Hardware de código aberto não é apenas para amadores. Os primeiros adotantes corporativos podem colher benefícios para o negócio
Aqueles de nós com os cabelos grisalhos lembram quando as empresas dominantes enxergavam o software open source com extremo ceticismo – e que é, até que se tornou evidente que o backbone da Internet estava funcionando de forma confiável em OSS. Agora a atenção está se voltando para hardware open source.
Hardware open source? Sério?
Sim.
Se você tem seguido o movimento do mercado, você já está no circuito. Assim como muitas iterações de código aberto, os olhos mudaram a cara do software, por isso vai acontecer o mesmo com hardware. Quer construir um carregador de bateria USB para fora de um recipiente e outros componentes amplamente disponíveis? Limor Fried (também conhecido como Lady Ada) veio nos salvar, com o seu carregador USB.
Certamente este movimento é para amadores só, certo? Você não quer desembolsar US$ 50 para um carregador de bateria USB.
Bem, há um mundo maior lá fora. Como software de código aberto, hardware open source começou entre os amadores e vai fazer o seu caminho até a corporação.
Conversei recentemente com Trevor Bom, copresidente do Workshop Hardware Innovation, sobre várias empresas que estão fazendo dinheiro com o hardware de código aberto, incluindo a SparkFun Electronics e a Fried´s Adafruit Industries.
Quando você fabrica algo baseado em open source, você não ganha dinheiro na propriedade intelectual. Hardware de código aberto não é um modelo de negócio, diz o CEO da SparkFun, Nathan Seidle, é um catalisador de negócios. Trata-se de “permitir que as empresas se movam mais rapidamente e que sejam mais flexíveis do que nunca”, diz ele. Se isso não é um grito de guerra familiar para negócios e os líderes de TI, eu não sei o que é.
Ela existe para fornecer serviços de tecnologia para avançar os objetivos de negócio. Se a sua empresa cria quiosques, máquinas de venda automática, veículos ou outros tipos de hardware de consumo, o meu dinheiro está contribuindo maciçamente em TI para cortar custos e aumentar a velocidade de implantação.
Talvez isso signifique que as organizações de TI tornaram-se conscientes de projetos de open source e auxiliam a engenharia e manufatura de produtos com a integração em sistemas de tempo real de negócios. Talvez isso signifique trabalhar com uma empresa subcontratada. Hardware open source não será bom para tudo, mas vai ser fantástico para certas coisas.
Exceto, as organizações que não têm instalações de prototipagem maciças de hardware não podem jogar neste espaço, certo?
Errado.
Da mesma forma que você pode aderir a um clube de saúde e colher os benefícios pessoais sem comprar uma máquina de peso no valor de $ 100.000, você também pode aderir a um clube de prototipagem rápida. TechShop, por exemplo, oferece opções de fabricação, incluindo muitas máquinas fresadoras e tornos “, estações de solda e um CNC de corte plasma, equipamentos de chapa de trabalho, furadeiras e serras de fita, máquinas de costura industriais, ferramentas manuais, plásticos e equipamentos de trabalho de madeira.”
O valor do movimento hardware open source ão passou despercebido pela Ford Motor Co., que oferece associações da TechShop aos empregados. A plataforma Open XC que permite aos desenvolvedores criar aplicativos de telefone para interagir com os veículos da Ford é baseado em Bug Labs, uma plataforma de hardware open source.
Hardware de código aberto não é apenas a competência de engenheiros em laboratórios de desenvolvimento de produtos. Isso pode ser aplicado também para profissionais de TI.
Seu parceiro no SparkFun, diretor de TI Chris Clark, resumiu bem em uma conversa recente: “Todo o dinheiro que estávamos economizando por não investir milhares em software caro e sistemas para a nossa infraestrutura poderiam ser canalizados para a contratação de pessoas melhores para construir esse infraestrutura para nós, utilizando plataformas de código aberto e combinando utilitários open source não só para fazer o trabalho, mas fazê-lo de uma forma totalmente personalizada, que nos deu a flexibilidade que precisávamos. ” Como o software de código aberto e o hardware começam a convergir, espere do hardware coisas como a telemetria, leitura de cartão de crédito e de venda automática – talvez até mesmo rede de roteamento – para tornar-se muito menos dispendioso.
Hardware de código aberto se torna mais atraente para os CIOs assim como plataformas de hardware tornam-se mais fechadas.
Mas o hardware open source, como software de código aberto, vai ajudar apenas os CIOs que têm uma mente aberta.
Artigo por CDC de por Jonathan Feldman | InformationWeek EUA
OverBR DirectLink WeekInformation 2012