. Afinal, meu objetivo não é criar demagogias esdrúxulas ou situações escarnecedoras neste mercado que já é altamente pertubado ao que se refere ao conceito e pensamento de trabalho.

Recentemente recebemos uma visita de um determinado fabricante, que não é parceiro e não será nosso parceiro nem hoje e nem nunca. Com tanto carinho, simplicidade e atenção foi recebido, abrimos nossas portas e escancaramos nossos objetivos, nossas metas, dividimos os anseios e mencionamos nossas vontades abertamente e de maneira muito singela.

Sua proposta entanto foi inusitada, e muito perturbadora: Fornecer equipamentos e amostras para testes, desde que os Analistas que elaborassem e assinassem o review colocassem impreterivelmente um Award com avaliação de 4 Estrelas para cima, e nada fosse mostrado ou criticado de possíveis falhas e possíveis pontos negativos. Como se não obstante ainda da proposta indecente, foi oferecido uma quantia no valor de R$ 10.000 a título de ‘cortesia’ e troca publicitária para veiculação de banners. Mas para tal celebração de contrato se tornar real em vias de fato, era preciso assumir este papel ridículo e vexatório de fazer e levar ao leitor um review falso e com resultados consoantes em qualidades.

Infelizmente, tenho que relatar, que a proposta é tentadora ao que se refere em valores e sabemos que infelizmente muitos acabam o tomando como sendo ‘normal’ e realizando a tal parceria com este ou com outros fabricantes que fazem e agem assim no mercado brasileiro. Atualmente o OverBR passa por grandes dificuldades financeiras, mas não é por este motivo que poderíamos aceitar um papel tão ricídulo destes, principalmente em respeito ao nosso querido leitor e ao usuário brasileiro que na maioria das vezes já é lesado de informações pela maioria dos vendedores de açougue que estão atrás dos balcãos. Mas este é outro assunto e não vem ao caso agora.

Muitos devem estar pensando o porque deste artigo e porque desabafar ou tornar público algumas de nossas experiências não é mesmo? Mas querido leitor, o respeito e o temor que possuimos diante da palavra e das atitudes, são e sempre serão muito, mas muito maiores que qualquer valor ou benefício físico ou agregado. Levamos 5 longos anos preparando o OverBR, arrumando a casa literalmente. Foram mais de 18 mil horas de trabalho em média, noites e noites a dentro e sem dormir.

Isso é acreditar no sonho, é fazer dele mais que um desejo e torná-lo real. O OverLAB foi inaugurado em 2009 e desde lá temos nos esforçado em todos os sentidos para levar ao nosso leitor o melhor review das peças e equipamentos que recebemos ou que compramos com nossos próprios recursos. Buscamos a qualidade da informação e a veracidade das análises através dos mais diversos testes, ao qual seus resultados sempre são devidamente registrados, homologados e enviados para os fabricantes em vídeo ou em papel impresso quando solicitados.

Fora este acontecimento específico encontramos no mercado brasileiro muitas e muitas dificuldades, que geralmente são vistas com risquinhos e risinhos pela ‘grife’ da internet e por outros canais que nem sempre possuem a mesma metodologia e seriedade.

OverBR não incomoda-se com a verdade

Há alguns anos atrás, publicamos um review técnico onde acabamos falando e mostrando a péssima qualidade do produto e dos erros ao qual ele foi projetado e criado. Não somente mostramos suas falhas como também levamos ao conhecimento do fabricante o que poderia ser revisto e alterado para que este produto realmente tivesse desempenho e performance dentro do considerado justo pelo valor de investimento. Após alguns meses, recebemos nossa recompensa. O Mesmo fabricante nos chamou para reunião e mostrou o novo produto que foi redesenhado e criado com base nas informações e documentação com sugestões de melhorias fornecida pelo pessoal dao OverLAB. O produto está atualmente em linha de produção e deverá chegar ao mercado no início de 2013.

Outrosim, em outra ocasião, fomos convidados a testar alguns protótipos de algumas placas de vídeo de um outro fabricante, e novamente encontramos erros gravíssimos no sistema de dissipação térmica. Imediamente levamos a conhecimento do fabricante, ao qual nos solicitou um certo sigilo quanto a isso. Mas que infelizmente não teria muito o que ser feito, pois as placas já estavam em linha de produção. E neste caso, infelizmente acabram saindo para o mercado consumidor. Fato isolado que merecia até mesmo um recall, mas diante aos custos e ao investimento o fabricante julgo não ter muita necessidade e que ‘poucos’ usuários notariam de tal erro fora cometido.

Chegamos também a receber algumas propostas de parcerias em troca de favores nada comuns, com sabem o OverLAB não dispõe de um simulador de carga (um testador de fontes), no mercado japones ele custa cerca de US$ 9.000 (sem taxas, impostos e frete). O tal equipamento seria fornecido em forma de comodato em troca de publicarmos reviews de fontes somente de determinado fabricante e com resultados calculadamente forçados a confundir o leitor e o consumidor final. Em síntese, estamos sem tal equipamento até hoje, pois logicamente não aceitamos a proposta.

Por fim, e o mais constrangedor de todos, acredito eu. Um grande fabricante nacional, entrou em contato com nosso departamento para que nossa redação retirasse do ar imediatamente um determinado review, onde mostramos a qualidade duvidosa do seu produto e o péssimo desempenho diante dos resultados obtidos em nossas plataformas. Em troca, seria fornecido tantas e tantas caixas ou produtos para que isto não se tornasse público. O review está no ar até hoje e sequer respondemos ao email do fabricante, por julgarmos uma indecência total a sua proposta. Poderia ao menos ter solicitado que fosse realizado um novo teste ou algo neste sentido, afim de comprovar novamente os resultados obtidos.

Alguns Fabricantes tem ‘medo’ e ‘receio’ de enviarem seus Produtos para testes no OverLAB

Uma situação bastante complicada , de verdade. Alguns determinados fabricantes, teimam e relutam junto as suas agenciadas e aos responsáveis pelo envio de amostras, para cederem produtos para testes pelo pessoal do OverLAB.

Estranhamente, a resposta foi quase que idêntica entre estes fabricantes quando foram questionados por mim: Não gostaríamos de ver nossos produtos dissecados e realmente em testes extremos e reais, pois não sabemos como nossos produtos poderiam sair-se ou se comportarem. Preferimos e optamos por outros canais que fazem o tradicional e os testes mais simplesinhos, sem nada específico.

Diante desta situação e das respostas destes fabricantes, fiquei realmente chateado e desanimado. O que me valeria todos estes esforços? Tantos anos e horas trabalhando noite e noite viradas… e sequer receber o produto para uma análise real só por terem medo? Receio de que o produto seja ruim?

Esta frase ficou na minha cabeça até dias atrás, quando recebemos um convite grandioso que será revelado ao seu tempo e na oportunidade correta. Foi ai que realmente caimos em si e notamos que a seriedade e a qualidade do nosso pessoal centralizando esforços e realizando os trabalhos com exímia eficácia e transparência. E a resposta veio como uma luz brilhante logo acima da mente !

Somente os fabricantes que não acreditam e não confiam em seu seus produtos, que não gostariam de ver o review feito e elaborado pelo OverBR.

Somente os fracos ficam oprimidos diante dos possíveis erros ou do não confiar na qualidade dos componentes e da construção de seus produtos. E por fim, somente os fabricantes que sabem que seus produtos são bem inferiores ao que se dizem ser ou são taxados é e são aqueles que não enviam seus produtos para nossos laboratórios. O receio de ver seu produto desmascarado ! Pelo menos é isso que sentimos neste momento.

Isto acabou me confortando um pouco mais, porém ainda luto e reluto no mercado tanto junto as agenciadas quanto principalmente aos fabricantes, para que mudem este pensamento e a metodologia do ‘venha a nossa reino’ !

Mas graças a Deus, estes determinados fabricantes no Brasil são minoria, a grande maioria é gente do bem e sempre acreditou e esteve ao lado do OverBR ao longo destes anos. A partir do momento que novos produtos cheguem em nossas mãos, novos testes e novas análises poderiam ser realizadas de forma mais abrangente, principalmente neste momento que passamos da casa dos 8 milhões de pageviews mês.

É algo para ser pensado não é mesmo? Afinal quem seria o louco de deixar de fora seu produto de um canal destes? A resposta, sim, acredito que temos: Somente os fabricantes que sabem que seus produtos não são o que desejam que se faça parecer para o consumidor.

Nossos Números e estatísticas

  • 299 Reviews (até dia 26 de outubro de 2012) com média de 1 review publicado a cada 4 dias.
  • 6 milhões e 200 mil pageviews (outubro de 2012)
  • 14 milhões de CRT de publicações e veiculação publicitárias (outubro de 2012)
  • 8 canais associados com geração de conteúdo diário e mais de 1 milhão de assinantes
  • 4 domínios veiculados e ativos
  • 14 técnicos, 2 redatores, 3 estagiários, 3 colunistas convidados e 1 editor chefe
  • 5.634 artigos publicados no portal principal
  • 13.800 comentários
  • 245 milhões de pageviews computados
  • 40.700 horas no ar

 

Bom, fica ai pra cima este artigo meio que forma de desabafo e por estar realmente saturado do mercado brasileiro diante das tamanhas dificuldades em se trabalhar seriamente e na transparência, ao meu ver (e realmente eu desejo estar equivocado) é que os que mais tem sucesso e os que mais ‘ganham’ neste segmento são justamente os que não são tão detalhistas e não levam toda a veracidade das informações aos seus usuários e principalmente aos consumidores brasileiros.

No mais, continuo reforçando e agradecendo aos poucos que ajudam com o sustento da casa e por manterem este canal no ar, sem os nossos fiéis parceiros o overBR já teria fechado e deixado de trabalhar a um bom tempo…

Quase, saturado, mas pro alto e Enter !

 

 

Você também pode gostar

5 comentários

parro1975 8 de dezembro de 2012 - 10:12

Gostei, da coragem de expor e que você está no caminho correto , seu trabalho é único , tanto pela qualidade e esmiuçar em palavras todas características , referentes ao produto do teste. Parabéns pelo trabalho

Responder
DifexDj 7 de dezembro de 2012 - 21:26

Quando a coisa é feita realmente com gosto e serenidade, as coisas dão certo?
Já se fez a pergunta, será que essas empresas que fazem produtos assim tem sucesso?

Não, não tem por um simples motivo, não são sinceras com seus consumidores que depois de “provar um pedacinho do bolo” dessa empresa, nunca mais vai querer provar de novo!

Mas as coisas para muita gente funciona assim, sabe-se que no brasil com a inclusão digital, há muitas pessoas leigas e são nessas pessoas que essas “empresas” focam. Elas gostam de ser desonestas.

Mas tudo tem seu preço.

Xande continue com esse trabalho que você e o Grupo OverBr faz e traz para nós consumidores dessa era digital, porque pessoas assim como você que fazem realmente o mundo crescer!

Parabéns

Responder
Diegao67 7 de dezembro de 2012 - 19:51

Parabéns Xandelly e OverBR pela honestidade e seriedade. Sem mais.

Responder
Dark DoDrena 7 de dezembro de 2012 - 14:22

eita…o chefe acordou com a macaca isso sim…mas olha, não sou assim um leitor assíduo e tão pouco acompanhei estes 5 anos aqui, mas neste tempo que estou no site, só posso falar que a parte de review é a que mais leio e lançamentos, o restante passo batido, mas jamais compro alguma coisa ou algum produto sem antes passar aqui e ver se tem alguma coisa falando a respeito..

O que mais me chama atenção é a sua coragem cara….coragem de vir a público num canal destes e abrir o jogo literalmente….isso sim….é respeito e dignidade..

parabéns ai, e realmente espero que as coisas melhorem….e sobre os fabricantes? bahhhhhh a maioria é tudo lesado cara….esquenta não, quando a água bate na bunda, vem todos correndo….

e não parem com os reviews não poooo…..eles são show de bola cara….abraços ai pra turma

Responder
António Mineiro 7 de dezembro de 2012 - 13:54

Se todos que fazem reviews no Brasil tivessem metade da sua seriedade, não só entrariam menos produtos lixo no país, como o povo acabava aprendendo a gastar em qualidade.
Parabéns Xandelly, tenho orgulho em fazer parte desta comunidade!

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações